Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Leia o fragmento de texto: “Como entender os apelos de Deus em uma sociedade secularista e relativista na qual a dimensão do transcende desaparece do ser humano aos poucos? Os temas escatológicos vão sendo substituídos por questões da razão ou por necessidades pragmáticas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Rivael de Jesus, Escatologia sentido da vida e esperança. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 42. Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Escatologia sentido da vida e esperança, sobre a escatologia e a piedade popular, é correto afirmar que:

A Atualmente a maioria das famílias acompanham um enfermo até o último momento de vida.
B O contato com o sagrado está limitado ao tempo, Jesus vai manifestar o tempo Cronos com o anúncio do Reino de Deus.
C As unidades intensivas de tratamento para pessoas com doenças terminais em um ambiente “quentinho” e de esperança.
D No mundo da técnica e da sociedade pós-moderna, relativizada, o mundo real prevalece sobre o virtual.
E No ser humano, existe uma procura para-transcendente. Sempre haverá alguém que vai indagar-se sobre o sentido da existência.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto do fragmento e os temas de escatologia e a busca pelo sentido da vida. A) Atualmente a maioria das famílias acompanham um enfermo até o último momento de vida. - Essa afirmação pode ser verdadeira, mas não aborda diretamente a questão da escatologia ou da busca pelo transcendente. B) O contato com o sagrado está limitado ao tempo, Jesus vai manifestar o tempo Cronos com o anúncio do Reino de Deus. - Essa opção parece confusa e não reflete a ideia de uma busca pelo transcendente. C) As unidades intensivas de tratamento para pessoas com doenças terminais em um ambiente “quentinho” e de esperança. - Embora mencione um ambiente de esperança, não se relaciona diretamente com a escatologia ou a busca pelo sentido. D) No mundo da técnica e da sociedade pós-moderna, relativizada, o mundo real prevalece sobre o virtual. - Essa afirmação é interessante, mas não aborda diretamente a questão da escatologia ou da busca pelo sentido da vida. E) No ser humano, existe uma procura para-transcendente. Sempre haverá alguém que vai indagar-se sobre o sentido da existência. - Esta opção se alinha perfeitamente com a ideia de que, mesmo em uma sociedade secularista e relativista, a busca pelo sentido e pelo transcendente continua presente. Portanto, a alternativa correta é: E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Significa que a escatologia tradicional estava marcada por um forte apego pelo momento. B Significa que o que importava para a escatologia era apenas a salvação da alma e nada além disso. C O éschaton já se inseriu no tempo e na história, mas ainda não foi realizado plenamente. Comentário: Esta é a alternativa correta porque “A visão anterior ao Concílio Vaticano II revelava, no conjunto da história, no campo da teologia, algo que foi acrescido pelo campo da exegese, em que a escatologia deixa de ser notada como tratado último, ou apêndice da teologia dogmática. Mas nasce com um novo movimento dialético, um já e o ainda não. Dessa forma, o éschaton já se inseriu no tempo e na história, mas ainda não foi realizado plenamente. Nesse contexto, vemos a novidade de um pensar terreno em que o tempo torna-se aspecto importante para a compreensão da escatologia.” (livro-base, p. 39, 40) D A escatologia, éschaton, pensa apenas no presente, um já, não dando importância para o futuro, ainda não. E Um já e o ainda não é o mundo que tem diante dos olhos, de toda a família humana com a totalidade das coisas, o teatro da história do gênero humano.

A Significa que a escatologia tradicional estava marcada por um forte apego pelo momento.
B Significa que o que importava para a escatologia era apenas a salvação da alma e nada além disso.
C O éschaton já se inseriu no tempo e na história, mas ainda não foi realizado plenamente.
D A escatologia, éschaton, pensa apenas no presente, um já, não dando importância para o futuro, ainda não.
E Um já e o ainda não é o mundo que tem diante dos olhos, de toda a família humana com a totalidade das coisas, o teatro da história do gênero humano.

Mais conteúdos dessa disciplina