Considere as seguintes partes do sistema nervoso. O sistema nervoso central (SNC) é formado por I. Encéfalo II. Medula espinhal III. Nervos cranianos IV. Nervos raquidianos V. Sistema simpático VI. Sistema parassimpático a) I e II b) III e IV c) V e VI d) I, II e III e) I, II, III e IV
Ao liberar acetilcolina, a fibra nervosa a) simpática promove aumento do ritmo cardíaco. b) parassimpática promove diminuição do ritmo cardíaco. c) simpática promove diminuição do ritmo cardíaco. d) parassimpática promove aumento do ritmo cardíaco. e) simpática e a parassimpática não alteram o ritmo cardíaco.
A ação do sistema simpático sobre o coração humano é: a) aumentar a força mas não a frequência das contrações. b) aumentar a frequência mas não a força das contrações. c) diminuir a força mas não a frequência das contrações. d) diminuir a frequência mas não a força das contrações. e) aumentar a força e frequência das contrações.
No bulbo raquidiano encontram-se centros nervosos que regulam Assinale a alternativa correta. a) os batimentos cardíacos e o controle motor. b) a respiração e a atividade glandular. c) os atos reflexos e o controle motor. d) a respiração e os batimentos cardíacos. e) a pressão arterial e a coordenação muscular.
Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, em animais e plantas. No quadro seguinte, a glândula associada corretamente ao hormônio produzido está na alternativa: a) pâncreas adrenalina b) hipófise somatotrófico c) testículo progesterona d) ovário calcitocina e) tireoide paratormônio
De acordo com o esquema e seus conhecimentos, é correto afirmar: Assinale a alternativa correta. FHS LH Estrógenos Progesterona Fase secretora 14.º dia (ovulação) Fase proliferativa Fase menstrual 28.º dia Fase menstrual a) Os hormônios ovarianos atingem maior concentração na ovulação. b) Os hormônios hipofisários aumentam na menstruação. c) O hormônio indutor da ovulação aumenta na fase secretora. d) O hormônio progesterona aumenta após a ovulação. e) Os hormônios ovarianos em alta provocam a menstruação.
Ações complexas, como andar de bicicleta ou tocar violão, são realizações permitidas Assinale a alternativa correta. a) pelo bulbo raquidiano b) pelo cérebro c) pelo cerebelo d) pela medula espinal e) pela ponte
Considere as informações a respeito dos testículos e ovários humanos: Está correto apenas o contido em I. Apenas os testículos produzem hormônios esteroides. II. Ambos realizam a gametogênese. III. Ambos sofrem a ação dos hormônios FSH e LH. IV. Apenas os ovários produzem o corpo lúteo. a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) III e IV. e) II, III e IV.
No homem e na mulher existe o hormônio denominado LH (no homem é muitas vezes chamado de ICTH – Interstitial Cells Trophic Hormone). Uma função que esse hormônio desempenha no homem e na mulher, respectivamente, é a) indução de testosterona e formação do corpo lúteo. b) indução de testosterona e de progesterona. c) indução de espermatogênese e ovulação. d) indução do impulso sexual em ambos os casos. e) indução de FSH e inibição da progesterona.
O hipotálamo, a hipófise, os ovários e o útero estão diretamente relacionados com a ocorrência do ciclo menstrual. Assinale a afirmativa incorreta: a) Os ovários produzem os hormônios progesterona e estrogênio. b) O hipotálamo produz fatores que estimulam ou inibem a hipófise. c) A hipófise produz hormônio luteinizante e folículo estimulante. d) O útero produz progesterona, que inibe a atividade dos ovários. e) O hormônio folículo estimulante atua nos ovários.