Logo Passei Direto
Buscar

Saúde do Idoso

Colégio Objetivo
Uma paciente de 90 anos de idade, emagrecida, com IMC de 17, atualmente em uso de: Metformina, Captopril, Losartana, Atorvastatina, Vitamina D, Sulfato Ferroso, Complexo B, Sertrlina, Clonazepam, Óleo Mineral, Dipirona, Pantoprazol e AAS, refere ter antecedentes de DM, HAS, dislipidemia e dispepsia. Nem a paciente nem sua familiar souberam explicar o porquê do uso das outras medicações, que não estavam relacionadas às doenças mencionadas, negando outras comorbidades. Relata também, sentir dores nos joelhos esporadicamente e ter insônia. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta:

a) A idade acima de 85 anos é o único fator de risco entre os mencionados para reações adversas aos medicamentos.
b) O fato de não relatar reações adversas prévias a medicamentos deve permitir a manutenção de todos os medicamentos em uso pela paciente.
c) A insônia relatada pela paciente deverá ser avaliada pelo ponto de vista médico, cabendo inicialmente aumentar a dose dos benzodiazepínicos.
d) Os analgésicos poderão ser substituídos por anti-inflamatórios, objetivando a melhora das dores articulares, uma vez que a paciente não relatou ter disfunção renal.
e) A paciente tem vários fatores de risco para reações adversas a medicamentos, o que inclui a idade acima de 85 anos, o baixo IMC e mais de 9 medicamentos em uso.
User badge image
idosossaudaveis

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas com base no caso apresentado: a) A idade acima de 85 anos é o único fator de risco entre os mencionados para reações adversas aos medicamentos. - Esta afirmação é incorreta, pois existem outros fatores de risco, como o baixo IMC e o polifarmacêutico. b) O fato de não relatar reações adversas prévias a medicamentos deve permitir a manutenção de todos os medicamentos em uso pela paciente. - Isso é arriscado, pois a ausência de reações adversas não garante que a paciente não terá problemas com os medicamentos atuais. c) A insônia relatada pela paciente deverá ser avaliada pelo ponto de vista médico, cabendo inicialmente aumentar a dose dos benzodiazepínicos. - Aumentar a dose de benzodiazepínicos sem uma avaliação cuidadosa não é uma prática segura, especialmente em pacientes idosos. d) Os analgésicos poderão ser substituídos por anti-inflamatórios, objetivando a melhora das dores articulares, uma vez que a paciente não relatou ter disfunção renal. - Essa afirmação é arriscada, pois mesmo sem relato de disfunção renal, a idade e o uso de múltiplos medicamentos aumentam o risco de reações adversas. e) A paciente tem vários fatores de risco para reações adversas a medicamentos, o que inclui a idade acima de 85 anos, o baixo IMC e mais de 9 medicamentos em uso. - Esta alternativa é correta, pois todos esses fatores aumentam o risco de reações adversas. Portanto, a alternativa correta é: e) A paciente tem vários fatores de risco para reações adversas a medicamentos, o que inclui a idade acima de 85 anos, o baixo IMC e mais de 9 medicamentos em uso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina