Logo Passei Direto
Buscar
O Seguro Desemprego possui uma finalidade específica. Sobre essa finalidade, assinale a alternativa CORRETA: A) Ajuda ao empregado involuntário. B) Para o governo dar apoio a família. C) Prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa. D) Ajudar o empregado dispensado com justa causa.
User badge image
Thaynã Pellegrini

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a finalidade do Seguro Desemprego: A) Ajuda ao empregado involuntário. - Embora o seguro ajude trabalhadores que perderam o emprego involuntariamente, essa definição é muito ampla e não específica. B) Para o governo dar apoio à família. - Essa opção não reflete a finalidade específica do Seguro Desemprego, que é voltada para o trabalhador. C) Prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa. - Esta alternativa descreve corretamente a finalidade do Seguro Desemprego, que é oferecer suporte financeiro a quem foi dispensado sem justa causa. D) Ajudar o empregado dispensado com justa causa. - Esta opção está incorreta, pois o Seguro Desemprego não é concedido a trabalhadores dispensados por justa causa. Portanto, a alternativa correta é: C) Prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O trabalho noturno é considerado penoso comparado com o trabalho diurno. O desgaste do trabalhador é muito maior, ainda que ele aprecie exercer sua atividade durante este período. Quanto à remuneração da hora noturna, o Art. 73 da CLT determina que trabalho noturno terá um acréscimo de 20% sobre a hora diurna (exceto condições mais benéficas previstas em acordo, convenção coletiva ou sentença normativa).
Qual o horário que se considera noturno?
A Às 21 horas de um dia até 4 horas do dia seguinte.
B Às 22 horas de um dia até 5 horas do dia seguinte.
C Às 20 horas de um dia até 5 horas do dia seguinte.
D Às 23 horas de um dia até 9 horas do dia seguinte.

A Portaria do MTE nº 184, que trata da proporcionalidade do aviso prévio, estabelece que a proporcionalidade deve beneficiar o empregado, ou seja, o aviso prévio será sempre de 30 dias trabalhados.
O que acontece nos casos em que o aviso prévio ultrapassar em virtude do acréscimo da proporcionalidade por tempo de serviço?
A O valor será dividido entre empregado x empregador e pago no ato da rescisão.
B A empresa deverá pagar em forma de outros benefícios ao empregado.
C Deverá ser indenizado (pago) em dobro na rescisão, pela empresa.
D Deverá ser indenizado (pago) na rescisão, pela empresa.

O artigo 58 da CLT escreve que não deverá ser descontado nem computado como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto que não excederem um determinado limite.
Qual é esse limite observado pela legislação?
A Três minutos (limite máximo de seis minutos diários).
B Quatro minutos (limite máximo de oito minutos diários).
C Cinco minutos (limite máximo de dez minutos diários).
D Dois minutos (limite máximo de quatro minutos diários).

Salário é a importância que o empregado recebe diretamente do seu empregador em virtude do serviço prestado, conforme o contrato de trabalho, podendo ele ser fixo, variável ou misto.
Sobre as características do salario mínimo, assinale a alternativa CORRETA:
A Fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos salariais que preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
B É aquele fixado em sentença normativa proferida em dissídio coletivo pelos tribunais do trabalho; se expressa como uma forma de garantir os efeitos dos reajustamentos salariais coletivos, porque impede a admissão de empregados com salários menores que o fixado por sentença.
C É aquele que será acordado com o empregador, sempre observado o salário mínimo ou o salário profissional, se a empresa possui categoria organizada com fixação de pagamento mínimo. O salário fixo varia apenas em casos de atrasos ou faltas do empregado. Nesses casos, o salário fixo é definido no contrato de trabalho, não dependendo de circunstâncias alheias.
D É uma espécie de salário mínimo específico, ou seja, um salário para determinada classe de trabalho. É devido em razão da profissão do trabalhador e depende de lei que o institua.

O trabalhador rural que trabalha na pecuária tem seu horário noturno especificado.
Sobre esse horário noturno, assinale a alternativa CORRETA:
A 21 horas de um dia até as 4 horas do dia seguinte.
B 20 horas de um dia até as 5 horas do dia seguinte.
C 20 horas de um dia até as 4 horas do dia seguinte.
D 21 horas de um dia até as 5 horas do dia seguinte.

A CLT traz algumas previsões de intervalos intrajornadas especiais, ou seja, remunerados, que não serão descontados da jornada diária.
Sobre os intervalos intrajornadas especiais aos empregados que laboram em minas no subsolo, assinale a alternativa CORRETA:
A Intervalo de 15 minutos a cada três (3) horas de trabalho efetivo (Artigo 298).
B Intervalo de 10 minutos a cada 90 de trabalho (Artigo 72).
C Descanso de 30 minutos duas vezes por dia para amamentar (artigo 396).
D Descanso de 20 minutos a cada três (3) horas de trabalho (Artigo 229).

A jornada de trabalho é tema previsto no capítulo II da Consolidação das Leis Trabalhistas, do artigo 57 ao 75, sendo que essa consiste no período diário e semanal em que o empregado permanece à disposição do empregador, seja aguardando ou executando ordens, conforme disposto no artigo 4º da CLT.
Sobre o que representa as horas diárias e semanais, salvo ressalvas mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A Salvo ressalvas, as horas devem ser: não superiores a seis diárias e quarenta horas semanais.
B Salvo ressalvas, as horas devem ser: superiores superior a oito horas diárias e quarenta e duas horas semanais.
C Salvo ressalvas, as horas devem ser: não superiores a oito horas diárias e quarenta e duas horas semanais.
D Salvo ressalvas, as horas devem ser: não superiores a oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais.

Quanto aos procedimentos para pagamento do salário, é permitido por lei a utilização de cheques, porém neste caso o cheque deve ser emitido em favor do empregado.
Quando o pagamento for feito nesta espécie, e o horário de trabalho do empregado coincida exatamente com o horário bancário, como a empresa deve proceder?
A O empregado deve exigir o pagamento em dinheiro.
B Não há nada na legislação que comente sobre isso.
C Liberar o empregado em horário de serviço para que ele possa sacar o dinheiro.
D A responsabilidade do desconto do cheque é do empregado e não da empresa.

Mais conteúdos dessa disciplina