Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o texto mencionado e o Código Tributário Nacional (CTN), analise as afirmativas a seguir sobre lançamento tributário: I. A constituição do crédito tributário pelo lançamento compete privativamente à autoridade administrativa. II. O pagamento antecipado pelo obrigado extingue o crédito, sob condição resolutória da ulterior homologação ao lançamento. III. O lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada. IV. A modificação introduzida, de ofício ou em consequência de decisão administrativa ou judicial, nos critérios jurídicos adotados pela autoridade administrativa no exercício do lançamento, somente pode ser efetivada, em relação a um mesmo sujeito passivo, quanto a fato gerador ocorrido posteriormente à sua introdução. É correto o que se afirma em:

A ) I, II, III e IV.
B ) II e IV, apenas.
C ) III e IV, apenas.
D ) I, II e III, apenas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o lançamento tributário de acordo com o Código Tributário Nacional (CTN): I. A constituição do crédito tributário pelo lançamento compete privativamente à autoridade administrativa. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o lançamento é um ato administrativo que deve ser realizado pela autoridade competente. II. O pagamento antecipado pelo obrigado extingue o crédito, sob condição resolutória da ulterior homologação ao lançamento. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta. O pagamento antecipado extingue o crédito tributário, mas está sujeito à homologação posterior. III. O lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. O lançamento deve observar a legislação vigente na data do fato gerador. IV. A modificação introduzida, de ofício ou em consequência de decisão administrativa ou judicial, nos critérios jurídicos adotados pela autoridade administrativa no exercício do lançamento, somente pode ser efetivada, em relação a um mesmo sujeito passivo, quanto a fato gerador ocorrido posteriormente à sua introdução. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a modificação dos critérios de lançamento não pode retroagir para fatos geradores anteriores. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: A) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo o texto e o Código Tributário Nacional (CTN), avalie as afirmativas a seguir sobre a responsabilidade por transferência:
I. A responsabilidade pelos tributos e multas moratórias, devidos pelo de cujus, até a data de sua morte, é do espólio, entre a abertura da sucessão e a conclusão da partilha de bens.
II. O sucessor a qualquer título e o cônjuge meeiro, na sucessão causa mortis, é responsável pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da partilha ou adjudicação, limitada esta responsabilidade ao montante do quinhão do legado ou da meação.
III. A pessoa jurídica resultante de fusão, transformação ou incorporação assume a responsabilidade pelos tributos devidos pelas entidades envolvidas até a data do ato. Isso inclui situações de extinção, quando a atividade é continuada por um sócio remanescente, seu espólio, com a mesma ou outra razão social, ou sob firma individual.
IV. A pessoa física ou jurídica de direito privado que adquirir de outra, fundo de comércio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, sob a mesma ou outra razão social ou sob firma ou nome individual, não responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos até a data do ato.
A III e IV, apenas.
B I e IV, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina