Logo Passei Direto
Buscar
A Lei Brasileira de Inclusão afirma que garantir o acesso à informação e a comunicação de modo a efetivar a inclusão. Nesse sentido, há Leis e indicativos internacionais e nacionais de inclusão. Desta forma, analise as assertivas abaixo que se referem a Leis e indicativos nacionais:

I. A Constituição Federal de 1988 defende a educação como direito de todos e dever do Estado em oferecer o atendimento educacional especializado.

II. A Lei Brasileira de Inclusão (2015) instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, promovendo condições de igualdade, visando a inclusão social e cidadania.

III. Em 2005, Libras, foi incluída como disciplina curricular obrigatória nos cursos superiores destinados à formação de professores e no curso de Fonoaudiologia, sendo optativa nos demais cursos de educação superior e educação profissional.

IV. A resolução 02/2009, destaca a educação inclusiva, inclusão social e ampliação da participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, acessibilidade, ampliação das políticas de assistência social, prevenção das causas da deficiência, atenção à saúde e promoção do acesso, desenvolvimento e da inovação em tecnologia assistiva.

Assinale a alternativa correta:

a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II, III, IV e V estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. A Constituição Federal de 1988 defende a educação como direito de todos e dever do Estado em oferecer o atendimento educacional especializado. Verdadeiro, a Constituição realmente garante o direito à educação e menciona a necessidade de atendimento educacional especializado. II. A Lei Brasileira de Inclusão (2015) instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, promovendo condições de igualdade, visando a inclusão social e cidadania. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a Lei Brasileira de Inclusão realmente promove a inclusão social e a cidadania. III. Em 2005, Libras foi incluída como disciplina curricular obrigatória nos cursos superiores destinados à formação de professores e no curso de Fonoaudiologia, sendo optativa nos demais cursos de educação superior e educação profissional. Verdadeiro, essa informação está correta, pois a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi de fato incluída como obrigatória em determinados cursos. IV. A resolução 02/2009 destaca a educação inclusiva, inclusão social e ampliação da participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, acessibilidade, ampliação das políticas de assistência social, prevenção das causas da deficiência, atenção à saúde e promoção do acesso, desenvolvimento e da inovação em tecnologia assistiva. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a resolução realmente aborda esses temas. Com base na análise, todas as assertivas I, II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: c. Apenas I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As deficiências físicas podem ter diversas origens, uma delas é de origem muscular que está associada a degeneração progressiva da musculatura. O tipo mais comum é chamado de Distrofia Muscular Progressiva de Duchenne e possui duas etapas. Como essas fases se caracterizam? Assinale a alternativa correta.

a. (1) no início, por volta dos quatros anos, há um desequilíbrio da marcha, que aos poucos evolui para desvio na coluna, levando a criança ao uso de cadeira de rodas e (2) a partir dos vinte anos há um agravamento, por conta da perda de força.
b. (1) no início, por volta dos quatros anos, há um desequilíbrio da marcha, que aos poucos evolui para desvio na coluna e (2) a partir dos dez anos há um agravamento, por conta da perda de força, levando a criança começar a fazer o uso da cadeira de rodas.
c. (1) a criança já nasce com desequilíbrio da marcha, e que vai se manifestar quando a criança começa a andar e aos poucos evolui para desvio na coluna, levando a criança ao uso de cadeira de rodas e (2) a partir dos doze anos há um agravamento, por conta da perda de força.
d. (1) no início, por volta dos quatros anos, há um desequilíbrio da marcha, que aos poucos evolui para desvio na coluna, levando a criança ao uso de cadeira de rodas e (2) a partir dos dez anos há um agravamento, por conta da perda de força, levando a criança a óbito na adolescência.
e. (1) no início, por volta dos quatros anos, há um desequilíbrio da marcha, que aos poucos evolui para desvio na coluna, levando a criança ao uso de cadeira de rodas e (2) a partir dos dez anos há um agravamento, por conta da perda de força.

Mais conteúdos dessa disciplina