Logo Passei Direto
Buscar
II- Para Comenius, a educação se baseava em um sistema rígido, no qual castigos físicos e correções violentas contra crianças eram comuns. III- Comenius pregava a ideia de uma educação igualitária e democrática, ofertada a todos, independentemente de quaisquer diferenças existentes entre indivíduos e grupos sociais. Assinale a alternativa correta.

A) Os itens II e III estão incorretos.
B) Os itens I e II estão corretos.
C) Os itens I e III estão corretos.
D) Todas as alternativas estão incorretas.
E) Apenas o item I está correto.
User badge image
Didaticamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar os itens apresentados: II- Para Comenius, a educação se baseava em um sistema rígido, no qual castigos físicos e correções violentas contra crianças eram comuns. Falso. Comenius defendia uma educação mais humanizada e não apoiava o uso de castigos físicos. III- Comenius pregava a ideia de uma educação igualitária e democrática, ofertada a todos, independentemente de quaisquer diferenças existentes entre indivíduos e grupos sociais. Verdadeiro. Comenius realmente defendia a educação para todos, promovendo a igualdade e a inclusão. Agora, vamos às alternativas: A) Os itens II e III estão incorretos. (Incorreta, pois o item III está correto.) B) Os itens I e II estão corretos. (Incorreta, pois ambos os itens estão incorretos.) C) Os itens I e III estão corretos. (Incorreta, pois o item I não foi mencionado, mas o item III está correto.) D) Todas as alternativas estão incorretas. (Incorreta, pois o item III está correto.) E) Apenas o item I está correto. (Incorreta, pois o item I não foi mencionado, mas o item III está correto.) Dessa forma, a alternativa correta é: A) Os itens II e III estão incorretos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo, que trata sobre o método Montessoriano. Maria Montessori nunca definiu um conjunto de princípios para a pedagogia que desenvolveu. Fez listas de características da sala, dos materiais, do professor, das crianças que encontravam seu próprio equilíbrio… Mas não fez uma lista de princípios de sua abordagem pedagógica. A lista que segue tem fins didáticos. A ideia não é reduzir o método Montessori a esses princípios, mas organizar as ideias de Montessori para tornar mais claras as suas descobertas e sua perspectiva educacional. [...]Montessori, a partir da observação do comportamento das crianças em liberdade, chegou à ideia radical de que as crianças são capazes de aprender sozinhas [15, 16]. Todas as crianças aprendem algumas coisas sozinhas: andar, falar, comer, pegar, reconhecer voz e aparência, receber e fazer carinho… Mas em muitos casos, nós não percebemos isso. Em Montessori, nós confiamos na criança. Sabemos que se ela puder contar com o contexto adequado, pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre. Disponível em: https://larmontessori.com/o-metodo/ Acesso em: 09 jan. 2019 O texto aponta para a construção pessoal da criança, que pode ocorrer a partir de estímulos e de um contexto propício para a aprendizagem. Isto é, a partir do contato com elementos adequados, a criança pode se desenvolver de maneira ampla e relevante. Diante desse contexto, afirma-se que no método Montessoriano. I. A criança é extremamente dependente do professor, que deve dominar e conhecer diferentes práticas e recursos para transmitir o conhecimento à criança em seu processo de aprendizagem. II. A criança deve ser respeitada, dentro de suas singularidades, levando-se em conta suas dificuldades e necessidades a serem sanadas. III. Montessori atestou que as crianças possuem uma capacidade própria de absorver e compreender o mundo que as rodeia. Assinale a alternativa correta:
Apenas os itens I e II estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas um item I está correto.
Apenas os itens II e III estão corretos.

A médica Maria Montessori, a partir de suas pesquisas desenvolvidas, considerava a criança como o pilar dos processos que conduzem à aprendizagem. Tendo isso em vista, grande parte dos pedagogos, especialmente aqueles que atuam na Educação Infantil, provavelmente, já leram suas teorias ou pelo menos ouviram falar sobre elas. Por isso, ler e conhecer as ideias de Montessori pode ser fundamental para o pedagogo que busca saberes pertinentes ao seu campo do saber. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa que indica qual é o papel do pedagogo no método Montessoriano:

A) Cabe ao professor conhecer e dominar os recursos e técnicas de apresentação propostos no método Montessoriano, com o objetivo de orientar, da melhor maneira possível, a criança que realiza as atividades.
B) O professor deve permitir que os alunos tenham plena liberdade para agirem de forma espontânea durante as aulas, independentemente do comportamento apresentado durante a realização das atividades.
C) O ambiente no qual o professor atua não precisa estar equipado e devidamente organizado para que a aprendizagem ocorra por parte dos educandos.
D) O professor tem um papel secundário, não interferindo no processo de construção dos saberes, dando à criança total liberdade para agir e atuar nos espaços dispostos.
E) É papel do professor conhecer e gerir com destreza os recursos dispostos no método Montessoriano, intervindo, sempre de maneira mais rígida, quando há erros casuais por parte do aluno, durante a execução das atividades.

É inegável que Anísio Teixeira estabeleceu-se como uma figura fundamental na construção e consolidação das escolas públicas no Brasil, tendo sido, como se afirma comumente, o “inventor da escola pública”. Além disso, o educador foi um profundo defensor da ideia de educação integral, que, durante o século XX, tornou-se realidade a partir da realização das reformas pretendidas por ele. Considerando as afirmações acima apresentadas, assinale a opção correta sobre os princípios que nortearam a escola pública pensada por Anísio Teixeira:

A) Por meio da escola pública, Anísio Teixeira buscava transformar a sociedade, delineando à escola a tarefa de reduzir as desigualdades e criar o saudável ambiente de competição entre ricos e pobres.
B) Defendendo o conceito de Escola Nova, Anísio Teixeira buscou ampliar o acesso à educação para um público que englobava apenas indivíduos de classe média e alta.
C) Durante o processo de idealização e consolidação da escola pública, Anísio Teixeira buscou frequentemente associar a imagem do novo modelo escolar às elites, buscando implementar uma política educacional de qualidade para a escola primária.
D) Para Anísio Teixeira, uma escola pública de qualidade seria a propulsora para o desenvolvimento do país, proporcionando às elites socioeconômicas ainda mais privilégios.
E) As ideias reformistas de Anísio Teixeira pautavam-se na estruturação de uma escola pública, universal, laica, gratuita e obrigatória.

Mais conteúdos dessa disciplina