Logo Passei Direto
Buscar
Sobre esse tema, avalie as assertivas a seguir: I. Os “problemas geográficos” levantados a partir do contexto da criança possibilitam respeitar seu processo de expansão do horizonte geográfico. II. Problematizar a partir do de lugares como casa, rua, escola, templo ou espaço religioso, pode ampliar o conceito de lugar, que diz respeito aos laços afetivos e identitários que unem as pessoas aos seus espaços de vivência. III. A escola como “problema geográfico” deve ser tema tratado apenas no 2.º ano, pois não é necessário abordar a origem de um espaço para relacioná-lo com outros espaços. IV. Temas devidamente contextualizados e problematizados permitem que a criança pense e sinta o espaço em que vive e, ao mesmo tempo, compreenda o mundo contemporâneo.

A) II e IV.
B) I, III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 11 meses

prv 4
19 pág.

Instituto CENES

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada assertiva: I. Os “problemas geográficos” levantados a partir do contexto da criança possibilitam respeitar seu processo de expansão do horizonte geográfico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois respeitar o contexto da criança é fundamental para seu aprendizado geográfico. II. Problematizar a partir de lugares como casa, rua, escola, templo ou espaço religioso pode ampliar o conceito de lugar, que diz respeito aos laços afetivos e identitários que unem as pessoas aos seus espaços de vivência. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois aborda a importância dos laços afetivos e identitários. III. A escola como “problema geográfico” deve ser tema tratado apenas no 2.º ano, pois não é necessário abordar a origem de um espaço para relacioná-lo com outros espaços. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a escola e sua origem podem ser discutidas em diferentes níveis de ensino e são relevantes para a compreensão geográfica. IV. Temas devidamente contextualizados e problematizados permitem que a criança pense e sinta o espaço em que vive e, ao mesmo tempo, compreenda o mundo contemporâneo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois enfatiza a importância da contextualização no aprendizado. Com base nas análises, as assertivas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

prv 4
19 pág.

Instituto CENES

Mais perguntas desse material

Com relação à avaliação da aprendizagem, afirma-se: I. Uma instituição de ensino é um ambiente privilegiado para a produção de conhecimentos e valores que permitam compreender a sociedade e a organização da ação educacional buscando equidade, autonomia e a inclusão dos indivíduos na vida cidadã. Desse modo, é importante enfocar a avaliação da aprendizagem como um processo contínuo de investigação que pretende interpretar conhecimentos, habilidades e atitudes dos educandos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, para que existam condições para definir alternativas de planejamento do trabalho pedagógico. II. Ao contrário do que preconiza uma avaliação emancipatória, o termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como fazer prova, atribuir nota, repetir ou passar de ano. Essa associação resulta de uma concepção pedagógica ultrapassada, mas tradicionalmente dominante, na qual a educação é concebida como transmissão e memorização de informações prontas e o aluno é visto como passivo e receptivo. Em consequência, a avaliação se restringe a medir o acúmulo de informações. Nessa abordagem, em que educar se confunde com informar, a avaliação assume um caráter seletivo e competitivo. III. A escola não pode estar desvinculada da vida, do mundo que a rodeia, mas tem de estar em sintonia com a comunidade e com o tempo presente. Assim, uma escola responsável não ensina a memorizar, mas a refletir, fazer relações entre dados e informações, construir conhecimentos, desafiar o senso comum, aprender a pesquisar, trocar ideias. Está(ão) correta(s) APENAS:

A) As afirmativas I e III.
B) As afirmativas I e II.
C) As afirmativas II e III.
D) As afirmativas I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina