Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir: “Começando a ser aplicada aos religiosos que cometiam algum pecado, a privação da liberdade era uma oportunidade dada pela Igreja para que o pecador, no silêncio da reclusão, meditasse sobre sua culpa e se arrependesse dos seus pecados.” Fonte: CALDEIRA, F. M. A evolução histórica, filosófica e teórica da pena. Revista da EMRJ, v. 12, n. 45, p. 255-272, 2009. p. 264. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a pena durante a idade média, podemos afirmar que o uso da privação de liberdade como forma de punição:

Foi criada pelo Direito Canônico e utilizada como pena no período da inquisição para todos os cidadãos, que ali ficariam até seus pecados serem purgados. Após os pecados serem purgados, a própria igreja os executava.
Foi criada pelo Direito Anglo-saxão e era utilizada como forma de castigar os cidadãos que desobedecessem às leis consideradas menos graves ou um tempo de espera para a pena de morte.
Foi estatuída por Beccaria e servia como foram de retribuição aos crimes cometidos pelos delinquentes, que deveria ali ser torturados até que chegasse o dia da aplicação da pena de morte.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: 1. Foi criada pelo Direito Canônico e utilizada como pena no período da inquisição para todos os cidadãos, que ali ficariam até seus pecados serem purgados. Após os pecados serem purgados, a própria igreja os executava. Essa afirmação é parcialmente verdadeira, pois a privação de liberdade foi utilizada pela Igreja, mas não é correto afirmar que todos os cidadãos ficariam até seus pecados serem purgados e que a Igreja os executava. A execução não era uma prática padrão após a purgação dos pecados. 2. Foi criada pelo Direito Anglo-saxão e era utilizada como forma de castigar os cidadãos que desobedecessem às leis consideradas menos graves ou um tempo de espera para a pena de morte. Essa afirmação é falsa. A privação de liberdade não foi criada pelo Direito Anglo-saxão, e sua aplicação não se restringia a desobediências a leis menos graves. 3. Foi estatuída por Beccaria e servia como forma de retribuição aos crimes cometidos pelos delinquentes, que deveria ali ser torturados até que chegasse o dia da aplicação da pena de morte. Essa afirmação é falsa. Beccaria defendia a reforma do sistema penal e a abolição da tortura, não a sua aplicação. Após a análise, a primeira alternativa é a que mais se aproxima da verdade, embora tenha algumas imprecisões. Portanto, a resposta correta é a primeira alternativa, mas com a ressalva de que a execução não era uma prática padrão após a purgação dos pecados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina