Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Após um intervalo de tempo t,Δ depois de o pulso atingir a junção das duas cordas, verifica-se que o pulso refratado percorreu uma distância 3 vezes maior que a distância percorrida pelo pulso refletido. Com base nessas informações, podemos afirmar, respectivamente, que a relação entre as densidades lineares das duas cordas e que as fases dos pulsos refletido e refratado estão corretamente relacionados na alternativa:

a) 1 23 ,μ μ= o pulso refletido sofre inversão de fase mas o pulso refratado não sofre inversão de fase.
b) 1 23 ,μ μ= os pulsos refletido e refratado não sofrem inversão de fase.
c) 1 29 ,μ μ= o pulso refletido não sofre inversão de fase mas o pulso refratado sofre inversão de fase.
d) 1 29 ,μ μ= os pulsos refletido e refratado não sofrem inversão de fase.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para resolver essa questão, precisamos analisar a relação entre as densidades lineares das cordas e o comportamento dos pulsos ao se encontrarem na junção. 1. Relação entre as densidades: Quando um pulso atinge a junção de duas cordas com densidades diferentes, a relação entre as velocidades dos pulsos e as densidades é dada por \( v_1/v_2 = \sqrt{\mu_2/\mu_1} \). Se o pulso refratado percorreu uma distância 3 vezes maior que o refletido, isso indica que a velocidade do pulso refratado é maior, sugerindo que a densidade da segunda corda (\( \mu_2 \)) é menor que a da primeira (\( \mu_1 \)). Portanto, podemos concluir que \( \mu_1 > \mu_2 \). 2. Inversão de fase: Quando um pulso reflete em uma extremidade mais densa, ele sofre inversão de fase. Se a densidade da primeira corda é maior que a da segunda, o pulso refletido sofrerá inversão de fase, enquanto o pulso refratado não sofrerá. Agora, analisando as alternativas: a) \( \mu_1 > \mu_2 \), o pulso refletido sofre inversão de fase, mas o pulso refratado não sofre inversão de fase. Correta. b) \( \mu_1 > \mu_2 \), os pulsos refletido e refratado não sofrem inversão de fase. Incorreta. c) \( \mu_1 < \mu_2 \), o pulso refletido não sofre inversão de fase, mas o pulso refratado sofre inversão de fase. Incorreta. d) \( \mu_1 < \mu_2 \), os pulsos refletido e refratado não sofrem inversão de fase. Incorreta. Portanto, a alternativa correta é: a) \( \mu_1 > \mu_2 \), o pulso refletido sofre inversão de fase, mas o pulso refratado não sofre inversão de fase.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

6. (Enem 2018) Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática: têm três pigmentos visuais na retina sensíveis à luz de uma determinada faixa de comprimentos de onda. Informalmente, embora os pigmentos em si não possuam cor, estes são conhecidos como pigmentos 'azul', 'verde' e 'vermelho' e estão associados à cor que causa grande excitação (ativação). A sensação que temos ao observar um objeto colorido decorre da ativação relativa dos três pigmentos. Ou seja, se estimulássemos a retina com uma luz na faixa de 530 nm (retângulo I no gráfico), não excitaríamos o pigmento 'azul', o pigmento 'verde' seria ativado ao máximo e o 'vermelho' seria ativado em aproximadamente 75%, e isso nos daria a sensação de ver uma cor amarelada. Já uma luz na faixa de comprimento de onda de 600 nm (retângulo II) estimularia o pigmento 'verde' um pouco e o 'vermelho' em cerca de 75%, e isso nos daria a sensação de ver laranja-avermelhado. No entanto, há características genéticas presentes em alguns indivíduos, conhecidas coletivamente como Daltonismo, em que um ou mais pigmentos não funcionam perfeitamente. Caso estimulássemos a retina de um indivíduo com essa característica, que não possuísse o pigmento conhecido como 'verde', com as luzes de 530 nm e 600 nm na mesma intensidade luminosa, esse indivíduo seria incapaz de:

a) identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento 'verde'.
b) ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual.
c) detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada.
d) visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro.
e) distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento 'vermelho' na mesma intensidade.

Mais conteúdos dessa disciplina