Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Para Laubach, o adulto não alfabetizado não deixa de ser uma pessoa instruída pelo fato de não saber ler e escrever. Ele só não teve acesso ao conhecimento formal. Para esse educador, promover a alfabetização é mudar a consciência da pessoa, reintegrando-a ao meio em que vive e colocando-a no mesmo plano de conhecimento de direitos humanos fundamentais. No Brasil, a primeira Campanha de Educação de Adultos, inspirada nos princípios do método Laubach, consistiu em um processo que contemplava: II.O curso primário, que era dividido em dois períodos de sete meses. IV.Etapa inicial, denominada ação em profundidade.

F, F, F, V
V, F, F, V
Correta: V, V, V, F
V, V, V, V
F, F, F, F
User badge image
Pedagogiando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as afirmações sobre a Campanha de Educação de Adultos inspirada nos princípios do método Laubach: 1. II. O curso primário, que era dividido em dois períodos de sete meses. - Essa afirmação é verdadeira (V). O curso primário realmente foi estruturado em períodos que visavam a alfabetização de adultos. 2. IV. Etapa inicial, denominada ação em profundidade. - Essa afirmação também é verdadeira (V). A ação em profundidade é uma abordagem que busca uma imersão no processo de alfabetização e conscientização. Agora, vamos classificar as sentenças: - Se ambas as afirmações II e IV são verdadeiras, a sequência correta seria V, V. Analisando as alternativas: - F, F, F, V - Falsa. - V, F, F, V - Falsa. - Correta: V, V, V, F - Falsa, pois não temos três afirmações verdadeiras. - V, V, V, V - Falsa, pois não temos quatro afirmações verdadeiras. - F, F, F, F - Falsa. Portanto, a sequência correta é V, V, mas nenhuma das alternativas apresentadas corresponde a essa classificação. Você precisa criar uma nova pergunta ou verificar as opções disponíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Tradicionalmente, a escola tem sido marcada em sua organização por critérios seletivos que têm como base a concepção da homogeneidade do ensino, dentro da qual alguns estudantes são rotulados. Esta concepção reflete um modelo caracterizado pela uniformidade na abordagem educacional do currículo: no material didático, no planejamento, numa aula, no conteúdo curricular, na atividade para todos em sala de aula. O estudante que não se enquadra nesta abordagem permanece à margem da escolarização, fracassa na escola, elevando a evasão. O não reconhecimento da heterogeneidade no aluno da EJA contribui para aprofundar as desigualdades educacionais ao invés de combatê-las. Portanto trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos exige que tipo de conduta por parte do educador? Assinale a seguir a proposição que apresenta como deve ser o olhar desse educador.

O trabalho com a EJA requer do educando muita descontração sobre as questões que possibilitem a continuidade do educando como um ser passivo, sem participação ativa na sociedade, já que até agora o mesmo se mantêm à margem dessa sociedade.
Correta: Trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos exige um olhar cuidadoso sobre as questões que podem interferir na motivação do educando em sala de aula, uma vez que um dos fatores que dificultam a aprendizagem encontra-se no fato de o aluno iniciar ou recomeçar a escolarização na fase adulta.
O trabalho com a EJA exige dos órgãos competentes o não reconhecimento da heterogeneidade no aluno da EJA e contribui para aprofundar as desigualdades educacionais ao invés de combatê-las.
Trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos não exige um olhar cuidadoso sobre as questões que podem interferir na motivação do educando em sala de aula, uma vez que um dos fatores que facilitam a aprendizagem encontra-se no fato de o aluno iniciar ou recomeçar a escolarização na fase adulta.
Trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos não requer do educador nem uma preocupação sobre as questões que podem interferir na motivação do educando em sala de aula, pois não há fatores que dificultam a aprendizagem.

Partindo desse pressuposto é correto dizer que: I. Muitos jovens e adultos ainda têm sido submetidos a um currículo adverso às suas especificidades histórico-culturais. Isso se dá, em grande parte, pela predominância de propostas curriculares baseadas na fragmentação do conhecimento, em uma perspectiva cientificista, excessivamente tecnicista e disciplinarista, que dificulta o estabelecimento de diálogos entre as experiências vividas, os saberes anteriormente construídos pelos educandos e os conteúdos escolares. II. A ação educativa deve estar comprometida com uma metodologia de ensino que favoreça a relação ação-reflexão-ação e que possibilite ao educando a compreensão de suas experiências e a construção do conhecimento. III. Ensinar exige disponibilidade para o diálogo, pois o sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura, com seu gesto, a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inclusão no permanente movimento da história. IV. Essa condição se conjuga ao que se defende sobre uma educação emancipadora, pois, na medida em que se apropria desses sujeitos todas as possibilidades de manifestação explicita na prática do diálogo, estabelece-se também um ciclo de independência e libertação em relação ao mundo que os cercam. V. Cada sujeito tem uma forma própria e singular de adquirir conhecimentos, através dos modos como atribui sentido às informações recebidas ganha condições de reproduzir os conhecimentos já existentes. Está correto o que se afirma apenas em:

I, II, III.
I, III.
Todas estão corretas.
II, III.
Todas estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina