Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
A constituição do sujeito é fundamental para o comprometimento da comunidade educativa com o processo de inclusão, pois ele é capaz de relacionar-se com a realidade, promovendo mudanças na cultura organizacional. Silva (2004, p. 98), criador da Pedagogia do Sujeito Coletivo, afirma que uma pedagogia da constituição de sujeitos coletivos deverá, portanto, procurar conduzir seus integrantes a: I - vivenciarem um momento de encontro onde predomine sentimentos de estranhamento e aversão. II- vivenciarem a oportunidade de praticar uma tarefa comum onde possam exercitar julgamentos comuns, de modo a construírem uma comum visão de mundo; III - um comprometer-se pessoal e grupalmente com objetivos e metas; IV- assumirem ou acolherem uma identidade comum; V- atuarem publicamente com essa identidade enfrentando os desafios dos ambientes físico e social; Assinale a alternativa correta.

R: Somente as afirmacoes II, III, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I - Vivenciarem um momento de encontro onde predomine sentimentos de estranhamento e aversão. Falso, a pedagogia da constituição de sujeitos coletivos busca promover encontros positivos e construtivos, não sentimentos de aversão. II - Vivenciarem a oportunidade de praticar uma tarefa comum onde possam exercitar julgamentos comuns, de modo a construírem uma comum visão de mundo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois enfatiza a importância da colaboração e da construção conjunta de uma visão. III - Um comprometer-se pessoal e grupalmente com objetivos e metas. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o comprometimento é fundamental para a construção de sujeitos coletivos. IV - Assumirem ou acolherem uma identidade comum. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a construção de uma identidade comum é um aspecto importante na pedagogia do sujeito coletivo. V - Atuarem publicamente com essa identidade enfrentando os desafios dos ambientes físico e social. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a atuação pública é um aspecto relevante na construção da identidade coletiva. Portanto, as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras, enquanto a afirmativa I é falsa. A alternativa correta que considera as condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos é: "Somente as afirmações II, III, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em sua formação moral, o indivíduo acaba não conseguindo agir só pelo seguimento aos valores, sendo necessário que exista a ética. A grosso modo, ética pode ser interpretada como análise crítica da moral. Entretanto, a compreensão ética depende muito mais da:

a) Consciência.
b) Razão.
c) Emoção.
d) Intuição.

Desmoralização, descaracterização, desvalorização, desculturação, desmaterialização, dessubstancialização são características comuns do tempo presente que recebe o nome de: Realidade paralela. Vazio existencial. Entendimento relativo. Verdade absoluta. Prática alienada.

A vida humana é marcada por situações diversas e que obrigam a determinadas atitudes. Dessa forma, toda ação depende de movimentos certos e determinados para que não haja uma consequência grave. Assim, o que se observa é que a vida humana é pautada por:

a) Escolhas.
b) Destino.
c) Acasos.

Mais conteúdos dessa disciplina