Logo Passei Direto
Buscar
A partir da década de 1980 empreendeu uma nova relação entre teoria e prática, indo contra, portanto, o modelo aplicacionista, a partir do qual se estuda para depois “aplicar” somente nos estágios no final do curso. Diante disso, alguns pesquisadores promoveram estudos a fim de solucionar o problema presente na formação docente. Assinale a alternativa correta que corresponde o estudioso à sua teoria.

a. Antônio Nóvoa: novas competências para o professor.
b. Gimeno Sacristan: ampliação do espaço de formação do professor para a prática.
c. Maurice Tardif: currículo em ação.
d. Donald Schon: professor prático-reflexivo.
e. Perrenoud: professor reflexivo.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos estudiosos mencionados e suas teorias: a. Antônio Nóvoa: novas competências para o professor. - Embora Nóvoa tenha discutido a formação docente, essa descrição não é a mais precisa para sua obra. b. Gimeno Sacristan: ampliação do espaço de formação do professor para a prática. - Gimeno Sacristan realmente fala sobre a relação entre teoria e prática, mas a descrição não é a mais específica. c. Maurice Tardif: currículo em ação. - Tardif discute a prática docente, mas "currículo em ação" não é uma expressão que o caracteriza diretamente. d. Donald Schön: professor prático-reflexivo. - Schön é conhecido por seu conceito de "prática reflexiva", que se alinha bem com a ideia de um professor que reflete sobre sua prática. e. Perrenoud: professor reflexivo. - Perrenoud também aborda a reflexão na prática docente, mas não é o único foco de sua obra. Dentre as opções, a que melhor se alinha com a descrição de uma nova relação entre teoria e prática, especialmente no contexto da formação docente, é: d. Donald Schön: professor prático-reflexivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Partindo da prática reflexiva apresentada por Schön (1992), Maurice Tardif (2000) intensifica em seus estudos a necessidade de se ampliar o espaço de formação do professor para a prática. À rigor cabe destacar que:

Os cursos de formação para o magistério são globalmente idealizados segundo um modelo aplicacionista do conhecimento: os alunos passam um certo número de anos a assistir a aulas baseadas em disciplinas e constituídas de conhecimentos proposicionais. Em seguida, ou durante essas aulas, eles vão estagiar para “aplicarem” esses conhecimentos. Enfim, quando a formação termina, eles começam a trabalhar sozinhos, aprendendo seu ofício na prática e constatando, na maioria das vezes, que esses conhecimentos proposicionais não se aplicam bem na ação cotidiana (TARDIF, 2000, p. 18). Com base nos escritos de Tardif (2000) referente à formação docente assinale a opção correta.


a. Tardif (2000) apresenta uma crítica direcionada ao modelo dos cursos de formação de professores, identificando-os como “aplicacionista”, ou seja, um modelo que desvinculava a teoria da prática.
b. Para Tardif (2000) os estágios presentes no currículo formativos são suficientes para que o aluno possa vincular a teoria com a prática pedagógica.
c. Segundo Tardif, a formação de professores está calcada na teoria, o que vem reforçando de forma positiva a atuação dos professores na sala de aula.
d. O conceito “aplicacionista” apresentado por Tardif (2000) demonstra o vínculo existente entre a teoria e a prática proposta no componente curricular.
e. Tardif (2000) ressalta a importância da divisão dos cursos de licenciatura em dois momentos: o momento do conhecimento propositivo trabalhado nas disciplinas teóricas e o momento do estágio.

Na unidade II destaca-se que os Pareceres do Conselho Nacional de Educação – Câmara Plena (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação de professores da Educação Básica. Nesses documentos, tanto a prática como o estágio são momentos para trabalhar a reflexão sobre a atividade profissional. Diante disso, assinale a opção correta.

a. A formação pautada unicamente por meio da teoria é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, tornando-se elemento essencial para o desenvolvimento da habilidade investigativa e contribuindo para a sua formação profissional, artística, científica e política.
b. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, entretanto, a prática não deve limitar-se a um espaço isolado, tampouco ser reduzida ao estágio.
c. Os Pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação dos alunos inseridos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
d. A prática como componente curricular está associada aos aprendizados das teorias formativas da docência, tendo a pesquisa teórica como eixo principal para a formação de professores.
e. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, nesse momento a prática deve limitar-se a um espaço isolado do ambiente educacional.

Outra concepção teórica que influenciou a ressignificação da relação teoria e prática na política de formação de professores no período de 1995 a 2002 foram os estudos de Philippe Perrenoud. Várias obras desse autor foram traduzidas para o português, entre essas podem ser mencionadas: “As dez novas competências para ensinar” e “Pedagogia diferenciada – das intenções à ação”. Diante disso, as obras de Philippe Perrenoud estabelecem que:
a. Para Philippe Perrenoud a competência na educação é mobilizar apenas um tipo de saber capaz de solucionar com eficácia uma série de situações.
b. De acordo com Philippe Perrenoud é preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento de distingue e une.
c. Em sua obra Philippe Perrenoud salienta que o melhor jeito de organizar o currículo escolar é apenas por através da prática.
d. Philippe Perrenoud destaca a importância de se criar novas competências para o professor ensinar, encarregando-se fortemente do trabalho prático da sala de aula, sendo este o ofício docente.
e. Philippe Perrenoud destaca que o melhor jeito de organizar o currículo escolar é por projetos didáticos teóricos.

A partir das bases normativas ressaltadas na unidade II, identificamos que as dúvidas que permeiam o trabalho dos gestores institucionais e dos professores no processo de construção curricular dos cursos de licenciatura se intensificam, uma vez que o Parecer 28/2001 previa que a prática deveria “trazer as marcas das instituições, prescrita nos projetos pedagógicos de seus cursos”. Levando em consideração os pressupostos estabelecidos no Parecer 28/2001, assinale verdadeiro (V) ou falso (F): (   ) A prática de ensino e a prática como componente curricular são aspectos distintos na constituição dos cursos que formam professores, ao mesmo tempo em que deveriam estar articuladas; (   ) Seguindo às concepções estabelecidas pelo Parecer 28/2001, Weber (2002) salienta a necessária vinculação entre teoria e prática expressa, entre outros aspectos, por intermédio da definição da prática como componente curricular; (   ) A prática de ensino e a prática como componente curricular são aspectos idênticos na constituição dos cursos que formam professores, não podendo estar separados durante o desenvolvimento do currículo; (  ) De acordo com o Parecer n. 28/2001: “a prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino (CNE, 2002, p.10)”, sem, contudo, repetir a fórmula da prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado; (   ) A dimensão prática deve vir diluída ao longo do curso entre as disciplinas de caráter propositivo, estabelecendo uma relação dialética entre teoria e prática. Assinale a alternativa correta:


a. F-V-V-V-F.
b. V-V-V-V-V.
c. F-F-F-F-F.
d. V-F-V-F-V.
e. V-V-F-V-V.

Partindo da leitura apresentada na unidade II, identificamos que a década de 1980 foi marcada por vários estudos que apontam para uma nova relação entre teoria e prática, direcionando um novo papel à formação do professor, que deveria estar mais próximo ao processo de aprendizagem de seus alunos. Um desses estudos refere-se aos trabalhos de Donald Schön (1992), que caracteriza o papel do professor como prático-reflexivo. Voltada para o trabalho do professor na qualidade de prático-reflexivo, analise as asserções abaixo assinalando a correta: I- O conceito de professor reflexivo construído por Schön (1992), respalda-se na epistemologia da prática, ou seja, o professor que refletisse sua ação não se reduziria a um tradutor e aplicador de técnicas, mas estaria pesquisando e construindo seu conhecimento; II- Nesse contexto educacional, o processo de ensino e aprendizagem é visto como ponto de partida e de chegada; III- O trabalho do professor prático-reflexivo está voltado para a análise de suas ações, isto é, um profissional que busque novas metodologias com o intuito de colocar em prática a sua teoria e examinar o resultado do seu trabalho; IV- A epistemologia da prática é caracterizada pela “reflexão na ação, reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação”, valoriza, dessa forma, a experiência e a prática docente; V- A prática reflexiva compreende a formação docente enquanto um processo continuo, para que assim o professor durante esse processo possa refletir sobre a sua prática, gerando mudanças sempre que necessário. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a. Apenas II, III e V estão corretas.
b. Apenas V está correta.
c. Apenas II, IV e V estão corretas.
d. I, II, III, IV e V estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina