Logo Passei Direto
Buscar
Com relação ao Mito da Caverna, de Platão, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento do filósofo assemelha-se ao de alguém no fundo da caverna.
II- No fundo da caverna, percebemos apenas as sombras e não as coisas como elas são na realidade.
III- O mito da caverna é uma explicação de como ocorre a relação entre o mundo das ideias e este mundo.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença II está correta.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das sentenças sobre o Mito da Caverna de Platão: I- O conhecimento do filósofo assemelha-se ao de alguém no fundo da caverna. Falso. O conhecimento do filósofo é comparado ao de alguém que saiu da caverna e viu a realidade, enquanto no fundo da caverna as pessoas apenas veem sombras. II- No fundo da caverna, percebemos apenas as sombras e não as coisas como elas são na realidade. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois descreve a situação das pessoas na caverna. III- O mito da caverna é uma explicação de como ocorre a relação entre o mundo das ideias e este mundo. Verdadeiro. Essa afirmativa também está correta, pois o mito ilustra a diferença entre o mundo sensível (sombras) e o mundo das ideias (realidade). Agora, vamos às alternativas: A) As sentenças II e III estão corretas. (Correta) B) As sentenças I e III estão corretas. (Incorreta) C) Somente a sentença I está correta. (Incorreta) D) Somente a sentença II está correta. (Incorreta) Portanto, a alternativa correta é: A) As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As especificidades culturais de duas distintas civilizações, a grega e a romana, são importantes para a compreensão da educação na sociedade ocidental. Pode-se afirmar que o Ocidente possui uma dupla raiz cultural: judaico-cristã e greco-romana. Desse modo, é primoroso o entendimento histórico do mundo greco-romano, as questões da filosofia grega e as instituições sociais responsáveis pela educação no universo cultural greco-romano. Sobre o processo de formação histórico da sociedade greco-romana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A sociedade ateniense tinha como principal característica o desenvolvimento cultural e era formada por três classes sociais, os escravos, os cidadãos atenienses, além de um grupo de homens livres, mas sem direito à cidadania, os metecos.
Enquanto Esparta seguia o modelo democrático de gestão do poder político, sua vizinha Atenas seguia um modelo autocrático de relações sociais, pois em Atenas tínhamos um exemplo de sociedade militarizada e profundamente hierarquizada.
A principal forma de culto entre os gregos e romanos era o culto aos fogos nos lares, pois para ser considerada uma família e ter o status e prestígio social, advindo de ser membro de um clã, deveria a casa ter um fogo que sempre era mantido aceso e nunca deveria se apagar.
A sociedade greco-romana teve em comum um mesmo sistema produtivo, marcado pelo expansionismo militar e pela escravidão, além disso, em determinadas regiões do Império Romano não se falava o latim, mas sim o grego, em especial na Ásia Menor.
A F - F - V - V.
B F - V - V - F.
C V - F - V - V.
D V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina