Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Homem, 55 anos, acompanhado em ambulatório com queixa de dispneia progressiva há dois anos, tosse matinal com expectoração mucoide e antecedente de tabagismo de 2 maços por dia desde os 15 anos de idade. Exame físico: tórax com diâmetro anteroposterior aumentado e murmúrio vesicular diminuído globalmente. Espirometria: VEF1 = 40% e VEF1/CVF = 0,58 pós uso de broncodilatador. Oximetria de pulso = 82% em ar ambiente. Tomografia computadorizada do tórax de alta resolução: revela alterações compatíveis com enfisema parasseptal bilateral. Qual medida está associada à diminuição da mortalidade?

A) Oxigênio suplementar.
B) Corticoterapia inalatória associada a broncodilatador beta-agonista de ação prolongada.
C) Broncodilatador beta-agonista de ação prolongada.
D) Anticolinérgico de ação prolongada.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar a situação clínica apresentada, temos um paciente com dispneia progressiva, tosse com expectoração, histórico significativo de tabagismo e exames que indicam enfisema parasseptal bilateral. A espirometria mostra um VEF1 reduzido e uma relação VEF1/CVF abaixo do normal, o que sugere uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Agora, vamos avaliar as opções: A) Oxigênio suplementar - O uso de oxigênio suplementar é indicado em pacientes com hipoxemia crônica e está associado à diminuição da mortalidade em DPOC. B) Corticoterapia inalatória associada a broncodilatador beta-agonista de ação prolongada - Embora essa combinação possa melhorar a função pulmonar e a qualidade de vida, não é especificamente associada à diminuição da mortalidade. C) Broncodilatador beta-agonista de ação prolongada - Também melhora a função pulmonar, mas não tem um impacto direto na mortalidade. D) Anticolinérgico de ação prolongada - Semelhante aos beta-agonistas, melhora a função pulmonar, mas não é diretamente associado à diminuição da mortalidade. Dentre as opções, a que está claramente associada à diminuição da mortalidade em pacientes com DPOC e hipoxemia é: A) Oxigênio suplementar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma universitária de 22 anos procurou atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) pela primeira vez devido a problemas na empresa onde realiza estágio. Contou que nas últimas 3 semanas já teve 4 faltas, tem pavor de pensar em estar lá, sente o coração acelerado no caminho do trabalho e tem acordado muitas vezes à noite com pesadelos sobre o trabalho. Nessa semana teve duas crises intensas de choro fácil, sente suor frio nas mãos na maior parte dos lugares e situações de contato pessoal. Este último sintoma está presente desde os 15 anos, mas piorou muito agora. Sobre os dados acima e o plano terapêutico mais adequado é possível afirmar que:

A) Trata-se de uma síndrome depressiva clássica, a fluoxetina e a paroxetina são agonistas da recaptação de serotonina que estariam bem indicados e o tratamento adjunto com psicoterapia pode diminuir a chance de agravamento do caso.
B) Trata-se de uma síndrome depressiva, os sintomas autonômicos presentes exigem um diagnóstico diferencial com doenças tireoidianas e a quetiapina é uma boa opção para corrigir o sono interrompido.
C) Trata-se de uma síndrome ansiosa, o citalopram e a venlafaxina são boas opções terapêuticas. Há indicação para psicoterapia e um benzodiazepínico pode ser usado nos momentos de crise intensa.
D) Trata-se de uma síndrome ansiosa, os benzodiazepínicos por agirem como ansiolíticos são boas opções em monoterapia. Não há dados que alertem uma evolução provável para depressão, assim, o seguimento deve ser feito na rede básica de saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina