Logo Passei Direto
Buscar
Sobre motores elétricos, é INCORRETO afirmar: A corrente nos enrolamentos de armadura de um motor de corrente contínua é alternada. Os motores de corrente alternada podem ter rotor de polos lisos ou de polos salientes. A máquina síncrona é alimentada, ao mesmo tempo, em corrente contínua (CC) e alternada (CA). A máquina assíncrona é alimentada em corrente alternada (CA). O motor síncrono pode fazer a função de um capacitor.
User badge image
Laura Clara Perim

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações para identificar a que é INCORRETA: 1. A corrente nos enrolamentos de armadura de um motor de corrente contínua é alternada. - INCORRETA. Nos motores de corrente contínua, a corrente nos enrolamentos de armadura é contínua, não alternada. 2. Os motores de corrente alternada podem ter rotor de polos lisos ou de polos salientes. - CORRETA. Isso é verdade, pois motores de corrente alternada podem ter esses tipos de rotor. 3. A máquina síncrona é alimentada, ao mesmo tempo, em corrente contínua (CC) e alternada (CA). - CORRETA. A máquina síncrona utiliza corrente alternada para o estator e corrente contínua para o rotor. 4. A máquina assíncrona é alimentada em corrente alternada (CA). - CORRETA. Isso é verdade, pois a máquina assíncrona (ou motor de indução) é alimentada por corrente alternada. 5. O motor síncrono pode fazer a função de um capacitor. - CORRETA. Em algumas aplicações, motores síncronos podem atuar como compensadores de potência reativa, similar a capacitores. Portanto, a afirmação INCORRETA é: A corrente nos enrolamentos de armadura de um motor de corrente contínua é alternada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como controlar a velocidade de um motor CC?
Alterando a tensão de armadura
Alterando a Corrente de armadura
Invertendo a polaridade da armadura
Alterando a tensão do campo
Alterando a Corrente de pico

A modulação PWM caracteriza-se por variar a

Largura de pulsos proporcionalmente à amplitude da informação analógica.

Largura de pulsos proporcionalmente à frequência da informação analógica.

Frequência de uma portadora senoidal proporcionalmente à frequência da informação digital.

Amplitude de uma portadora senoidal proporcionalmente à amplitude da informação analógica.

Amplitude de impulsos proporcionalmente à frequência da informação digital

Em relação aos tiristores, é CORRETO afirmar que:
O tiristor possui quatro terminais: anodo, catodo, portador e gatilho.
O tiristor é um dispositivo semicondutor que opera em regime chaveado.
Os tiristores SCR e GTO possuem capacidade de corrente bidirecional.
A corrente de travamento é a corrente mínima para efetuar o bloqueio do tiristor.
O tiristor é formado por três camadas semicondutoras, alternadamente p-n-p.

Sistemas de comunicação utilizam variados métodos que permitem a transmissão de dados através de técnicas de modulação digital. Existe uma técnica que consiste basicamente em variar a largura do pulso da portadora, proporcionalmente ao sinal modulante, que é conhecida por:
PCM
Amplificador
FSK
PWM

Inversores de frequência estão cada vez mais comuns em aplicações de motores de corrente alternada e contribuem para a economia de energia na operação de aparelhos com esse tipo de motor, como aparelhos de ar-condicionado.
Entre as partes que compõem o inversor de frequência, aquela que realiza, mediante uma ponte de diodos em onda completa, a retificação da tensão AC que alimenta o inversor é denominada de:
Inversor escalar.
Bloco do retificador.
Auto-boost.
Inversor de potência.
Circuito de proteção.

As fontes chaveadas têm sido usadas nos mais diversos aparelhos elétricos/eletrônicos, pois são mais leves e mais eficientes que as fontes lineares. Exemplos de fontes chaveadas, que utilizam conversores com modulação por largura de pulso (PWM), podem ser observados nas figuras. Considerando as fontes chaveadas PWM, assinale a afirmativa correta.
Considerando o mesmo valor da fonte de alimentação (Vs) para ambos conversores, o diodo de ambos conversores estará submetido à mesma tensão em regime permanente.
A Figura 2 apresenta o conversor CC/CA chaveado, também conhecido por conversor Boost.
A Figura 1 apresenta o conversor CC/CC chaveado, também conhecido por conversor Boost.
Conversores CC/CC chaveados são mais eficientes que as fontes lineares principalmente porque as perdas nas chaves são muito menores.
Em sistemas fotovoltaicos em que a tensão dos painéis é de aproximadamente 22 Vcc; para se carregar uma bateria de 12 Vcc é mais adequado utilizar o conversor da Figura 2.

Dadas as afirmativas a seguir, referentes a conversores sintetizados a partir de dispositivos semicondutores de potência, está correta:
Entre as aplicações do inversor CC-CC, a mais importante é no controle de velocidade de máquinas de corrente alternada.
A composição em série de um retificador não-controlado, um filtro e um conversor CC-CA a transistor permite o controle da velocidade de um motor de CC.
No conversor CC-CC que utiliza a técnica de modulação por largura de pulsos (PWM), o controle da tensão de saída é feito por meio da variação do duty cycle.
Apenas por meio de técnica de modulação em largura de pulso (PWM), conseguimos controlar potência de motores de indução.
Os conversores CC-CC são circuitos estáticos que convertem potência CC em potência CA com a frequência e a tensão (ou a corrente) de saídas desejadas, bem como convertem tensão CC constante em tensão CC variável.

Mais conteúdos dessa disciplina