Ed
há 2 anos
Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre musicalização: I. ( ) O professor precisa ter a clareza de que a musicalização vai além de utilizar músicas para alegrar o ambiente, prepará-las para o lanche/higiene ou apresentar em uma comemoração da escola. É verdadeira (V). A musicalização envolve um processo educativo mais amplo e não se limita a momentos festivos ou de entretenimento. II. ( ) A música deve ser diferenciada de instrumento musical, pois vai além do tocar instrumento. O cantar, cantarolar, assobiar, estalar de dedos etc., devem ser considerados também como música. É verdadeira (V). A música é uma forma de expressão que não se restringe apenas ao uso de instrumentos, mas inclui diversas formas de manifestação musical. III. ( ) Ouvir, interpretar e dramatizar todo tipo de música é imprescindível para as crianças, pois em atividades como essas há o incentivo da expressão criadora e da capacidade de observação. É verdadeira (V). Essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento da criatividade e da percepção musical nas crianças. IV. ( ) A musicalização na educação infantil é, acima de tudo, um momento de consolidação das aprendizagens musicais objetivando a formação futura de músicos. É falsa (F). Embora a musicalização possa contribuir para a formação de músicos, seu objetivo na educação infantil é mais amplo, focando no desenvolvimento integral da criança e na apreciação musical, não apenas na formação técnica. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, F.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material