Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Questão 4 Dermatite de fraldas

A enfermeira da saúde da família do bairro avaliou um bebê de 2 meses e meio de idade que foi levado à unidade para consulta de puericultura. Durante conversa, a mãe relatou que a criança, nos últimos dias, estava chorando muito, mais irritada em algumas horas do dia. Negava febre, perda de peso ou alteração do apetite. Ao retirar a fralda para examinar a criança, a enfermeira percebeu área de pele com eritema importante e áreas de abrasão, acometendo o períneo, raiz das coxas, parte das nádegas, se estendendo até a região perianal. O médico foi chamado, avaliou a criança e orientou o tratamento, medidas de cuidado e prevenção.

Qual o melhor tratamento medicamentoso para o quadro desta criança?

A Antibiótico tópico.

B Corticosteroide tópico.

C Antifúngico tópico.

D Dexpantenol tópico.

A Antibiótico tópico.
B Corticosteroide tópico.
C Antifúngico tópico.
D Dexpantenol tópico.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para o tratamento da dermatite de fraldas, o foco é aliviar a irritação e promover a cicatrização da pele afetada. Vamos analisar as opções: A) Antibiótico tópico - Geralmente não é indicado a menos que haja uma infecção bacteriana confirmada, o que não é o caso aqui. B) Corticosteroide tópico - Pode ser usado para reduzir a inflamação, mas não é a primeira linha de tratamento para dermatite de fraldas, pois pode causar efeitos colaterais se usado em excesso. C) Antifúngico tópico - É indicado se houver suspeita de infecção fúngica, como a candidíase, que pode ocorrer em áreas úmidas e irritadas. D) Dexpantenol tópico - É um agente cicatrizante e hidratante que ajuda na recuperação da pele irritada e é frequentemente utilizado em casos de dermatite de fraldas. Considerando que a descrição do caso não menciona uma infecção fúngica e que o foco é o tratamento da irritação e proteção da pele, a melhor opção para o tratamento medicamentoso da dermatite de fraldas é: D) Dexpantenol tópico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A dermatite de fraldas é uma condição comum em bebês e geralmente é causada pela umidade e fricção da fralda na pele sensível do bebê. O tratamento geralmente envolve manter a área limpa e seca, trocar fraldas frequentemente, e usar pomadas ou cremes protetores. Analisando as opções apresentadas: A) Antibiótico tópico - Não é o tratamento indicado para dermatite de fraldas, pois geralmente não há infecção bacteriana envolvida. B) Corticosteroide tópico - Os corticosteroides tópicos não são recomendados como tratamento de primeira linha para dermatite de fraldas, pois podem ter efeitos colaterais e não são apropriados para uso prolongado em bebês. C) Antifúngico tópico - Os antifúngicos tópicos não são o tratamento padrão para dermatite de fraldas, a menos que haja suspeita de infecção fúngica. D) Dexpantenol tópico - O Dexpantenol, também conhecido como pró-vitamina B5, é frequentemente utilizado em pomadas para ajudar na cicatrização e regeneração da pele. É uma opção mais adequada para o tratamento da dermatite de fraldas, ajudando a proteger e regenerar a pele irritada. Portanto, o melhor tratamento medicamentoso para o quadro desta criança com dermatite de fraldas seria: D) Dexpantenol tópico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina