Logo Passei Direto
Buscar

Fisioterapia

Colégio Objetivo
A síndrome de burnout, tão comum entre os profissionais da área da saúde, caracteriza-se por apresentar:

a) humor deprimido, acentuada diminuição do interesse ou prazer nas atividades, perda ou ganho significativo de peso, bem como diminuição ou aumento do apetite, insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor, fadiga ou perda de energia, e sentimento de inutilidade ou culpa excessiva, bem como capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se, indecisão, e pensamentos de morte recorrentes, não necessariamente associados ao ambiente de trabalho.
b) tensão emocional crônica, afetando principalmente o campo profissional, e que envolve os componentes da exaustão emocional, despersonalização e a diminuição do envolvimento pessoal no trabalho devido ao esgotamento.
c) ansiedade e preocupação excessivas, ocorrendo na maioria dos dias, sendo muito difícil alcançar o controle da preocupação, caracterizada por inquietação, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono, causando sofrimento clinicamente significativo.
d) estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo, ou seja um estado de tensão patogênico do organismo. O desequilíbrio ocorre quando a pessoa necessita responder a alguma demanda que ultrapassa sua capacidade adaptativa, sendo que a fonte de tensão pode ser externa ao próprio organismo, ou interna, como uma autocobrança, não necessariamente relacionada às relações de trabalho.
User badge image
estudandofisioterapia

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A síndrome de burnout é uma condição que afeta principalmente profissionais que lidam com estresse intenso e prolongado, especialmente na área da saúde. Ela se caracteriza por três componentes principais: exaustão emocional, despersonalização e diminuição do envolvimento pessoal no trabalho. Analisando as alternativas: a) Descreve sintomas de depressão, que não são específicos da síndrome de burnout. b) Fala sobre a tensão emocional crônica e menciona os componentes da exaustão emocional, despersonalização e diminuição do envolvimento, que são características centrais da síndrome de burnout. c) Refere-se a sintomas de ansiedade, que não são específicos da síndrome de burnout. d) Descreve um estado de tensão, mas não aborda os componentes específicos da síndrome de burnout. Portanto, a alternativa correta que melhor caracteriza a síndrome de burnout é: b) tensão emocional crônica, afetando principalmente o campo profissional, e que envolve os componentes da exaustão emocional, despersonalização e a diminuição do envolvimento pessoal no trabalho devido ao esgotamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina