Logo Passei Direto
Buscar
2) O diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica que vem crescendo no mundo, totalizando atualmente 463 milhões de pessoas afetadas pela enfermidade. Destaca-se como um dos principais problemas mundiais de saúde pública, pelo rápido aumento da prevalência e pela elevada taxa de morbimortalidade. O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países que mais apresentam casos de DM no mundo (16,8 milhões de pessoas) e prevalência de 10,4% da população na faixa etária de 20 anos a 79 anos. Estima-se que até 2045 esse número aumente para 26 milhões de pessoas.

SOUZA, A. L. V. et al. Consulta e enfermagem no acompanhamento das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 na atenção primária em saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2022.

Sobre o DM, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as afirmativas FALSAS.

( ) O DM tipo 2 tem etiologia multifatorial relacionada à urbanização, à transição epidemiológica de condições agudas para crônicas, a mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida, ao sedentarismo, ao excesso de peso, ao envelhecimento populacional e à sobrevida das pessoas.
( ) São recomendados sete comportamentos de autocuidado em DM: efetuar enfrentamento saudável, ter alimentação saudável, ser ativo, tomar medicamentos, efetuar monitoramento, reduzir riscos e ter foco na resolução de problemas.

User badge image
EnfermagemEmFoco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as afirmativas sobre o diabetes mellitus (DM): ( ) O DM tipo 2 tem etiologia multifatorial relacionada à urbanização, à transição epidemiológica de condições agudas para crônicas, a mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida, ao sedentarismo, ao excesso de peso, ao envelhecimento populacional e à sobrevida das pessoas. É verdadeira (V). O diabetes tipo 2 realmente tem uma etiologia multifatorial, envolvendo diversos fatores como os mencionados. ( ) São recomendados sete comportamentos de autocuidado em DM: efetuar enfrentamento saudável, ter alimentação saudável, ser ativo, tomar medicamentos, efetuar monitoramento, reduzir riscos e ter foco na resolução de problemas. É verdadeira (V). Esses comportamentos são amplamente reconhecidos como essenciais para o autocuidado de pessoas com diabetes. Portanto, a sequência correta é: V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

ATIVIDADE: GLICOSE

1) O termo “Diabetes Mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina (WHO 1999). É importante que os profissionais de saúde estejam atentos, não apenas para os sintomas de diabetes, mas também para seus fatores de risco (hábitos alimentares não saudáveis, sedentarismo e obesidade). Com base nestas afirmacoes, assinale a alternativa CORRETA.

I-São público alvo para o rastreamento do DM preconizado pela Associação Americana de Diabetes: história de pai ou mãe com diabetes; história de diabetes gestacional ou de recém-nascido com mais de 4 kg; exame prévio de HbA1c (hemoglobina glicada) ≥5,7%, tolerância diminuída à glicose ou glicemia de jejum alterada, síndrome de ovários policísticos; doença hepática crônica.

II-São objetivos da consulta de rastreamento: conhecer a história pregressa da pessoa; realizar o exame físico, incluindo a verificação de pressão arterial, de dados antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal) e do cálculo do IMC; identificar os fatores de risco para DM; avaliar as condições de saúde e solicitar os exames laboratoriais.

III-No DM tipo 2, o início é insidioso e muitas vezes a pessoa não apresenta sintomas. Não infrequentemente, a suspeita da doença é feita pela presença de uma complicação tardia, como proteinúria, retinopatia, neuropatia periférica, doença arteriosclerótica ou então por infecções de repetição.

IV-Quando a pessoa requer diagnóstico imediato e o serviço dispõe de glicosímetro e tiras reagentes, a glicemia casual é o primeiro exame a ser solicitado, pois fornece um resultado na própria consulta. Nesse caso, o ponto de corte indicativo de diabetes é maior ou igual a 160 mg/dL na presença de sintomas.

A) As alternativas I, II e III estão corretas

B) As alternativas II, III e IV estão corretas

C) As alternativas I e IV estão incorretas

D) As alternativas II, III e IV estão corretas

E) Todas as alternativas estão corretas

A) As alternativas I, II e III estão corretas
B) As alternativas II, III e IV estão corretas
C) As alternativas I e IV estão incorretas
D) As alternativas II, III e IV estão corretas
E) Todas as alternativas estão corretas

4) Diabetes mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente de insulina ou sua má absorção, hormônio este, que tem a função de quebrar o açúcar ingerido para transformá-lo em energia para o organismo. É um grande problema de saúde pública e, em casos mais sérios, pode levar à morte. Sobre a referida afecção, identifique a afirmativa correta.

A) Nem sempre o paciente com diabetes precisa fazer uso de insulina, podendo utilizar medicações orais, as quais o agente de saúde deve orientar quanto à importância do tratamento correto e surgimentos de complicações.
B) O paciente que faz uso de insulina deve ser orientado quanto à necessidade de aplicação sempre no mesmo local do corpo, visto que ele precisa se acostumar a esse procedimento e com o passar do tempo a área perde a sensibilidade e, assim, diminui a dor local.
C) A população deve ser orientada quando à possibilidade de desenvolver diabetes tardia, a diabetes tipo I, caso não evite sedentarismo, tabagismo, dieta inadequada, entre outros fatores de risco e, nesses casos, o controle da glicemia se torna praticamente impossível.
D) São orientações que podem ser repassadas para o paciente portador de diabetes pelo agente de saúde: manter a higiene dos locais de aplicação de insulina, diminuir a quantidade de líquidos ingeridos, em especial sucos e chás, orientar quanto ao uso de cremes ou óleos para evitar ressecamento da pele, principalmente entre os dedos dos pés e vigiar quanto ao aparecimento de rachaduras na pele dos pés, entre outras observações.

Mais conteúdos dessa disciplina