Logo Passei Direto
Buscar
A teoria do desenvolvimento desigual e combinado é interessante não apenas por sua contribuição à reflexão sobre o imperialismo, mas também como uma das tentativas mais significativas de romper com a ideologia do progresso linear. A partir dessa afirmativa, podemos considerar todas as afirmativas a seguir, exceto: Escolha uma opção:

a. Explicita a lógica das contradições econômicas e sociais dos países do capitalismo periférico ou dominados pelo imperialismo.
b. A teoria demonstra como uma forma de produção dominante exerce a sua hegemonia sobre as outras.
c. Define que, em todas as formas de sociedade, uma produção específica determina todas as outras, são as relações engendradas por ela que atribuem a todas as outras o seu lugar e a sua importância.
d. É uma concepção evolucionista que concebe o desenvolvimento histórico como uma sucessão de etapas rigidamente predeterminadas.
e. Todos os países são ligados entre si pelo seu modo de produção e seu comércio, o capitalismo fez do mundo inteiro um só organismo econômico e político.
User badge image
ServicoSocializando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação à teoria do desenvolvimento desigual e combinado. a) Explicita a lógica das contradições econômicas e sociais dos países do capitalismo periférico ou dominados pelo imperialismo. - Esta afirmativa está alinhada com a teoria, que busca entender as contradições nesses contextos. b) A teoria demonstra como uma forma de produção dominante exerce a sua hegemonia sobre as outras. - Também está de acordo com a teoria, que analisa a hegemonia das formas de produção. c) Define que, em todas as formas de sociedade, uma produção específica determina todas as outras, são as relações engendradas por ela que atribuem a todas as outras o seu lugar e a sua importância. - Essa afirmativa parece estar em linha com a teoria, que discute a interdependência das formas de produção. d) É uma concepção evolucionista que concebe o desenvolvimento histórico como uma sucessão de etapas rigidamente predeterminadas. - Esta afirmativa é a que se afasta da teoria do desenvolvimento desigual e combinado, pois a teoria critica a ideia de um progresso linear e rigidamente predeterminado. e) Todos os países são ligados entre si pelo seu modo de produção e seu comércio, o capitalismo fez do mundo inteiro um só organismo econômico e político. - Esta afirmativa está em consonância com a teoria, que reconhece a interconexão entre os países. Portanto, a alternativa que não se alinha com a teoria do desenvolvimento desigual e combinado é: d. É uma concepção evolucionista que concebe o desenvolvimento histórico como uma sucessão de etapas rigidamente predeterminadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O assistente social, ao trabalhar junto às comunidades, deve associar esses grupos populacionais e familiares às especificidades do seu território. O desvelamento desse território deve considerar:


a. a preponderância dos fatores relacionados à renda, pois estes por si só são capazes de medir de forma mais precisa a vulnerabilidade das famílias e territórios; para esta interpretação deve-se somar como fator de precisão da vulnerabilidade o descarte da perspectiva do potencial de inclusão.
b. as variadas formas de vulnerabilidade social, a matriz das respostas de proteção social que pode representar uma conjugação diferenciada para, ao mesmo tempo, deixar evidente a potencialidade possível e a medida da vulnerabilidade vivida.
c. a vulnerabilidade como um fator que afeta individualmente os moradores de uma determinada região e a leitura socioterritorial não pode ser considerada para a leitura da vulnerabilidade das famílias.
d. a leitura da realidade pautada exclusivamente em indicadores mensuráveis e consagrados por ciências como a geografia, a saúde e a economia, pois o acesso às respostas de proteção não pode ser medido de forma exata e precisa.
e. a vulnerabilidade intrafamiliar desvinculada das determinações socio-históricas, pois estas não afetam o cotidiano contemporâneo do espaço vivido.

A Norma Operacional Básica (NOB-SUAS/2012), ao tratar do Diagnóstico Socioterritorial, estabelece, no art. 20, que sua realização, a cada quadriênio, compõe a elaboração dos Planos de Assistência Social em cada esfera de governo. No parágrafo único, destaca que o diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura dos territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo ainda suas demandas e

(A) suas potencialidades.
(B) suas concretudes.
(C) suas uniformidades.
(D) seus limites.
(E) suas adequações.

Mais conteúdos dessa disciplina