Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem: Identificação e Intervenção, assinale a alternativa que indica corretamente uma característica encontrada nos educandos com discalculia:

A Dificuldade em memorizar as regras matemáticas.
B Dificuldade de expressar de uma forma clara pensamento, ideias e posicionamento por meio da escrita.
C Omite, adiciona e inverte letras, sílabas ou palavras.
D Produz texto sem sentido, desconexo e incoerente.
E Lentidão na aprendizagem da leitura.
User badge image
Pedagogiando

ano passado

User badge image
Pedagogiando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a característica correta relacionada à discalculia, vamos analisar cada alternativa: A) Dificuldade em memorizar as regras matemáticas. - Esta é uma característica típica da discalculia, que envolve dificuldades específicas em habilidades matemáticas. B) Dificuldade de expressar de uma forma clara pensamento, ideias e posicionamento por meio da escrita. - Isso está mais relacionado à disgrafia ou dificuldades de escrita. C) Omite, adiciona e inverte letras, sílabas ou palavras. - Essa característica é mais associada à dislexia. D) Produz texto sem sentido, desconexo e incoerente. - Isso também está mais relacionado a dificuldades de escrita ou de organização do pensamento. E) Lentidão na aprendizagem da leitura. - Essa característica é mais comum em dislexia. Diante da análise, a alternativa que indica corretamente uma característica encontrada nos educandos com discalculia é: A) Dificuldade em memorizar as regras matemáticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Transtornos Funcionais Específicos de Aprendizagem
Leia o fragmento de texto:
“A disgrafia não consiste em um simples atraso da evolução geral; na maioria das vezes, trata-se apenas de um atraso gráfico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, J. M. Transtornos funcionais específicos da aprendizagem: identificação e intervenção. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 85.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem: Identificação e Intervenção sobre o atendimento ao educando disgráfico, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0

A A escola e a família precisam trabalhar em conjunto, com o intuito de fornecer reforços positivos diante da evolução do educando e evitar as repreensões, além de incentivar a expressividade de uma forma oral.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "A escola e a família precisam trabalhar em conjunto, com o intuito de fornecer reforços positivos em face da evolução do educando e evitar as repreensões, além de incentivar sua expressividade de forma oral" (livro base, p. 93).

A A escola e a família precisam trabalhar em conjunto, com o intuito de fornecer reforços positivos diante da evolução do educando e evitar as repreensões, além de incentivar a expressividade de uma forma oral.
B Efetuar atividades repetitivas independente da idade do educando pode ajudar o disgráfico a trabalhar a coordenação motora e o domínio das mãos.
C A terapia deve ser feita mediante o uso de medicamentos e repetição de atividades motoras.
D É importante realizar atividades em materiais que atribuam ao educando limites, como respeitar os colegas, levantar a mão para falar, entre outros, pois isso auxilia na aquisição de mais domínio na escrita.
E Complementar a atividade educacional atividades de soletração e declamação de poesias, a fim de contribuir com a sua expressão oral.

Questão 3/10 - Transtornos Funcionais Específicos de Aprendizagem
Leia o trecho de texto:
“O educando com disortografia apresenta inúmeros erros que se manifestam ao longo de sua trajetória acadêmica, podendo chegar à vida adulta sem ter sido diagnosticado. Esses sujeitos ficam marcados por apresentar, em seus textos escritos, trocas ortográficas, omissões de letras, confusão na concordância de gênero e de número, erros sintáticos grosseiros [...]. É o uso incorreto do símbolo gráfico para representar a linguagem falada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, J. M. Transtornos funcionais específicos da aprendizagem: identificação e intervenção. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 96-97.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem: Identificação e Intervenção sobre a disortografia, avalie as seguintes proposições:
I. É uma perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos.
II. A construção frásica é pobre e geralmente curta, observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e [por vezes] má qualidade gráfica.
III. É uma perturbação que afeta as aptidões da fala e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em se expressar oralmente.
IV. A construção frásica é pobre e geralmente curta, apresentando trocas ou omissões de letras ao expressar-se oralmente.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0

A II e III.
B I e III.
C II, III e IV.
D I e IV.
E I e II.

Questão 4/10 - Transtornos Funcionais Específicos de Aprendizagem
Leia o fragmento de texto sobre o TDAH:
“[...] para se levantar uma hipótese diagnóstica de TDAH, devem-se observar a intensidade e a frequência com que esses sintomas se manifestam e não se deve avaliá-los de forma isolada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, J. M. Transtornos funcionais específicos da aprendizagem: identificação e intervenção. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 124.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem: Identificação e Intervenção, relacione as três principais características apresentadas pelos alunos com TDAH às suas respectivas definições:
1. Desatenção.
2. Hiperatividade.
3. Impulsividade.
( ) Atividade motora excessiva quando não é apropriado ou remexer, conversar em excesso.
( ) Divagação em tarefas, falta de persistência e desorganização.
( ) Ações precipitadas que ocorrem sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0

A 3 – 2 – 1.
B 1 – 3 – 2.
C 2 – 1 – 3.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem: Identificação e Intervenção, assinale a alternativa correta quanto ao ambiente para o educando com TDAH:

A Proporcionar ao aluno uma boa estrutura e uma constante organização, para que se acostume com o ambiente e não se sinta hostilizado nem em um local
B Deixar o educando com TDAH sentar-se perto do professor ou da janela a fim de que possa ser controlado ou aliviar a ansiedade podendo ter acesso ao que passa no exterior da sala de aula.
C Não deixar o educando com TDAH movimentar-se pelo espaço escolar, como ir à secretaria, biblioteca ou outro setor a fim de evitar distrações e mal comportamento fora da sala de aula.
D Transformar um canto da sala em um local especial, construindo a ideia de local do pensar sobre si mesmo.
E É preciso aplicar atividades diferentes daquelas desenvolvidas para toda a turma, já que o educando com TDAH se distrai com facilidade.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem: Identificação e Intervenção sobre o atendimento e orientações ao educando disgráfico, assinale a alternativa correta:

A As intervenções devem acontecer para melhorar as atividades gráficas ao fazer o uso do lápis, como atividades pictográficas, escrita espontânea e cópias.
B É necessário que os pais do educando tomem consciência dos erros do filho para possam fazer as correções em suas posturas, no que se refere tanto aos erros específicos de sua escrita quanto aos relacionados às margens e às linhas, ao aspecto geral do texto e à obediência às regras.
C É necessário que o professor corrija a postura do aluno disgráfico, mantendo-o ereto e posicionando as duas mãos sobre a carteira.
D É de fundamental importância que o educando com disgrafia tenha um atendimento em pares a fim de ganhar motivação e confiança.
E Sugere-se a realização de atividades de desenho, pintura, modelagem, escrita em papel, devendo-se observar que o educando deve fazer todas essas tarefas alternando a posição do corpo, ora sentado, ora em pé.

Mais conteúdos dessa disciplina