Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
A transferência de calor de um ponto a outro de um meio se dá através de três processos diferentes: condução, convecção e radiação.

Em relação a esses processos de transferência de calor, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Um exemplo de convecção é: a noite estrelada é mais fria que uma noite sem estrelas, porque, em uma noite nublada, a irradiação líquida é menor, pois as nuvens irradiam parte da energia de volta para a superfície da Terra.
( ) Um exemplo de radiação é: como a neve é um mau condutor, um “cobertor” de neve pode literalmente manter morno o chão durante o inverno, pois a neve por si mesma não provê aquecimento, ela simplesmente diminui a perda de calor.
( ) Um exemplo de condução é: o principal fator em caminhadas sobre brasas é a baixa condutividade da madeira – mesmo aquela que está vermelha. Embora a temperatura da brasa seja alta, relativamente, pouco calor é transferido para os pés.
( ) Um exemplo de condução é: o resfriamento do vapor que se expande ao sair da válvula de uma panela de pressão, pois, devido à expansão e à rápida mistura com o ar mais frio, é possível manter a mão confortavelmente dentro do jato de vapor condensado.
( ) Um exemplo de radiação é: visitando uma mina profunda qualquer, verifica-se que, durante o ano inteiro, lá embaixo ela está aquecida, pois isso se deve à radioatividade existente no interior da Terra e parte desse calor é conduzido até a superfície, onde é irradiado como radiação terrestre.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

V, F, V, V, F.
V, F, F, V, F
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, F
F, F, V, F, V.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre os processos de transferência de calor: ( ) Um exemplo de convecção é: a noite estrelada é mais fria que uma noite sem estrelas, porque, em uma noite nublada, a irradiação líquida é menor, pois as nuvens irradiam parte da energia de volta para a superfície da Terra. Verdadeiro (V). Neste caso, a convecção está relacionada ao movimento do ar e à transferência de calor através dele. ( ) Um exemplo de radiação é: como a neve é um mau condutor, um “cobertor” de neve pode literalmente manter morno o chão durante o inverno, pois a neve por si mesma não provê aquecimento, ela simplesmente diminui a perda de calor. Falso (F). Neste caso, a descrição se encaixa mais no processo de isolamento térmico do que na radiação. ( ) Um exemplo de condução é: o principal fator em caminhadas sobre brasas é a baixa condutividade da madeira – mesmo aquela que está vermelha. Embora a temperatura da brasa seja alta, relativamente, pouco calor é transferido para os pés. Verdadeiro (V). Aqui, a condução do calor através da madeira é o processo predominante. ( ) Um exemplo de condução é: o resfriamento do vapor que se expande ao sair da válvula de uma panela de pressão, pois, devido à expansão e à rápida mistura com o ar mais frio, é possível manter a mão confortavelmente dentro do jato de vapor condensado. Verdadeiro (V). Neste caso, a condução do calor é o processo envolvido na transferência de calor para a mão. ( ) Um exemplo de radiação é: visitando uma mina profunda qualquer, verifica-se que, durante o ano inteiro, lá embaixo ela está aquecida, pois isso se deve à radioatividade existente no interior da Terra e parte desse calor é conduzido até a superfície, onde é irradiado como radiação terrestre. Falso (F). Neste caso, a descrição se refere mais à transferência de calor por convecção do que por radiação. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, V, F, representada pela alternativa: F, V, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O banho-maria é uma técnica que consiste no aquecimento indireto, podendo ser utilizado, inclusive, na culinária. Ao fazer uma receita de pudim, primeiro, utiliza-se um recipiente com água onde se coloca a forma com a mistura do pudim e, depois, leva- -os ao fogo. A transmissão de calor acontece na seguinte ordem: fogo, recipiente, água, forma e, finalmente, a mistura do pudim. Assim, o pudim cozinha de forma homogênea e em uma temperatura consideravelmente mais baixa e não queima, o que não acontece quando a forma vai diretamente ao fogo. Em “Assim, o pudim cozinha de forma homogênea”, podemos considerar que o banho-maria causa melhor distribuição do calor. A que se deve a vantagem da utilização da técnica “banho- -maria”?
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida, iniciando o processo de ebulição. A agitação causada durante a ebulição, permite que a energia térmica seja expulsa através de um fluxo interno na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais homogênea.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de convecção em que a água mais quente vai para o fundo do recipiente e a mais fria sobe. Esse comportamento deixa o fogo mais longe da forma, permitindo que o calor se espalhe com maior eficiência antes de alcançar a mistura de pudim.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de convecção em que a água mais fria vai para o fundo do recipiente e a mais quente sobe. Esse comportamento gera um fluxo interno na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais homogênea.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida, fazendo com que a forma só receba calor e aqueça depois que a água estiver completamente aquecida. Dessa maneira, o cozimento acontece em temperaturas mais baixas.
O calor da chama aquece o recipiente com água; depois disso, acontece a transferência de calor entre o recipiente e a água para, então, fazê-la ferver. Nesse ponto, se a quantidade de água for suficiente, o calor só elevará a temperatura a níveis maiores que o esperado, após o cozimento completo do pudim.
a
b
c
d
e

Mais conteúdos dessa disciplina