Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Com base no conteúdo da Rota de Aprendizagem Aula 5, na disciplina de Geografia: teorias e metodologias nos anos iniciais do ensino fundamental, sobre Brasil e suas diversas regionalizações na década de 1940, é correto afirmar que:

I. ( ) A regionalização vai de encontro ao conhecimento e intervenção no território, sendo, portanto, contrária e irrelevante para órgãos de planejamento e administração.

II. ( ) O IBGE é uma instituição polêmica para o exercício da cidadania, pois dissemina dados e informações para população e contribui para identificação dos limites regionais que serão cobrados pelos estados.

III. ( ) A capital do Brasil agora localizada no centro oeste, já esteve na região S

User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A regionalização vai de encontro ao conhecimento e intervenção no território, sendo, portanto, contrária e irrelevante para órgãos de planejamento e administração. Falso. A regionalização é fundamental para o planejamento e a administração, pois ajuda a entender as características e necessidades de diferentes áreas. II. O IBGE é uma instituição polêmica para o exercício da cidadania, pois dissemina dados e informações para a população e contribui para a identificação dos limites regionais que serão cobrados pelos estados. Verdadeiro. O IBGE realmente desempenha um papel importante na disseminação de informações e na definição de limites regionais. III. A capital do Brasil agora localizada no centro-oeste, já esteve na região S. Falso. A capital do Brasil, Brasília, foi construída no Centro-Oeste e não esteve localizada na região Sul. Com base nas análises, apenas a afirmativa II é verdadeira. Portanto, não há uma alternativa que contenha todos os itens verdadeiros, mas a única correta é a II. Se precisar de mais informações ou esclarecimentos, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Encaminhamentos metodológicos para o Ensino de Geografia sobre a utilização de filmes cinematográficos no ensino da Geografia, relacione os três filtros sugeridos por Barbosa para se realizar a leitura das imagens cinematográficas em uma perspectiva geográfica ao que cada um deles se refere:

1. Análise da autenticidade das paisagens representadas.
2. Análise do etnocentrismo e dos arquétipos de figuração.
3. Análise da subjetividade do autor na narração e da escolha dos enquadramentos do espaço representado.

( ) Nenhum filme é neutro ou imparcial em virtude de sua produção estar vinculada às proposições de um modelo estético da trama ou mesmo das exigências mercantis de a quem a produz. O modo como o filme é realizado traduz determinadas concepções de mundo, evidenciando como o espaço pode ser um atributo que veicula representações e ideologias. Cenas no topo de edifícios, ou seja, nos grandes edifícios, por exemplo, é onde os acontecimentos tendem a ser mais velozes; é onde as decisões mais importantes são tomadas e é onde as pessoas importantes residem ou trabalham. Por outro lado, no plano horizontal, está a vida cotidiana, alheia a tudo isso em razão das suas ocupações 'banais'.
( ) Nem sempre as imagens presentes nos filmes são realmente aquilo que se está representando, por isso, é preciso ter cautela ao utilizá-las como exemplos da realidade.
( ) Este filtro se refere à análise dos estereótipos e clichês empregados na reprodução de concepções pretensamente homogeneizadoras do mundo. Em alguns filmes, por exemplo, os africanos são vistos como expressões de atraso, subdesenvolvimento, pobreza e barbárie.

Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

E 3 – 1 – 2

Mais conteúdos dessa disciplina