Logo Passei Direto
Buscar
Com base no decreto-lei 200/1967, podemos afirmar que: Analise as sentenças a seguir: I- Conseguiu implementar a reforma administrativa tão esperada com a aprovação de um plano de carreira para o servidor público federal. II- Falhou como tentativa de reforma administrativa porque ocasionou consequências inesperadas, como a continuação de práticas patrimonialistas, ao permitir a contratação de empregados sem o devido concurso público, e o não desenvolvimento de carreiras para os administradores. III- Abordou novos temas de caráter substantivo para o debate: sobre os direitos sociais, a participação popular nas decisões sobre políticas públicas, a valorização do Município como ente federado dotado de responsabilidades e direitos novos, entre outros. Assinale a alternativa correta:

A A sentença II está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
User badge image
PublicoGestor

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Conseguiu implementar a reforma administrativa tão esperada com a aprovação de um plano de carreira para o servidor público federal. Falso. O Decreto-Lei 200/1967 não conseguiu implementar efetivamente um plano de carreira para os servidores públicos federais, embora tenha tentado. II- Falhou como tentativa de reforma administrativa porque ocasionou consequências inesperadas, como a continuação de práticas patrimonialistas, ao permitir a contratação de empregados sem o devido concurso público, e o não desenvolvimento de carreiras para os administradores. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o decreto realmente permitiu a continuidade de práticas patrimonialistas e não desenvolveu adequadamente as carreiras. III- Abordou novos temas de caráter substantivo para o debate: sobre os direitos sociais, a participação popular nas decisões sobre políticas públicas, a valorização do Município como ente federado dotado de responsabilidades e direitos novos, entre outros. Falso. Embora o decreto tenha trazido algumas inovações, não se pode afirmar que abordou de forma substancial esses temas, especialmente no que diz respeito à participação popular e valorização do Município. Com base nessa análise, a única sentença correta é a II. Portanto, a alternativa correta é: A) A sentença II está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É através da história que conhecemos os fatos passados e compreendemos o presente. Nesse sentido, existem períodos da história da administração pública no Brasil, que viabilizam uma compreensão peculiar das transformações mais recentes pelas quais passou a administração pública nos últimos tempos. Considerando os problemas da periodização, podemos afirmar que: Analise as sentenças a seguir: I- A construção do Estado nacional tem como marco a chegada da família real ao Rio de Janeiro. II- Burocratização do Estado nacional é marcado pelo início do Governo Vargas, momento de profundas mudanças na economia, na sociedade e sobretudo no Estado brasileiro. III- O nacional-desenvolvimentismo, período de continuação do Governo Vargas, fase de acentuação de algumas características e atenuação de outras, com objetivo de acelerar a modernização com ênfase na ação supletiva e promocional do Estado. IV- A modernização autoritária tem como marco a ascensão e queda do regime militar, manteve o projeto modernizante e intensificou a presença do Estado na economia, centralização e o viés Tecnocrático das decisões. V- A era do gerencialismo, foi marcada pela estabilização econômica, ajuste estrutural, abertura econômica e reformas de cunho gerencialista.


Para que a modernização da administração pública seja viável, é preciso compreender o contexto em que tais processos de mudanças são implementados. Para tanto, é necessário que o gestor público compreenda os conceitos relativos à eficiência, eficácia e efetividade como os três pilares dos modelos de Gestão Pública. Tendo como referência esses três pilares de Modelos de Gestão Pública, assinale com V para verdadeiro e F para Falso nas sentenças a seguir: ( ) A eficácia, por ser um princípio que faz parte da Constituição Federal e está diretamente ligado ao uso de recursos e à redução de custos nas Instituições. ( ) A ideia de efetividade se refere a objetivos mais amplos de equidade e de desenvolvimento econômico-social, promove a participação da sociedade na gestão governamental. ( ) A eficácia, ao se aproximar de resultados, se associa aos fins que se propõem as organizações para realização de objetivos de trabalho que ensejou a sua criação. ( ) Eficiência é a articulação entre meios e fins, a busca de redução de custos, a racionalidade no uso de recursos, além de ser um princípio constitucional explícito. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

a) V, F, V, V
b) F, V, F, V
c) V, V, F, V
d) V, F, F, V

Mais conteúdos dessa disciplina