Logo Passei Direto
Buscar
Sócrates é considerado um dos filósofos gregos que deu importante contribuição para a educação ocidental. Desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas fases: a ironia e a maiêutica. Com relação a outras características que podem ser atribuídas ao método socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A filosofia de Sócrates possui uma característica de ser incômoda, pois levanta questionamentos sobre tudo, especialmente sobre a própria existência humana, seus valores e ações, procurando avivar as consciências individuais.
A filosofia de Sócrates estava baseada nos mitos, o objetivo fundamental é a análise de definições opinativas, a qual reconhece nosso conhecimento das definições oferecidas pela sociedade que são a própria verdade.
A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude.
A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade levar as pessoas a darem à luz novas ideias.
A F - F - V - V.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - F - F - V.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a filosofia de Sócrates: 1. A filosofia de Sócrates possui uma característica de ser incômoda, pois levanta questionamentos sobre tudo, especialmente sobre a própria existência humana, seus valores e ações, procurando avivar as consciências individuais. É verdadeira (V). O método socrático realmente provoca reflexões profundas e incômodas sobre a vida e os valores. 2. A filosofia de Sócrates estava baseada nos mitos, o objetivo fundamental é a análise de definições opinativas, a qual reconhece nosso conhecimento das definições oferecidas pela sociedade que são a própria verdade. É falsa (F). Sócrates criticava os mitos e buscava verdades universais, não se baseava nas definições opinativas da sociedade. 3. A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude. É falsa (F). A filosofia de Sócrates era, na verdade, considerada subversiva e desafiava os valores da época, o que levou à sua condenação. 4. A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade levar as pessoas a darem à luz novas ideias. É verdadeira (V). O método da maiêutica visa exatamente isso, ajudar as pessoas a descobrirem novas ideias e verdades por meio do diálogo. Agora, organizando as respostas: V - F - F - V. Portanto, a alternativa correta é: D) V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As especificidades culturais de duas distintas civilizações, a grega e a romana, são importantes para a compreensão da educação na sociedade ocidental. Pode-se afirmar que o Ocidente possui uma dupla raiz cultural: judaico-cristã e greco-romana. Desse modo, é primoroso o entendimento histórico do mundo greco-romano, as questões da filosofia grega e as instituições sociais responsáveis pela educação no universo cultural greco-romano. Sobre o processo de formação histórico da sociedade greco-romana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A sociedade ateniense tinha como principal característica o desenvolvimento cultural e era formada por três classes sociais, os escravos, os cidadãos atenienses, além de um grupo de homens livres, mas sem direito à cidadania, os metecos.
Enquanto Esparta seguia o modelo democrático de gestão do poder político, sua vizinha Atenas seguia um modelo autocrático de relações sociais, pois em Atenas tínhamos um exemplo de sociedade militarizada e profundamente hierarquizada.
A principal forma de culto entre os gregos e romanos era o culto aos fogos nos lares, pois para ser considerada uma família e ter o status e prestígio social, advindo de ser membro de um clã, deveria a casa ter um fogo que sempre era mantido aceso e nunca deveria se apagar.
A sociedade greco-romana teve em comum um mesmo sistema produtivo, marcado pelo expansionismo militar e pela escravidão, além disso, em determinadas regiões do Império Romano não se falava o latim, mas sim o grego, em especial na Ásia Menor.
A F - F - V - V.
B F - V - V - F.
C V - F - V - V.
D V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina