Logo Passei Direto
Buscar

Redação

Outros
QUESTÃO 37 – A luz proveniente de estrelas distantes é observada na Terra com comprimentos de onda alterados devido ao efeito Doppler, causado pelo movimento relativo entre as estrelas e nosso planeta. Nessa situação, considere uma fonte luminosa localizada na origem do referencial S e emitindo luz em direção a um detector localizado em um referencial S'. A origem do referencial S se encontra a uma distância y, em relação ao eixo y, da origem do referencial S'. Além disso, o referencial S está se deslocando com uma velocidade de 0,55???? na direção do eixo x' em relação ao referencial S'. A luz emitida por essa fonte possui um comprimento de onda ???? = 500 ????????, e essa luz é detectada no referencial S'. Para determinar a cor da luz observada no referencial S', consulte a tabela a seguir, que relaciona as cores percebidas com seus respectivos intervalos de comprimento de onda. Cor λ (nm) Violeta 380–440 nm Azul 440–495 nm Verde 495–540 nm Amarelo 540–580 nm Laranja 580–620 nm Vermelho 620–780 nm. Dado: ???? = 3 × 108 ????/????. Assinale a alternativa que corresponde à cor da luz detectada no referencial S'.

A) Azul.
B) Vermelha.
C) Verde.
D) Laranja.
E) Amarelo.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver essa questão, precisamos entender o efeito Doppler e como ele afeta o comprimento de onda da luz emitida por uma fonte em movimento em relação a um observador. 1. Identificação do movimento: A fonte luminosa está se movendo em relação ao detector. Como a velocidade da fonte é positiva (0,55c), isso indica que a fonte está se afastando do detector. 2. Efeito Doppler para luz: Quando uma fonte de luz se afasta do observador, o comprimento de onda da luz percebida aumenta (desvio para o vermelho). Isso significa que a luz emitida com um comprimento de onda de 500 nm será percebida com um comprimento de onda maior. 3. Cálculo do novo comprimento de onda: Para calcular o novo comprimento de onda, podemos usar a fórmula do efeito Doppler para luz: \[ \lambda' = \lambda \left(1 + \frac{v}{c}\right) \] onde: - \(\lambda\) é o comprimento de onda original (500 nm), - \(v\) é a velocidade da fonte (0,55c), - \(c\) é a velocidade da luz. Substituindo os valores: \[ \lambda' = 500 \, \text{nm} \left(1 + 0,55\right) = 500 \, \text{nm} \times 1,55 = 775 \, \text{nm} \] 4. Identificação da cor: Agora, precisamos verificar em qual intervalo de comprimento de onda 775 nm se encaixa. Consultando a tabela: - Violeta: 380–440 nm - Azul: 440–495 nm - Verde: 495–540 nm - Amarelo: 540–580 nm - Laranja: 580–620 nm - Vermelho: 620–780 nm 775 nm está dentro do intervalo do vermelho (620–780 nm). Portanto, a cor da luz detectada no referencial S' é: B) Vermelha.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 01 – Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir: I. A autora justifica por que escreve elencando uma série de inaptidões suas. II. Assim como para quem fabrica guarda-chuvas, atende em consultórios ou limpa vidraças, a morte não será benéfica para a autora. III. A escrita ajudou a autora, ao longo dos anos, a livrar-se de coisas que a oprimiam. Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I e III.
E) Apenas II e III.

QUESTÃO 03 – Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 01, 04 e 26.

A) à – a – a
B) à – a – à
C) à – à – a
D) a – à – à
E) a – a – à

QUESTÃO 04 – Considerando a palavra “ônus” (l. 12), analise as assertivas a seguir: I. Trata-se de um substantivo masculino que é antônimo de “sobrecarga”. II. A partir da palavra “ônus”, pode-se formar o adjetivo “oneroso”, que mantém com ela relações de proximidade de sentido. III. Um sinônimo possível para a palavra é “custo”. Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I e III.
E) Apenas II e III.

QUESTÃO 07 – No bojo da Resolução CNE/CP nº 1/2021, encontram-se os princípios norteadores das diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Sobre esses princípios, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Entre os princípios da EPT, encontra-se o respeito constitucional ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
B) Articulação com o desenvolvimento socioeconômico e os arranjos produtivos locais é um dos princípios da EPT.
C) Os princípios da EPT elencam valores tradicionalmente reconhecidos como importantes na construção do ensino, o que exclui a promoção da inovação.
D) O rol de princípios da EPT descritos na Resolução tem amplo escopo temático, tratando de questões que vão desde estímulo à pesquisa até necessidades de pessoas com deficiência.
E) Os princípios da EPT reconhecem identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas, populações do campo, imigrantes e itinerantes.

QUESTÃO 08 – Considerando o que dispõe a Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Atendente pessoal é a pessoa, membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
II. Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
III. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
A) Todas as assertivas estão corretas.
B) Todas as assertivas estão incorretas.
C) Apenas a assertiva I está correta.
D) Apenas a assertiva II está correta.
E) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

QUESTÃO 09 – Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, tendo por referência a Lei nº 12.772/2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal: I. A Carreira de Magistério Superior é uma das carreiras previstas no Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. PORQUE II. O desenvolvimento na Carreira de Magistério Superior ocorrerá mediante progressão funcional e promoção. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO 17 – A Lei nº 14.533/2023 institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), estruturada a partir da articulação entre programas, projetos e ações de diferentes entes federados, áreas e setores governamentais, a fim de potencializar os padrões e incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis. A PNED apresenta os seguintes eixos estruturantes e objetivos, EXCETO:

A) Inclusão digital.
B) Educação digital escolar.
C) Capacitação e especialização digital.
D) Ferramentas de diagnóstico.
E) Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

QUESTÃO 21 – No contexto da física, os termos "princípio" e "lei" são comumente usados para descrever enunciados ou equações em várias áreas. No entanto, esses termos possuem significados distintos. Qual é a principal diferença entre um princípio e uma lei na física?

A) Um princípio é uma proposição fundamental que não requer demonstração, enquanto uma lei é uma proposição demonstrada dentro de um sistema teórico específico.
B) Um princípio é uma proposição demonstrada dentro de um sistema teórico específico, enquanto uma lei é uma proposição fundamental que não requer demonstração.
C) Um princípio é uma proposição que descreve conceitos teóricos, enquanto uma lei descreve relações matemáticas entre grandezas físicas.
D) Um princípio é uma proposição que se aplica apenas à física clássica, enquanto uma lei se aplica apenas à física quântica.
E) Um princípio é uma proposição que é constantemente revisada e atualizada com base em novas descobertas, enquanto uma lei é uma proposição estática que nunca muda.

QUESTÃO 22 – Segundo Johnson-Laird, os seres humanos compreendem o mundo por meio da construção de modelos mentais, ou seja, os indivíduos traduzem fenômenos externos em modelos internos, de tal forma que raciocinam sobre e manipulam os símbolos presentes nestes realizando ações posteriormente. Para Johnson-Laird, um modelo mental é um guia de trabalho utilizado para predizer e explicar eventos mentalmente. Nesse contexto, alguns princípios para se compreender o que de fato é um modelo mental são: I. Modelos mentais são computáveis, ou seja, devem apresentar a possibilidade de ser descritos na forma de procedimentos a serem executados. II. Modelos mentais possuem “tamanhos” finitos. III. As estruturas dos modelos mentais são distintas das estruturas dos estados de coisas, visto que são construtos mentais daquilo que de fato representam. Quais estão corretas?

A) Apenas II.
B) Apenas III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

O enunciado científico de nível mais próximo ao status de 'fato', segundo Latour e Woolgar, é:

A) Os enunciados que dizem respeito a determinadas relações entre fenômenos ou variáveis, geralmente apresentados no fim dos artigos.
B) Os enunciados caracterizados como fatos adquiridos pela comunidade científica.
C) Os enunciados que contêm citações e referências, insistindo na generalidade dos dados e hipóteses a serem testadas posteriormente.
D) Os enunciados presentes nos textos que contêm enunciados sobre outros enunciados.
E) Os enunciados que fazem parte de um saber aceito, correntes em manuais científicos destinados a alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina