Logo Passei Direto
Buscar
A classificação da OMS deu grande impulso aos estudos sobre visão subnominal, principalmente na área médica. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:

A- Segundo os médicos oftalmologistas, a pessoa com cegueira é aquela que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ou execução de uma tarefa.
B- Os oftalmologistas consideram que o indivíduo com cegueira é aquele que apresenta diminuição das suas respostas auditivas, mesmo após tratamento e/ou correção óptica convencional.
C- Os médicos oftalmologistas passaram a se preocupar mais tanto com a visão funcional dos seus pacientes, quanto sobre a educação das pessoas com deficiência visual.
D- De acordo com o saber médico, o sujeito com cegueira tem acuidade visual maior que 6/ 18 à percepção de luz, ou um campo visual maior que 12 graus do seu ponto de fixação.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Segundo os médicos oftalmologistas, a pessoa com cegueira é aquela que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ou execução de uma tarefa. - Esta definição não é precisa, pois a cegueira implica em uma incapacidade significativa de usar a visão. B) Os oftalmologistas consideram que o indivíduo com cegueira é aquele que apresenta diminuição das suas respostas auditivas, mesmo após tratamento e/ou correção óptica convencional. - Esta afirmação confunde cegueira com problemas auditivos, o que não é correto. C) Os médicos oftalmologistas passaram a se preocupar mais tanto com a visão funcional dos seus pacientes, quanto sobre a educação das pessoas com deficiência visual. - Esta alternativa reflete uma preocupação crescente com a visão funcional e a inclusão, sendo uma afirmação correta. D) De acordo com o saber médico, o sujeito com cegueira tem acuidade visual maior que 6/18 à percepção de luz, ou um campo visual maior que 12 graus do seu ponto de fixação. - Esta definição é incorreta, pois a cegueira implica em uma acuidade visual muito mais baixa. Portanto, a alternativa correta é: C - Os médicos oftalmologistas passaram a se preocupar mais tanto com a visão funcional dos seus pacientes, quanto sobre a educação das pessoas com deficiência visual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3- Para Nunes, Saia e Tavares (2015, p. 1117) "convívio com a diferença é um esforço coletivo: família, escola, poder público, comunidade, todos precisam dar sua contribuição". Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É imprescindível refletir de forma alienada sobre a prática educativa voltada às crianças com deficiência, já que a atitude pessoal dos professores não interfere na qualificação do processo de ensino-aprendizagem. É também, fundamental, ampliar o acesso à educação elementar e desconsiderar trejeitos. Os professores devem compreender as diferentes formas de atender o aluno com deficiência visual. Até porque, o ser humano é um ser pronto, concluso, que vive de modo inalterado durante toda vida. ( ) Na educação, o processo de integração precisou de mais tempo para acontecer, passando por diversas fases, como a total negligência com a pessoa com deficiência, a fase de internação em asilos e abrigos, a fase da criação das escolas especiais com educação exclusiva para pessoas com deficiência, a fase da integração das pessoas em escolas regulares, mas somente até onde se achava possível, e o atual processo de inclusão em classes regulares nas escolas. ( ) A história da deficiência visual no Brasil abrange a criação dos institutos, do IBC que hoje se mantém como referência no Brasil. Abarca também, a história de Dorina Gouvêa, uma cega que com amigas criou um instituto com o intuito de produzir e distribuir livros em braile para pessoas com deficiência visual. A história também compreende como as legislações tratam sobre a deficiência visual, especialmente na educação, e como, ao longo do tempo, o olhar para estas pessoas se qualificou. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: NUNES, Sylvia da Silveira; SAIA, Ana Lucia; TAVARES, Rosana Elizete. Educação Inclusiva: Entre a História, os Preconceitos, a Escola e a Família. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 35, n. 4, p. 1106-1119, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1414- 98932015000401106&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2020.

A- F - V - F.
B- F - V - V.
C- V - V - F.
D- V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina