Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Com relação ao ensino de português pautado na concepção interacionista da linguagem, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) As práticas de ensino da língua que a vinculam às circunstâncias concretas e variadas de sua atualização são evidenciadas no estudo das regularidades de seu uso, na produção e interpretação dos discursos. ( ) O trabalho didático com os gêneros textuais de diferentes esferas de circulação implica o reconhecimento do papel central do texto como instrumento de trabalho na sala de aula. ( ) O estudo dos recursos linguísticos nessa concepção é realizado por meio de questões metalinguísticas de definição e classificação, para que o aluno reconheça as unidades da língua. ( ) As práticas discursivas vão sendo desenvolvidas ao longo do ensino e aprendizagem da língua a partir de uma distribuição e complexidade gradativas do estudo dos gêneros textuais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A) F – F – V – V.
B) V – F – V – F.
C) F – V – F – V.
D) V – V – F – V.
E) V – V – V – F.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o ensino de português pautado na concepção interacionista da linguagem: ( ) As práticas de ensino da língua que a vinculam às circunstâncias concretas e variadas de sua atualização são evidenciadas no estudo das regularidades de seu uso, na produção e interpretação dos discursos. É verdadeira (V). A concepção interacionista valoriza o uso da língua em contextos reais e variados, focando na produção e interpretação dos discursos. ( ) O trabalho didático com os gêneros textuais de diferentes esferas de circulação implica o reconhecimento do papel central do texto como instrumento de trabalho na sala de aula. É verdadeira (V). O ensino de gêneros textuais é fundamental na abordagem interacionista, pois reconhece a importância do texto como ferramenta de comunicação e aprendizado. ( ) O estudo dos recursos linguísticos nessa concepção é realizado por meio de questões metalinguísticas de definição e classificação, para que o aluno reconheça as unidades da língua. É falsa (F). Na abordagem interacionista, o foco não está apenas na metalinguística, mas sim na prática e no uso da língua em contextos reais, não se limitando a definições e classificações. ( ) As práticas discursivas vão sendo desenvolvidas ao longo do ensino e aprendizagem da língua a partir de uma distribuição e complexidade gradativas do estudo dos gêneros textuais. É verdadeira (V). A aprendizagem da língua ocorre de forma gradual, com a complexidade dos gêneros textuais sendo introduzida progressivamente. Portanto, a sequência correta é: V – V – F – V. A alternativa que apresenta essa sequência é a D) V – V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na tradição escolar brasileira, havia um evento denominado “dar lição”, em que se pedia ao aluno que se levantasse, lesse um texto indicado e, em seguida, criasse uma paráfrase do que havia lido, usando palavras próprias. Segundo as atuais teorias e metodologias de ensino da língua, a leitura silenciosa coletiva deve ceder lugar à leitura em voz alta. a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno. a leitura em voz alta por um único aluno não traz benefícios aos demais colegas. o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas. o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.


a) a referida tradição deve ser abandonada porque o ato de levantar-se contribui fortemente para a insegurança linguística do aluno.
b) a leitura em voz alta por um único aluno não traz benefícios aos demais colegas.
c) o hábito de criar um texto parafrástico é nocivo porque favorece interpretações equivocadas.
X) o professor poderá, na oportunidade de ouvir a paráfrase construída pelo aluno leitor, fazer mediações, para facilitar a compreensão da leitura.

Mais conteúdos dessa disciplina