Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da História da República no Brasil, marque a alternativa CORRETA. A) O projeto de instituição de uma República Federativa já estava presente no cenário político do Primeiro Reinado (1822-1831), assim como no período das regências (1831-1840), bem antes de 15 de novembro de 1879. B) A apologia da República como forma de governo foi fomentada pela Constituição de 1824, pela Lei de Imprensa de 1830 e pelo Código de Processo Criminal de 1832. Esses aparatos legais explicam a utilização de vários recursos para definir ou louvar a República. C) O tema da República ganharia novo impulso na década de 1870, com a divulgação do Manifesto Republicano no Rio de Janeiro. O documento aclamava as instituições políticas do Império, o Poder Moderador e o caráter vitalício do Senado. D) Curiosamente, o argumento em prol da instauração da República no Brasil não recaía na história ou no passado, mas sim na geografia, ou seja, no pertencimento ao continente americano.

A) O projeto de instituição de uma República Federativa já estava presente no cenário político do Primeiro Reinado (1822-1831), assim como no período das regências (1831-1840), bem antes de 15 de novembro de 1879.
B) A apologia da República como forma de governo foi fomentada pela Constituição de 1824, pela Lei de Imprensa de 1830 e pelo Código de Processo Criminal de 1832. Esses aparatos legais explicam a utilização de vários recursos para definir ou louvar a República.
C) O tema da República ganharia novo impulso na década de 1870, com a divulgação do Manifesto Republicano no Rio de Janeiro. O documento aclamava as instituições políticas do Império, o Poder Moderador e o caráter vitalício do Senado.
D) Curiosamente, o argumento em prol da instauração da República no Brasil não recaía na história ou no passado, mas sim na geografia, ou seja, no pertencimento ao continente americano.
User badge image
EnfermagemEmFoco

ano passado

prv 4
19 pág.

Instituto CENES

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O projeto de instituição de uma República Federativa já estava presente no cenário político do Primeiro Reinado (1822-1831), assim como no período das regências (1831-1840), bem antes de 15 de novembro de 1879. - Esta afirmação é verdadeira, pois já havia discussões sobre a república antes da Proclamação da República em 1889. B) A apologia da República como forma de governo foi fomentada pela Constituição de 1824, pela Lei de Imprensa de 1830 e pelo Código de Processo Criminal de 1832. Esses aparatos legais explicam a utilização de vários recursos para definir ou louvar a República. - A Constituição de 1824 era monárquica e não fomentava a república. C) O tema da República ganharia novo impulso na década de 1870, com a divulgação do Manifesto Republicano no Rio de Janeiro. O documento aclamava as instituições políticas do Império, o Poder Moderador e o caráter vitalício do Senado. - O Manifesto Republicano criticava o Império e não o aclamava. D) Curiosamente, o argumento em prol da instauração da República no Brasil não recaía na história ou no passado, mas sim na geografia, ou seja, no pertencimento ao continente americano. - Essa afirmação é um tanto simplista e não reflete os argumentos históricos que foram utilizados. Após essa análise, a alternativa correta é a) O projeto de instituição de uma República Federativa já estava presente no cenário político do Primeiro Reinado (1822-1831), assim como no período das regências (1831-1840), bem antes de 15 de novembro de 1879.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

prv 4
19 pág.

Instituto CENES

Mais perguntas desse material

Com relação à avaliação da aprendizagem, afirma-se: I. Uma instituição de ensino é um ambiente privilegiado para a produção de conhecimentos e valores que permitam compreender a sociedade e a organização da ação educacional buscando equidade, autonomia e a inclusão dos indivíduos na vida cidadã. Desse modo, é importante enfocar a avaliação da aprendizagem como um processo contínuo de investigação que pretende interpretar conhecimentos, habilidades e atitudes dos educandos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, para que existam condições para definir alternativas de planejamento do trabalho pedagógico. II. Ao contrário do que preconiza uma avaliação emancipatória, o termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como fazer prova, atribuir nota, repetir ou passar de ano. Essa associação resulta de uma concepção pedagógica ultrapassada, mas tradicionalmente dominante, na qual a educação é concebida como transmissão e memorização de informações prontas e o aluno é visto como passivo e receptivo. Em consequência, a avaliação se restringe a medir o acúmulo de informações. Nessa abordagem, em que educar se confunde com informar, a avaliação assume um caráter seletivo e competitivo. III. A escola não pode estar desvinculada da vida, do mundo que a rodeia, mas tem de estar em sintonia com a comunidade e com o tempo presente. Assim, uma escola responsável não ensina a memorizar, mas a refletir, fazer relações entre dados e informações, construir conhecimentos, desafiar o senso comum, aprender a pesquisar, trocar ideias. Está(ão) correta(s) APENAS:

A) As afirmativas I e III.
B) As afirmativas I e II.
C) As afirmativas II e III.
D) As afirmativas I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina