Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Luckesi (2000) é correto afirmar que a ludicidade: a. Possui conceito definitivo em qualquer dicionário. b. Foca na experiência lúdica como uma experiência interna do sujeito que a vivencia. c. Foca apenas na experiência motora. d. Foca na experiência lúdica apenas interna do sujeito que a vivencia. e. Foca a experiência da alfabetização.
User badge image
Jose Nunes Araujo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas sobre a ludicidade segundo Luckesi (2000): a) Possui conceito definitivo em qualquer dicionário. - Isso não é correto, pois a ludicidade é um conceito que pode variar em diferentes contextos. b) Foca na experiência lúdica como uma experiência interna do sujeito que a vivencia. - Esta opção está correta, pois Luckesi enfatiza a vivência interna da ludicidade. c) Foca apenas na experiência motora. - Isso é limitante e não abrange o conceito mais amplo de ludicidade. d) Foca na experiência lúdica apenas interna do sujeito que a vivencia. - Embora pareça similar à opção (b), a palavra "apenas" limita a compreensão do conceito. e) Foca a experiência da alfabetização. - A ludicidade não se restringe apenas à alfabetização. Portanto, a alternativa correta é: b) Foca na experiência lúdica como uma experiência interna do sujeito que a vivencia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a alternativa que melhor define o potencial educativo das brincadeiras:
a) As brincadeiras possibilitam o desenvolvimento físico, motor, psíquico, cognitivo e social das crianças.
b) As brincadeiras possibilitam o desenvolvimento físico e motor, desde o nascimento do bebê.
c) As brincadeiras possibilitam o desenvolvimento psíquico das crianças. Sendo assim, a criança que não brinca revela que alguma coisa pode não estar bem.
d) As brincadeiras possibilitam o desenvolvimento cognitivo, pois nelas as crianças testam as relações de causa-efeito nas mais variadas possibilidades de ações e, ainda, realizam planejamentos de estratégias.
e) As brincadeiras possibilitam o desenvolvimento físico, motor, psíquico, cognitivo, terapêutico e profissional das crianças.

A educação infantil, ao longo dos últimos anos, tem passado por um processo de revisão quanto às concepções relacionadas à educação de crianças nos espaços coletivos. Quanto ao princípio estético proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o que o professor mediador deve levar em consideração?
A. O docente deve realizar constante pesquisa sobre propostas, ideias e sugestões que já tenham apresentado um bom resultado em outras aplicações, para utilizar com o grupo no qual está trabalhando.
B. No período de transição, em que a criança passa a ingressar na creche, o professor deve deixar que ela brinque com os materiais enviados pelos pais, para que não sintam o impacto de mudança do ambiente.
C. O professor deve se basear no princípio estético e pesquisar as funções dos brinquedos, para relacionar sua funcionalidade com os conteúdos curriculares a serem trabalhados em determinadas etapas da educação infantil.
D. O docente deve seguir as orientações dos princípios estéticos, pois compete à instituição estabelecer as normas quanto ao uso dos materiais nos ambientes internos e externos, de acordo com a concepção pedagógica que rege seus princípios.
E. O professor deve ter consciência na hora de mediar os momentos de brincar, respeitando a sensibilidade, a liberdade, a criatividade e a ludicidade, por meio de manifestações que revelam aspectos culturais, denotando o conhecimento de mundo da criança.

Assim como existem diferentes tipos de brinquedos, há, também, diferentes maneiras de brincar, devendo as instituições de ensino respeitarem as diversidades presentes no ser e estar de cada criança. Esse direito é assegurado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, 2010), que orienta considerar os seguintes aspectos:
A. A interação com crianças deve se dar sempre em grupos da mesma faixa etária e em situações diversas, como o fator de promoção da aprendizagem e desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
B. O reconhecimento das especificidades de cada etapa de desenvolvimento das singularidades individuais e coletivas, oportunizando momentos interativos entre crianças das mesmas idades e, também, com idades diferentes.
C. O grau de dificuldades das atividades deve ser pensado, pois, quando a criança se sente desafiada, ela tem a tendência a se frustrar ao não alcançar o objetivo de algum jogo ou brincadeira.
D. O professor deve estar atento e buscar um ritmo nas atividades lúdicas planejadas e encaminhar os alunos que não estejam seguindo o tempo planejado para serem avaliados, a fim de saber se a criança tem alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem.
E. É preciso seguir algumas etapas ao propor momentos de brincadeiras, incentivando a brincadeira individual assim que a criança ingressa na creche, respeitando a fase do superego e, só nas próximas fases, inserir as crianças em atividades de interação com seus pares e grupos.

Mais conteúdos dessa disciplina