Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Aula 11, no texto complementar 2, “As Contribuições Teóricas de Lev Vygotsky para a Aprendizagem”, conceitue os três momentos (zonas de desenvolvimento) mais importantes para a aprendizagem infantil, segundo o autor.

User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Os três momentos (ou zonas de desenvolvimento) mais importantes para a aprendizagem infantil, segundo Lev Vygotsky, são: 1. Zona de Desenvolvimento Real (ZDR): Refere-se ao que a criança já consegue fazer sozinha, sem ajuda. É o nível de desenvolvimento atual da criança. 2. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): É a área onde a criança pode realizar tarefas com a ajuda de um adulto ou de colegas mais capazes. Essa zona é crucial para o aprendizado, pois é onde ocorre a mediação e a interação social. 3. Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDPot): Embora não seja um termo tão comum, pode ser entendido como o potencial que a criança tem para aprender e desenvolver novas habilidades, que ainda não foram alcançadas, mas que podem ser desenvolvidas com o suporte adequado. Essas zonas ajudam a entender como a interação social e o contexto cultural influenciam o aprendizado e o desenvolvimento da criança.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

3) Associe os Estágios do Desenvolvimento segundo Piaget, com suas respectivas características e idade. (A) -1º Estágio: Período da inteligência sensório-motora (B) - 2º Estágio: Período da inteligência representativa ou pré-operatório (C) - 3º Estágio: Período das operações concretas (D) - 4º Estágio: Período das operações formais ( ) A criança/adolescente consegue desprender-se dos dados imediatos; seu raciocínio pode basear-se em abstrações, e não mais apenas em dados da realidade; essa abstração é que lhe permitirá avaliar hipóteses sobre diversas possibilidades. Não precisa mais da presença concreta de objetos, pois já pode abstrair. A partir dos 11 anos em diante. ( ) A criança substitui as relações reais por ações virtuais, ou seja, a ação pode se dar apenas de forma interiorizada. O pensamento, que antes se originava somente na ação real e efetiva, no contato com as coisas, torna-se um pensamento cuja origem está no interior, mas que não perderá sua qualidade de ser, ainda, uma ação. A criança nesta fase ainda necessita da presença concreta dos objetos para poder raciocinar. Compreende o período dos 7 aos 11 anos ( ) O pensamento é expresso em ato, em ação. Abrange do nascimento até os 2 anos de vida. ( ) A criança já substitui um objeto por uma representação simbólica do mesmo. Ocorre em crianças entre 2 e 6 anos de idade. Escolha uma opção: ( ) C, D, B, A. ( ) D, C, A, B. ( ) B, A, C, D. ( ) N.D.A.

Mais conteúdos dessa disciplina