Logo Passei Direto
Buscar
No período entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, consolidou-se, na Europa, notadamente na Alemanha e na Itália, os chamados regimes totalitários, denominados, respectivamente, Nazismo e Fascismo. Nos regimes totalitários podemos observar que

A) a ação do Estado se deu sempre no sentido de anular a dimensão individual dos cidadãos e de procurar integrá-los à nação em um corpo comum.
B) o Estado existia em função do cidadão, dando-lhe autonomia plena em todas as suas ações e decisões.
C) havia sempre um equilíbrio entre os interesses do Estado e os do cidadão.
D) houve o pleno desenvolvimento do pluripartidarismo democrático em oposição ao sistema de partido único.
User badge image
Desafios para Aprender

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas sobre os regimes totalitários, especificamente o Nazismo e o Fascismo, que se caracterizam pela centralização do poder e pela supressão das liberdades individuais. A) A ação do Estado se deu sempre no sentido de anular a dimensão individual dos cidadãos e de procurar integrá-los à nação em um corpo comum. - Esta alternativa está correta, pois os regimes totalitários buscavam a homogeneização da sociedade e a subordinação do indivíduo ao Estado. B) O Estado existia em função do cidadão, dando-lhe autonomia plena em todas as suas ações e decisões. - Esta alternativa está incorreta, pois os regimes totalitários não promoviam a autonomia do cidadão. C) Havia sempre um equilíbrio entre os interesses do Estado e os do cidadão. - Esta alternativa também está incorreta, já que os interesses do Estado prevaleciam sobre os do cidadão. D) Houve o pleno desenvolvimento do pluripartidarismo democrático em oposição ao sistema de partido único. - Esta alternativa é falsa, pois os regimes totalitários geralmente estabeleciam um sistema de partido único, eliminando a concorrência política. Portanto, a alternativa correta é: A) a ação do Estado se deu sempre no sentido de anular a dimensão individual dos cidadãos e de procurar integrá-los à nação em um corpo comum.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tomando por base o Movimento dos Sem Terra (MST), assinale a alternativa que está em desacordo com o seu pensamento.

A) Reforma agrária — A nação, por meio do Estado, do Governo, das Leis e da Organização de seu povo, deve zelar, permanentemente, pela soberania, pelo patrimônio coletivo e pela saúde ambiental. É preciso realizar uma ampla Reforma agrária, com caráter popular, para garantir acesso à terra para todos os que nela trabalham.
B) Saúde Pública — O Estado deve garantir e defender a saúde de toda a população, implementando políticas públicas de soberania, segurança alimentar, de condições de vida dignas, como medidas preventivas às doenças. O sistema de saúde pública (SUS) deve ser ampliado e melhorado, combinando com o Programa de Saúde da Família (PSF) preventivo, incluindo o atendimento médico-odontológico e de enfermagem.
C) Desenvolvimento — As políticas de desenvolvimento da economia devem estar baseadas, fundamentalmente, nos interesses de melhoria das condições de vida de toda a população, em especial da população mais pobre. Sua missão é produzir bens que eliminem o grau de pobreza e a desigualdade social existentes em nosso país. A organização da produção deve buscar, em primeiro lugar, o atendimento das necessidades básicas de toda a população brasileira. Por isso, lutamos por uma economia que estimule a produção de bens e possibilite a eliminação da pobreza e da desigualdade social existentes em nosso país. A organização da produção deve buscar, em primeiro lugar, o atendimento das necessidades básicas de toda a população brasileira. Por isso, lutamos por uma economia que estimule a produção de bens e possibilite a eliminação da pobreza e da desigualdade social e que privilegie o trabalho e a qualidade de vida do povo brasileiro, com crescimento e distribuição de renda, valorizando uma economia mais justa e solidária.
D) Diversidade Étnica — Queremos ser uma sociedade que viva harmonicamente com sua diversidade étnica e cultural, com oportunidade desiguais para todos os brasileiros, sem democracia econômica, social, política e cultural, como já determinou a Constituição Brasileira, mas é ignorada na realidade da economia e na prática dos três poderes constituídos.