Logo Passei Direto
Buscar
Questão 4/10 - Gestão Orçamentária Após os erros contábeis da gestão passada, a CVC cogita pedir o ressarcimento de bônus e ações de ex-diretores. A companhia recomendou, na última sexta-feira (26), que os acionistas aprovem a arbitragem para a devolução dos recursos, em Assembleia Extraordinária que ocorrerá no dia 27 de abril. A iniciativa da CVC seria inédita no mundo corporativo brasileiro, uma vez que companhias nacionais costumam evitar conflitos desta natureza. Após a conclusão da perícia acerca da fraude detectada, a operadora de turismo mira quatro ex-executivos — entre eles o ex-CEO e ex-presidente do Conselho, Eduardo Falco. (SUNO NOTICIAS, mar/2021) Considerando as consequências de atitudes antiéticas na elaboração de orçamentos empresariais, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso: ( ) a depender das regras de premiação de executivos e diretores, é possível que o orçamento seja montado para melhorar os bônus, e não os resultados da empresa ( ) é possível que decisões questionáveis em um departamento seja tomada mesmo que não haja benefício pessoal do gestor, que busca apenas o reconhecimento na empresa. ( ) resultados projetados podem ser forjados com objetivo de alterar o curso natural do processo orçamentário da empresa ( ) é comum as empresas cobrarem de seus executivos por prejuízos causados por práticas orçamentárias antiéticas. A sequência correta é:

A V, F, F, V
B F, V, F, F
C V, F, V, F
D F, V, V, V
E V, V, V, F
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as consequências de atitudes antiéticas na elaboração de orçamentos empresariais: ( ) A depender das regras de premiação de executivos e diretores, é possível que o orçamento seja montado para melhorar os bônus, e não os resultados da empresa. É verdadeira (V). Quando as regras de premiação estão mal estruturadas, pode haver um incentivo para manipular o orçamento em benefício próprio, em vez de focar nos resultados reais da empresa. ( ) É possível que decisões questionáveis em um departamento sejam tomadas mesmo que não haja benefício pessoal do gestor, que busca apenas o reconhecimento na empresa. É verdadeira (V). Mesmo sem um benefício pessoal direto, a busca por reconhecimento pode levar a decisões antiéticas. ( ) Resultados projetados podem ser forjados com o objetivo de alterar o curso natural do processo orçamentário da empresa. É verdadeira (V). A manipulação de resultados projetados é uma prática antiética que pode ocorrer para influenciar a percepção sobre a performance da empresa. ( ) É comum as empresas cobrarem de seus executivos por prejuízos causados por práticas orçamentárias antiéticas. É falsa (F). Embora isso possa ocorrer, não é uma prática comum em todas as empresas, e muitas vezes as consequências não são aplicadas de forma rigorosa. Portanto, a sequência correta é: E) V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Gestão Orçamentária Vantagem competitiva é o que resulta quando a empresa é capaz de neutralizar ou diminuir a ação dos concorrentes em seu mercado, por meio da diferenciação de seu produto ou serviço. Uma empresa competitiva está menos sujeita a crises e às variações do mercado, melhorando sua lucratividade. É frequente ver empresas que consideram sua eficiência operacional como uma vantagem competitiva. No entanto, ainda que ela permita se diferenciar da concorrência com preços mais baixos, a otimização de processos e capacidade técnica é um objetivo perseguido por qualquer empresa. Para complicar, operações de referência em eficiência são frequentemente imitadas e podem ser superadas. Considerando a importância da prática orçamentária para a competitividade de uma empresa, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso: ( ) a prática orçamentária, ao orientar as despesas da empresa, pode contribuir para a eficiência em custo da operação, que é quando o custo cumulativo é menor que o dos concorrentes. ( ) considerar o orçamento empresarial uma prática apenas burocrática e de controle, que não contribui para o desempenho do negócio, ignora a importância de qualquer empresa controlar suas despesas. ( ) mesmo empresas que tenham como diferencial um produto singular ou único podem ganhar competitividade por meio de práticas de orçamento modernas. ( ) para uma empresa que se dedica a produzir o mais eficientemente possível, a prática orçamentária tem enorme potencial de encarecer indevidamente o processo administrativo. A sequência correta é:

A V, F, F, V
B F, V, F, F
C V, F, V, F
D F, V, V, V
E V, V, V, F.

Questão 2/10 - Gestão Orçamentária O quinto e último aspecto [a ser observado pelas empresas para se preparar para 2021] é que o orçamento terá de ser altamente competente na identificação, priorização e comprovação de retorno sobre o valor dos gastos alocados em cada área e em cada processo. Para impulsionar o crescimento e a retomada da atividade, essa competência será fundamental. Mesmo para as organizações mais focadas em produtividade, a alocação inteligente dos gastos será oportunidade para criar entusiasmo em toda a empresa e mostrar às pessoas os caminhos da recuperação. O desafio não será simplesmente voltado para reduzir os gastos e eliminar o desnecessário, mas para liberar fundos a fim de realinhar os gastos com a estratégia. Será fundamental criar uma cultura de reinvestimento que permita que boas ideias dos colaboradores da empresa sejam consideradas nas decisões orçamentárias. (CORREIO BRAZILENSE, 30/07/2020) Analise as asserções abaixo: I. Em situações de crise econômica, a prática orçamentária cuidadosa é fonte de grande vantagem competitiva. PORQUE II. Tanto empresas focadas em grande produtividade quanto em uma produção diferenciada ganham alocando seus recursos a partir de um orçamento alinhado com sua estratégia. Nota: 10.0

A A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa.
B A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira.
C As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I.
D As duas asserções são verdadeiras, mas não estão relacionadas.
E As duas asserções são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina