Logo Passei Direto
Buscar

LISTA DE EXERCÍCICO DE FÍSICA _2 EM_PROPAGAÇÃO DE CALOR (2)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um menino está ajudando sua mãe na cozinha. Ela lhe pede que tire do fogo uma panela que já estava lá há bastante tempo, em fogo baixo, orientando-lhe que tome cuidado para não se queimar, buscando tocar apenas no cabo de madeira, e não na base de metal da panela. A mãe lhe fez essa recomendação porque o metal, em relação à madeira, apresenta maior
calor específico.
energia interna.
temperatura.
condutividade térmica.
coeficiente de dilatação térmica.
a
b
c
d
e

Em um dia ensolarado, uma pessoa estaciona seu carro em uma vaga sem cobertura. Após algumas horas, ainda sob a luz do Sol, a pessoa retorna ao seu carro e constata que, no interior do veículo, a temperatura está mais elevada do que a temperatura ambiente. Considere que, nesse período, tanto a intensidade da luz solar quanto a temperatura ambiente não se alteraram. Diante da situação exposta, pode-se dizer que
os vidros do carro funcionam como uma lente de aumento, divergindo os raios solares em seu interior.
a pessoa somente tem a sensação de que o interior está mais quente, mas na realidade está à temperatura ambiente.
o carro é feito de metal, material que fica mais quente do que outros quando submetido a uma mesma temperatura ambiente.
o calor do asfalto é transmitido por convecção para o carro, deixando-o mais quente do que o próprio asfalto.
o interior do carro recebe calor tanto por condução quanto por radiação térmica e a retenção do calor pelos vidros gera o efeito estufa.
a
b
c
d
e

Natalia vai a um salão de beleza realizar um penteado em seus cabelos. Enquanto a cabelereira realiza o procedimento ela busca em seus conhecimentos de Física a explicação para o fato do ar quente que sai do secador secar seus cabelos. Dentre as alternativas abaixo, a explicação correta para o fenômeno que Natalia está analisando corresponde à alternativa:
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos sofra fusão rapidamente.
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos sofra solidificação rapidamente.
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos congele rapidamente.
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos sofra ebulição rapidamente.
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos sofra evaporação rapidamente.
a
b
c
d
e

O banho-maria é uma técnica que consiste no aquecimento indireto, podendo ser utilizado, inclusive, na culinária. Ao fazer uma receita de pudim, primeiro, utiliza-se um recipiente com água onde se coloca a forma com a mistura do pudim e, depois, leva- -os ao fogo. A transmissão de calor acontece na seguinte ordem: fogo, recipiente, água, forma e, finalmente, a mistura do pudim. Assim, o pudim cozinha de forma homogênea e em uma temperatura consideravelmente mais baixa e não queima, o que não acontece quando a forma vai diretamente ao fogo. Em “Assim, o pudim cozinha de forma homogênea”, podemos considerar que o banho-maria causa melhor distribuição do calor. A que se deve a vantagem da utilização da técnica “banho- -maria”?
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida, iniciando o processo de ebulição. A agitação causada durante a ebulição, permite que a energia térmica seja expulsa através de um fluxo interno na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais homogênea.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de convecção em que a água mais quente vai para o fundo do recipiente e a mais fria sobe. Esse comportamento deixa o fogo mais longe da forma, permitindo que o calor se espalhe com maior eficiência antes de alcançar a mistura de pudim.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de convecção em que a água mais fria vai para o fundo do recipiente e a mais quente sobe. Esse comportamento gera um fluxo interno na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais homogênea.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida, fazendo com que a forma só receba calor e aqueça depois que a água estiver completamente aquecida. Dessa maneira, o cozimento acontece em temperaturas mais baixas.
O calor da chama aquece o recipiente com água; depois disso, acontece a transferência de calor entre o recipiente e a água para, então, fazê-la ferver. Nesse ponto, se a quantidade de água for suficiente, o calor só elevará a temperatura a níveis maiores que o esperado, após o cozimento completo do pudim.
a
b
c
d
e

Iberê lançou, em julho de 2021, um vídeo no YouTube denominado “A FÓRMULA SECRETA que deixou a NASA maluca!”. Nesse vídeo, ele e seu amigo Roberto “Pena” Spinelli reproduzem uma substância, utilizando ingredientes simples (amido de milho, bicarbonato, açúcar, farinha e água), que consegue suportar temperaturas altíssimas. Após a realização de alguns experimentos e a verificação de que a prática era segura, Iberê cobre parte da sua mão com essa substância e aponta um maçarico em direção a ela, conforme ilustrado na imagem (retirada do vídeo). Após o término da experiência, Iberê e seu amigo Roberto apresentam duas observações: 1. A substância incha. 2. Parte da substância vira carvão (fica preta). Posteriormente, eles levantam hipóteses para explicar como a substância, durante a sua queima, não transfere o calor da chama para a mão de Iberê: I. Quando a substância incha, provavelmente pela ação do bicarbonato

a
b
c
d
e

Analise, com base na física clássica, as afirmacoes a seguir:

l - A energia interna de um corpo depende da sua temperatura.
ll - A energia térmica é propagada de uma extremidade para a outra de uma colher por meio da convecção térmica.
lll - Só pode ser chamado de calor a energia térmica em trânsito.
lV - O fluxo de energia térmica de um sistema para outro depende da diferença de temperatura entre esses sistemas.
V - A agitação das moléculas de um corpo influencia no valor de sua energia interna total.

A opção contendo apenas afirmações corretas é:

I - II - IV
III - IV - V
II - V - IV
I - II - III

Essa queda da temperatura após o uso do álcool se deve à evaporação do álcool, quando este absorve o calor das nossas mãos.

ao fato de o álcool estar a uma temperatura mais baixa que a das nossas mãos.
à condução do calor absorvido pelo álcool através de nossas mãos.
ao fato de o álcool ser uma substância pouco volátil.

Fornos micro-ondas e geladeiras são dois exemplos de eletrodomésticos que usam a energia eletromagnética para alterar a temperatura dos alimentos. Considere as afirmativas:

I — Ao se resfriar ou se aquecer em 20 “€ um dado volume de um líquido, que inicialmente está em temperatura ambiente, a quantidade de calor trocada na geladeira ou no micro-ondas, em valor absoluto, é a mesma.
II — O processo de resfriamento na geladeira e aquecimento no micro-ondas é de mesma natureza, isto é, ocorre exclusivamente por convecção.
III — Se a troca de calor da afirmativa anterior ocorrer de maneira mais rápida no forno micro- ondas, pode-se dizer que ela foi feita com maior potência.

Marque a alternativa que contém apenas afirmativas corretas:

I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.

A transferência de calor de um ponto a outro de um meio se dá através de três processos diferentes: condução, convecção e radiação.

Em relação a esses processos de transferência de calor, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Um exemplo de convecção é: a noite estrelada é mais fria que uma noite sem estrelas, porque, em uma noite nublada, a irradiação líquida é menor, pois as nuvens irradiam parte da energia de volta para a superfície da Terra.
( ) Um exemplo de radiação é: como a neve é um mau condutor, um “cobertor” de neve pode literalmente manter morno o chão durante o inverno, pois a neve por si mesma não provê aquecimento, ela simplesmente diminui a perda de calor.
( ) Um exemplo de condução é: o principal fator em caminhadas sobre brasas é a baixa condutividade da madeira – mesmo aquela que está vermelha. Embora a temperatura da brasa seja alta, relativamente, pouco calor é transferido para os pés.
( ) Um exemplo de condução é: o resfriamento do vapor que se expande ao sair da válvula de uma panela de pressão, pois, devido à expansão e à rápida mistura com o ar mais frio, é possível manter a mão confortavelmente dentro do jato de vapor condensado.
( ) Um exemplo de radiação é: visitando uma mina profunda qualquer, verifica-se que, durante o ano inteiro, lá embaixo ela está aquecida, pois isso se deve à radioatividade existente no interior da Terra e parte desse calor é conduzido até a superfície, onde é irradiado como radiação terrestre.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

V, F, V, V, F.
V, F, F, V, F
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, F
F, F, V, F, V.

Analise, com base na física clássica, as afirmacoes a seguir:

l - A energia interna de um corpo depende da sua temperatura.
ll - A energia térmica é propagada de uma extremidade para a outra de uma colher por meio da convecção térmica.
lll - Só pode ser chamado de calor a energia térmica em trânsito.
lV - O fluxo de energia térmica de um sistema para outro depende da diferença de temperatura entre esses sistemas.
V - A agitação das moléculas de um corpo influencia no valor de sua energia interna total.

A opção contendo apenas afirmações corretas é:

I - II - IV
III - IV - V
II - V - IV
I - II - III

Fornos micro-ondas e geladeiras são dois exemplos de eletrodomésticos que usam a energia eletromagnética para alterar a temperatura dos alimentos. Considere as afirmativas:

I — Ao se resfriar ou se aquecer em 20 “€ um dado volume de um líquido, que inicialmente está em temperatura ambiente, a quantidade de calor trocada na geladeira ou no micro-ondas, em valor absoluto, é a mesma.
II — O processo de resfriamento na geladeira e aquecimento no micro-ondas é de mesma natureza, isto é, ocorre exclusivamente por convecção.
III — Se a troca de calor da afirmativa anterior ocorrer de maneira mais rápida no forno micro- ondas, pode-se dizer que ela foi feita com maior potência.

Marque a alternativa que contém apenas afirmativas corretas:

I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um menino está ajudando sua mãe na cozinha. Ela lhe pede que tire do fogo uma panela que já estava lá há bastante tempo, em fogo baixo, orientando-lhe que tome cuidado para não se queimar, buscando tocar apenas no cabo de madeira, e não na base de metal da panela. A mãe lhe fez essa recomendação porque o metal, em relação à madeira, apresenta maior
calor específico.
energia interna.
temperatura.
condutividade térmica.
coeficiente de dilatação térmica.
a
b
c
d
e

Em um dia ensolarado, uma pessoa estaciona seu carro em uma vaga sem cobertura. Após algumas horas, ainda sob a luz do Sol, a pessoa retorna ao seu carro e constata que, no interior do veículo, a temperatura está mais elevada do que a temperatura ambiente. Considere que, nesse período, tanto a intensidade da luz solar quanto a temperatura ambiente não se alteraram. Diante da situação exposta, pode-se dizer que
os vidros do carro funcionam como uma lente de aumento, divergindo os raios solares em seu interior.
a pessoa somente tem a sensação de que o interior está mais quente, mas na realidade está à temperatura ambiente.
o carro é feito de metal, material que fica mais quente do que outros quando submetido a uma mesma temperatura ambiente.
o calor do asfalto é transmitido por convecção para o carro, deixando-o mais quente do que o próprio asfalto.
o interior do carro recebe calor tanto por condução quanto por radiação térmica e a retenção do calor pelos vidros gera o efeito estufa.
a
b
c
d
e

Natalia vai a um salão de beleza realizar um penteado em seus cabelos. Enquanto a cabelereira realiza o procedimento ela busca em seus conhecimentos de Física a explicação para o fato do ar quente que sai do secador secar seus cabelos. Dentre as alternativas abaixo, a explicação correta para o fenômeno que Natalia está analisando corresponde à alternativa:
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos sofra fusão rapidamente.
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos sofra solidificação rapidamente.
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos congele rapidamente.
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos sofra ebulição rapidamente.
O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos cabelos sofra evaporação rapidamente.
a
b
c
d
e

O banho-maria é uma técnica que consiste no aquecimento indireto, podendo ser utilizado, inclusive, na culinária. Ao fazer uma receita de pudim, primeiro, utiliza-se um recipiente com água onde se coloca a forma com a mistura do pudim e, depois, leva- -os ao fogo. A transmissão de calor acontece na seguinte ordem: fogo, recipiente, água, forma e, finalmente, a mistura do pudim. Assim, o pudim cozinha de forma homogênea e em uma temperatura consideravelmente mais baixa e não queima, o que não acontece quando a forma vai diretamente ao fogo. Em “Assim, o pudim cozinha de forma homogênea”, podemos considerar que o banho-maria causa melhor distribuição do calor. A que se deve a vantagem da utilização da técnica “banho- -maria”?
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida, iniciando o processo de ebulição. A agitação causada durante a ebulição, permite que a energia térmica seja expulsa através de um fluxo interno na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais homogênea.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de convecção em que a água mais quente vai para o fundo do recipiente e a mais fria sobe. Esse comportamento deixa o fogo mais longe da forma, permitindo que o calor se espalhe com maior eficiência antes de alcançar a mistura de pudim.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de convecção em que a água mais fria vai para o fundo do recipiente e a mais quente sobe. Esse comportamento gera um fluxo interno na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais homogênea.
O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer primeiro, aquecendo a água em seguida, fazendo com que a forma só receba calor e aqueça depois que a água estiver completamente aquecida. Dessa maneira, o cozimento acontece em temperaturas mais baixas.
O calor da chama aquece o recipiente com água; depois disso, acontece a transferência de calor entre o recipiente e a água para, então, fazê-la ferver. Nesse ponto, se a quantidade de água for suficiente, o calor só elevará a temperatura a níveis maiores que o esperado, após o cozimento completo do pudim.
a
b
c
d
e

Iberê lançou, em julho de 2021, um vídeo no YouTube denominado “A FÓRMULA SECRETA que deixou a NASA maluca!”. Nesse vídeo, ele e seu amigo Roberto “Pena” Spinelli reproduzem uma substância, utilizando ingredientes simples (amido de milho, bicarbonato, açúcar, farinha e água), que consegue suportar temperaturas altíssimas. Após a realização de alguns experimentos e a verificação de que a prática era segura, Iberê cobre parte da sua mão com essa substância e aponta um maçarico em direção a ela, conforme ilustrado na imagem (retirada do vídeo). Após o término da experiência, Iberê e seu amigo Roberto apresentam duas observações: 1. A substância incha. 2. Parte da substância vira carvão (fica preta). Posteriormente, eles levantam hipóteses para explicar como a substância, durante a sua queima, não transfere o calor da chama para a mão de Iberê: I. Quando a substância incha, provavelmente pela ação do bicarbonato

a
b
c
d
e

Analise, com base na física clássica, as afirmacoes a seguir:

l - A energia interna de um corpo depende da sua temperatura.
ll - A energia térmica é propagada de uma extremidade para a outra de uma colher por meio da convecção térmica.
lll - Só pode ser chamado de calor a energia térmica em trânsito.
lV - O fluxo de energia térmica de um sistema para outro depende da diferença de temperatura entre esses sistemas.
V - A agitação das moléculas de um corpo influencia no valor de sua energia interna total.

A opção contendo apenas afirmações corretas é:

I - II - IV
III - IV - V
II - V - IV
I - II - III

Essa queda da temperatura após o uso do álcool se deve à evaporação do álcool, quando este absorve o calor das nossas mãos.

ao fato de o álcool estar a uma temperatura mais baixa que a das nossas mãos.
à condução do calor absorvido pelo álcool através de nossas mãos.
ao fato de o álcool ser uma substância pouco volátil.

Fornos micro-ondas e geladeiras são dois exemplos de eletrodomésticos que usam a energia eletromagnética para alterar a temperatura dos alimentos. Considere as afirmativas:

I — Ao se resfriar ou se aquecer em 20 “€ um dado volume de um líquido, que inicialmente está em temperatura ambiente, a quantidade de calor trocada na geladeira ou no micro-ondas, em valor absoluto, é a mesma.
II — O processo de resfriamento na geladeira e aquecimento no micro-ondas é de mesma natureza, isto é, ocorre exclusivamente por convecção.
III — Se a troca de calor da afirmativa anterior ocorrer de maneira mais rápida no forno micro- ondas, pode-se dizer que ela foi feita com maior potência.

Marque a alternativa que contém apenas afirmativas corretas:

I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.

A transferência de calor de um ponto a outro de um meio se dá através de três processos diferentes: condução, convecção e radiação.

Em relação a esses processos de transferência de calor, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Um exemplo de convecção é: a noite estrelada é mais fria que uma noite sem estrelas, porque, em uma noite nublada, a irradiação líquida é menor, pois as nuvens irradiam parte da energia de volta para a superfície da Terra.
( ) Um exemplo de radiação é: como a neve é um mau condutor, um “cobertor” de neve pode literalmente manter morno o chão durante o inverno, pois a neve por si mesma não provê aquecimento, ela simplesmente diminui a perda de calor.
( ) Um exemplo de condução é: o principal fator em caminhadas sobre brasas é a baixa condutividade da madeira – mesmo aquela que está vermelha. Embora a temperatura da brasa seja alta, relativamente, pouco calor é transferido para os pés.
( ) Um exemplo de condução é: o resfriamento do vapor que se expande ao sair da válvula de uma panela de pressão, pois, devido à expansão e à rápida mistura com o ar mais frio, é possível manter a mão confortavelmente dentro do jato de vapor condensado.
( ) Um exemplo de radiação é: visitando uma mina profunda qualquer, verifica-se que, durante o ano inteiro, lá embaixo ela está aquecida, pois isso se deve à radioatividade existente no interior da Terra e parte desse calor é conduzido até a superfície, onde é irradiado como radiação terrestre.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

V, F, V, V, F.
V, F, F, V, F
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, F
F, F, V, F, V.

Analise, com base na física clássica, as afirmacoes a seguir:

l - A energia interna de um corpo depende da sua temperatura.
ll - A energia térmica é propagada de uma extremidade para a outra de uma colher por meio da convecção térmica.
lll - Só pode ser chamado de calor a energia térmica em trânsito.
lV - O fluxo de energia térmica de um sistema para outro depende da diferença de temperatura entre esses sistemas.
V - A agitação das moléculas de um corpo influencia no valor de sua energia interna total.

A opção contendo apenas afirmações corretas é:

I - II - IV
III - IV - V
II - V - IV
I - II - III

Fornos micro-ondas e geladeiras são dois exemplos de eletrodomésticos que usam a energia eletromagnética para alterar a temperatura dos alimentos. Considere as afirmativas:

I — Ao se resfriar ou se aquecer em 20 “€ um dado volume de um líquido, que inicialmente está em temperatura ambiente, a quantidade de calor trocada na geladeira ou no micro-ondas, em valor absoluto, é a mesma.
II — O processo de resfriamento na geladeira e aquecimento no micro-ondas é de mesma natureza, isto é, ocorre exclusivamente por convecção.
III — Se a troca de calor da afirmativa anterior ocorrer de maneira mais rápida no forno micro- ondas, pode-se dizer que ela foi feita com maior potência.

Marque a alternativa que contém apenas afirmativas corretas:

I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.

Prévia do material em texto

<p>LISTA DE EXERCÍCIO_PROPAGAÇÃO DE CALOR - FÍSICA 2° EM</p><p>21/05/2024</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>e</p><p>Questão 1</p><p>Uma vaporeira de bambu é um utensílio de cozinha que se</p><p>assemelha a uma série de peneiras empilhadas, formando um</p><p>corpo cilíndrico com o fundo aberto, conforme as figuras 1 e 2. A</p><p>configuração da vaporeira permite que os alimentos sejam cozidos</p><p>por meio do vapor de água.</p><p>(www.procook.co.uk. Adaptado.)</p><p>Como pode ser observado no esquema da figura 2, a vaporeira de</p><p>bambu é colocada no interior de uma panela de metal contendo</p><p>água. O calor da chama do fogão é transferido através do material</p><p>da panela para a água por . A água aquecida começa a vaporizar,</p><p>de forma que, por , transporta o calor para o interior da vaporeira</p><p>de bambu e cozinha os alimentos.</p><p>As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:</p><p>condução – irradiação.</p><p>convecção – condução.</p><p>condução – convecção.</p><p>convecção – irradiação.</p><p>irradiação – condução</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>e</p><p>Questão 2</p><p>Um menino está ajudando sua mãe na cozinha. Ela lhe pede que</p><p>tire do fogo uma panela que já estava lá há bastante tempo, em</p><p>fogo baixo, orientando-lhe que tome cuidado para não se queimar,</p><p>buscando tocar apenas no cabo de madeira, e não na base de</p><p>metal da panela.</p><p>A mãe lhe fez essa recomendação porque o metal, em relação à</p><p>madeira, apresenta maior</p><p>calor específico.</p><p>energia interna.</p><p>temperatura.</p><p>condutividade térmica.</p><p>coeficiente de dilatação térmica.</p><p>Questão 3</p><p>Em um dia ensolarado, uma pessoa estaciona seu carro em uma</p><p>vaga sem cobertura. Após algumas horas, ainda sob a luz do Sol,</p><p>a pessoa retorna ao seu carro e constata que, no interior do</p><p>veículo, a temperatura está mais elevada do que a temperatura</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>e</p><p>ambiente. Considere que, nesse período, tanto a intensidade da</p><p>luz solar quanto a temperatura ambiente não se alteraram.</p><p>Diante da situação exposta, pode-se dizer que</p><p>os vidros do carro funcionam como uma lente de aumento,</p><p>divergindo os raios solares em seu interior.</p><p>a pessoa somente tem a sensação de que o interior está mais</p><p>quente, mas na realidade está à temperatura ambiente.</p><p>o carro é feito de metal, material que fica mais quente do que</p><p>outros quando submetido a uma mesma temperatura ambiente.</p><p>o calor do asfalto é transmitido por convecção para o carro,</p><p>deixando-o mais quente do que o próprio asfalto.</p><p>o interior do carro recebe calor tanto por condução quanto por</p><p>radiação térmica e a retenção do calor pelos vidros gera o efeito</p><p>estufa.</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>e</p><p>Questão 4</p><p>A luz infravermelha na Fisioterapia é muito utilizada para</p><p>tratamento de lesões musculares, em que, geralmente, é utilizada</p><p>uma lâmpada que emite onda eletromagnética na faixa do</p><p>infravermelho sobre o local da lesão, acelerando a cicatrização por</p><p>meio da elevação da temperatura.</p><p>A imagem a seguir ilustra o processo de transmissão de calor da</p><p>lâmpada sobre a pessoa.</p><p>www.google.com/search?q=luz+vermelha 24</p><p>O processo de transmissão de calor referido é conhecido como</p><p>irradiação.</p><p>convecção.</p><p>condução.</p><p>inversão térmica.</p><p>temperatura.</p><p>Questão 5</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>e</p><p>Natalia vai a um salão de beleza realizar um penteado em seus</p><p>cabelos. Enquanto a cabelereira realiza o procedimento ela busca</p><p>em seus conhecimentos de Física a explicação para o fato do ar</p><p>quente que sai do secador secar seus cabelos.</p><p>Dentre as alternativas abaixo, a explicação correta para o</p><p>fenômeno que Natalia está analisando corresponde à alternativa:</p><p>O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos</p><p>cabelos sofra fusão rapidamente.</p><p>O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos</p><p>cabelos sofra solidificação rapidamente.</p><p>O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos</p><p>cabelos congele rapidamente.</p><p>O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos</p><p>cabelos sofra ebulição rapidamente.</p><p>O ar quente que sai do secador faz com que a água retida nos</p><p>cabelos sofra evaporação rapidamente.</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>e</p><p>Questão 6</p><p>Para reparar um balaústre amassado (pedaço cilíndrico maciço de</p><p>alumínio disposto no piso dos navios) de uma embarcação</p><p>pertencente à Base Naval do Rio de Janeiro, um sargento</p><p>especializado em metalurgia (MT) esquentou, usando um</p><p>maçarico, uma das extremidades do balaústre. ' Um marinheiro</p><p>encostou a mão na outra extremidade, enquanto 'o sargento</p><p>esquentava a barra. Em um movimento” de ato. reflexo, devido à</p><p>temperatura do material, o marinheiro retirou quase que</p><p>instantaneamente a mão da. barra.</p><p>Assinale a opção que apresenta o processo de propagação de</p><p>calor que fez com que o marinheiro retirasse a mão, por ato</p><p>reflexo, do balaústre em reparo.</p><p>Convecção térmica.</p><p>Infiltração térmica.</p><p>Irradiação térmica.</p><p>Condução térmica.</p><p>Difusão térmica.</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>Questão 7</p><p>O banho-maria é uma técnica que consiste no aquecimento</p><p>indireto, podendo ser utilizado, inclusive, na culinária. Ao fazer uma</p><p>receita de pudim, primeiro, utiliza-se um recipiente com água onde</p><p>se coloca a forma com a mistura do pudim e, depois, leva- -os ao</p><p>fogo. A transmissão de calor acontece na seguinte ordem: fogo,</p><p>recipiente, água, forma e, finalmente, a mistura do pudim. Assim, o</p><p>pudim cozinha de forma homogênea e em uma temperatura</p><p>consideravelmente mais baixa e não queima, o que não acontece</p><p>quando a forma vai diretamente ao fogo.</p><p>Em “Assim, o pudim cozinha de forma homogênea”, podemos</p><p>considerar que o banho-maria causa melhor distribuição do calor.</p><p>A que se deve a vantagem da utilização da técnica “banho- -</p><p>maria”?</p><p>O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer</p><p>primeiro, aquecendo a água em seguida, iniciando o processo de</p><p>ebulição. A agitação causada durante a ebulição, permite que a</p><p>energia térmica seja expulsa através de um fluxo interno na água,</p><p>fazendo com que ela fique com uma temperatura mais</p><p>homogênea.</p><p>O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer</p><p>primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de</p><p>convecção em que a água mais quente vai para o fundo do</p><p>recipiente e a mais fria sobe. Esse comportamento deixa o fogo</p><p>mais longe da forma, permitindo que o calor se espalhe com maior</p><p>eficiência antes de alcançar a mistura de pudim.</p><p>O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer</p><p>primeiro, aquecendo a água em seguida. Isso inicia o processo de</p><p>convecção em que a água mais fria vai para o fundo do recipiente</p><p>e a mais quente sobe. Esse comportamento gera um fluxo interno</p><p>d</p><p>e</p><p>na água, fazendo com que ela fique com uma temperatura mais</p><p>homogênea.</p><p>O recipiente que entra em contato com o fogo vai aquecer</p><p>primeiro, aquecendo a água em seguida, fazendo com que a forma</p><p>só receba calor e aqueça depois que a água estiver</p><p>completamente aquecida. Dessa maneira, o cozimento acontece</p><p>em temperaturas mais baixas.</p><p>O calor da chama aquece o recipiente com água; depois disso,</p><p>acontece a transferência de calor entre o recipiente e a água para,</p><p>então, fazê-la ferver. Nesse ponto, se a quantidade de água for</p><p>suficiente, o calor só elevará a temperatura a níveis maiores que o</p><p>esperado, após o cozimento completo do pudim.</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>Questão 8</p><p>Iberê lançou, em julho de 2021, um vídeo no YouTube denominado</p><p>“A FÓRMULA SECRETA que deixou a NASA maluca!”. Nesse</p><p>vídeo, ele e seu amigo Roberto “Pena” Spinelli reproduzem uma</p><p>substância, utilizando ingredientes simples (amido de milho,</p><p>bicarbonato, açúcar, farinha e água), que consegue suportar</p><p>temperaturas altíssimas. Após a realização de alguns</p><p>experimentos e a verificação de que a prática era segura, Iberê</p><p>cobre parte da sua mão com essa substância e aponta um</p><p>maçarico em direção a ela, conforme ilustrado na imagem (retirada</p><p>do vídeo).</p><p>Após o término da experiência, Iberê e seu amigo Roberto</p><p>apresentam duas observações:</p><p>1. A substância incha.</p><p>2. Parte da substância vira carvão (fica preta).</p><p>Posteriormente, eles levantam hipóteses para explicar como a</p><p>substância, durante a sua queima, não transfere o calor da chama</p><p>para a mão de Iberê:</p><p>I. Quando a substância incha,</p><p>provavelmente pela ação do</p><p>bicarbonato de sódio, cria-se uma parede de ar que distancia a</p><p>chama da mão.</p><p>II. A substância se torna carvão devido à queima dos ingredientes</p><p>utilizados. Mas o açúcar, em especial, ao caramelizar, cria uma</p><p>grossa camada de proteção.</p><p>A redução na transferência de calor na hipótese</p><p>I ocorre por condução, pois o ar é um bom isolante térmico.</p><p>I ocorre por convecção, devido ao aumento da distância entre</p><p>a chama e a mão protegida pela substância.</p><p>II ocorre por convecção, devido ao isolamento formado pela</p><p>camada mais espessa.</p><p>II ocorre por radiação, já que o carvão é um material que</p><p>impede a propagação de ondas eletromagnéticas.</p><p>Questão 9</p><p>Travando o calor</p><p>A Física moderna está possibilitando cada vez mais descobertas</p><p>e desenvolvimento tecnológico. Um exemplo dessas possibilidades</p><p>está sendo investigada na Universidade Nacional de Cingapura,</p><p>onde pesquisadores estão utilizando o princípio da "simetria anti-</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>paridade-tempo (APT)” para “travar”, em certa posição, o</p><p>movimento da energia térmica de materiais mais quentes.</p><p>Fonte: Disponível em: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/no</p><p>ticia.php?artigo=calor-travado-lugar-sem-se-espalh ar&id=01017019</p><p>0812#.XXlDli5KjIU. Acesso em: 10 de set. de 2019 [Adaptada].</p><p>Analise, com base na física clássica, as afirmações a seguir:</p><p>l - A energia interna de um corpo depende da sua temperatura.</p><p>ll - A energia térmica é propagada de uma extremidade para a</p><p>outra de uma colher por meio da convecção térmica.</p><p>lll - Só pode ser chamado de calor a energia térmica em trânsito.</p><p>lV - O fluxo de energia térmica de um sistema para outro depende</p><p>da diferença de temperatura entre esses sistemas.</p><p>V - A agitação das moléculas de um corpo influencia no valor de</p><p>sua energia interna total.</p><p>A opção contendo apenas afirmações corretas é:</p><p>I - II - IV</p><p>III - IV - V</p><p>II - V - IV</p><p>I - II - III</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>Questão 10</p><p>Em uma experiência de calorimetria, os corpos A, B e C, que</p><p>possuem massas, temperaturas e energias térmicas distintas, são</p><p>colocados em um recipiente isolante térmico e de paredes rígidas,</p><p>suspensos por fios ideais, conforme a ilustração abaixo.</p><p>Em seguida, através da válvula V, retira-se grande parte do ar do</p><p>interior do recipiente. A partir desse instante, predomina um</p><p>processo de transferência de calor entre os corpos, o que altera os</p><p>valores de determinada grandeza física.</p><p>O referido processo de transferência de calor e a grandeza física</p><p>em questão são, respectivamente:</p><p>irradiação − massa</p><p>convecção − massa</p><p>irradiação − temperatura</p><p>convecção − temperatura</p><p>Questão 11</p><p>Ultimamente, temos utilizado álcool, seja em gel ou líquido para</p><p>higienizarmos as nossas mãos.</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>Ao fazer tal procedimento, notamos que nossas mãos ficam mais</p><p>frias e, de fato, a temperatura delas sofre uma redução.</p><p>Essa queda da temperatura após o uso do álcool se deve</p><p>à evaporação do álcool, quando este absorve o calor das</p><p>nossas mãos.</p><p>ao fato de o álcool estar a uma temperatura mais baixa que a</p><p>das nossas mãos.</p><p>à condução do calor absorvido pelo álcool através de nossas</p><p>mãos.</p><p>ao fato de o álcool ser uma substância pouco volátil.</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>Questão 12</p><p>Fornos micro-ondas e geladeiras são dois exemplos de</p><p>eletrodomésticos que usam a energia eletromagnética para alterar</p><p>a temperatura dos alimentos. Considere as afirmativas:</p><p>I — Ao se resfriar ou se aquecer em 20 “€ um dado volume de um</p><p>líquido, que inicialmente está em temperatura ambiente, a</p><p>quantidade de calor trocada na geladeira ou no micro-ondas, em</p><p>valor absoluto, é a mesma.</p><p>II — O processo de resfriamento na geladeira e aquecimento no</p><p>micro-ondas é de mesma natureza, isto é, ocorre exclusivamente</p><p>por convecção.</p><p>III — Se a troca de calor da afirmativa anterior ocorrer de maneira</p><p>mais rápida no forno micro- ondas, pode-se dizer que ela foi feita</p><p>com maior potência.</p><p>Marque a alternativa que contém apenas afirmativas corretas:</p><p>I e II.</p><p>I e III.</p><p>II e III.</p><p>I, II e III.</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>Questão 13</p><p>A fritura de alimentos é um processo térmico que ocorre a</p><p>temperaturas altas, aproximadamente a 170 °C. Nessa condição,</p><p>alimentos ricos em carboidratos e proteínas sofrem uma rápida</p><p>desidratação em sua superfície, tornando-a crocante. Uma pessoa</p><p>quer fritar todas as unidades de frango empanado congelado de</p><p>uma caixa. Para tanto, ela adiciona todo o conteúdo de uma vez</p><p>em uma panela com óleo vegetal a 170 °C, cujo volume é</p><p>suficiente para cobrir todas as unidades. Mas, para sua frustração,</p><p>ao final do processo elas se mostram encharcadas de óleo e sem</p><p>crocância.</p><p>As unidades ficaram fora da aparência desejada em razão da</p><p>evaporação parcial do óleo.</p><p>diminuição da temperatura do óleo.</p><p>desidratação excessiva das unidades.</p><p>barreira térmica causada pelo empanamento.</p><p>e ausência de proteínas e carboidratos nas unidades.</p><p>Questão 14</p><p>A transferência de calor de um ponto a outro de um meio se dá</p><p>através de três processos diferentes: condução, convecção e</p><p>radiação.</p><p>Em relação a esses processos de transferência de calor, atribua V</p><p>(verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.</p><p>( ) Um exemplo de convecção é: a noite estrelada é mais fria que</p><p>uma noite sem estrelas, porque, em uma noite nublada, a</p><p>irradiação líquida é menor, pois as nuvens irradiam parte da</p><p>energia de volta para a superfície da Terra.</p><p>( ) Um exemplo de radiação é: como a neve é um mau condutor,</p><p>um “cobertor” de neve pode literalmente manter morno o chão</p><p>durante o inverno, pois a neve por si mesma não provê</p><p>aquecimento, ela simplesmente diminui a perda de calor.</p><p>( ) Um exemplo de condução é: o principal fator em caminhadas</p><p>sobre brasas é a baixa condutividade da madeira – mesmo aquela</p><p>a</p><p>b</p><p>c</p><p>d</p><p>e</p><p>que está vermelha. Embora a temperatura da brasa seja alta,</p><p>relativamente, pouco calor é transferido para os pés.</p><p>( ) Um exemplo de condução é: o resfriamento do vapor que se</p><p>expande ao sair da válvula de uma panela de pressão, pois,</p><p>devido à expansão e à rápida mistura com o ar mais frio, é</p><p>possível manter a mão confortavelmente dentro do jato de vapor</p><p>condensado.</p><p>( ) Um exemplo de radiação é: visitando uma mina profunda</p><p>qualquer, verifica-se que, durante o ano inteiro, lá embaixo ela está</p><p>aquecida, pois isso se deve à radioatividade existente no interior</p><p>da Terra e parte desse calor é conduzido até a superfície, onde é</p><p>irradiado como radiação terrestre.</p><p>Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a</p><p>sequência correta.</p><p>V, F, V, V, F.</p><p>V, F, F, V, F</p><p>F, V, V, F, V.</p><p>F, V, F, V, F</p><p>F, F, V, F, V.</p>

Mais conteúdos dessa disciplina