Logo Passei Direto
Buscar
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O direito de efetuar o lançamento é considerado extinto quando ocorre a decadência. PORQUE II. O prazo para que a Administração Tributária, por meio da autoridade competente, promova o lançamento é decadencial. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Desvendando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as asserções: I. O direito de efetuar o lançamento é considerado extinto quando ocorre a decadência. Verdadeiro. A decadência extingue o direito da Administração Tributária de realizar o lançamento, ou seja, após o prazo decadencial, não é mais possível efetuar o lançamento. II. O prazo para que a Administração Tributária, por meio da autoridade competente, promova o lançamento é decadencial. Verdadeiro. O prazo para o lançamento é, de fato, um prazo decadencial, que limita o tempo em que a Administração pode realizar essa atividade. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - A asserção I é verdadeira e a II também é verdadeira. Além disso, a II justifica a I, pois a extinção do direito de efetuar o lançamento está diretamente relacionada ao prazo decadencial mencionado na II. Portanto, a alternativa correta é: D) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo o texto e o Código Tributário Nacional (CTN), avalie as afirmativas a seguir sobre a responsabilidade por transferência:
I. A responsabilidade pelos tributos e multas moratórias, devidos pelo de cujus, até a data de sua morte, é do espólio, entre a abertura da sucessão e a conclusão da partilha de bens.
II. O sucessor a qualquer título e o cônjuge meeiro, na sucessão causa mortis, é responsável pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da partilha ou adjudicação, limitada esta responsabilidade ao montante do quinhão do legado ou da meação.
III. A pessoa jurídica resultante de fusão, transformação ou incorporação assume a responsabilidade pelos tributos devidos pelas entidades envolvidas até a data do ato. Isso inclui situações de extinção, quando a atividade é continuada por um sócio remanescente, seu espólio, com a mesma ou outra razão social, ou sob firma individual.
IV. A pessoa física ou jurídica de direito privado que adquirir de outra, fundo de comércio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva exploração, sob a mesma ou outra razão social ou sob firma ou nome individual, não responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos até a data do ato.
A III e IV, apenas.
B I e IV, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina