Logo Passei Direto
Buscar
Em uma transformação termodinâmica sofrida por uma amostra de gás ideal, o volume e a temperatura absoluta variam como indica o gráfico a seguir, enquanto a pressão se mantém igual a 20 N/m2. Sabendo-se que nessa transformação o gás absorve 250 J de calor, pode-se afirmar que a variação de sua energia interna é de

a) 100 J.
b) 150 J.
c) 250 J.
d) 350 J.
e) 400 J.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para resolver essa questão, podemos usar a primeira lei da termodinâmica, que é expressa pela equação: \[ \Delta U = Q - W \] onde: - \(\Delta U\) é a variação da energia interna, - \(Q\) é o calor absorvido pelo sistema, - \(W\) é o trabalho realizado pelo sistema. Dado que o gás absorve 250 J de calor (\(Q = 250 J\)) e a pressão se mantém constante, podemos calcular o trabalho realizado pelo gás. Em uma transformação a pressão constante, o trabalho é dado por: \[ W = P \Delta V \] Como a pressão é constante (20 N/m²), precisamos saber a variação de volume (\(\Delta V\)) para calcular o trabalho. No entanto, como não temos o gráfico mencionado, não podemos determinar \(\Delta V\) diretamente. Se considerarmos que o trabalho realizado pelo gás é igual a 0 (ou seja, não há variação de volume), então: \[ W = 0 \] Assim, a variação da energia interna seria: \[ \Delta U = Q - W = 250 J - 0 = 250 J \] Portanto, a resposta correta é: c) 250 J.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aumentar a eficiência na queima de combustível dos motores à combustão e reduzir suas emissões de poluentes são a meta de qualquer fabricante de motores. É também o foco de uma pesquisa brasileira que envolve experimentos com plasma, o quarto estado da matéria e que está presente no processo de ignição. A interação da faísca emitida pela vela de ignição com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão liberadora de energia que, por sua vez, faz o motor funcionar. No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresenta como fator limitante
a) o tipo de combustível, fóssil, que utilizam. Sendo um insumo não renovável, em algum momento estará esgotado.
b) um dos princípios da termodinâmica, segundo o qual o rendimento de uma máquina térmica nunca atinge o ideal.
c) o funcionamento cíclico de todo os motores. A repetição contínua dos movimentos exige que parte da energia seja transferida ao próximo ciclo.
d) as forças de atrito inevitável entre as peças. Tais forças provocam desgastes contínuos que com o tempo levam qualquer material à fadiga e ruptura.
e) a temperatura em que eles trabalham. Para atingir o plasma, é necessária uma temperatura maior que a de fusão do aço com que se fazem os motores.

A partir dos resultados, a situação em que ocorre maior emissão de poluentes é aquela na qual o percurso é feito com o motor:

A) aquecido, em menores velocidades médias e em pista em declive.
B) aquecido, em maiores velocidades médias e em pista em aclive.
C) frio, em menores velocidades médias e em pista em declive.
D) frio, em menores velocidades médias e em pista em aclive.
E) frio, em maiores velocidades médias e em pista em aclive.

Mais conteúdos dessa disciplina