Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
A respeito das relações que se estabeleceram entre a Europa e o continente africano no final do século XIX, é correto afirmar que

a. o Congresso de Berlim, que reuniu diversas nações europeias como França, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Bélgica marcou o início de um processo de dominação política e econômica que destruiu a soberania dos povos africanos nas últimas décadas do século XIX.
b. o continente africano era formado exclusivamente por povos primitivos que viviam da caça e da pesca.
c. a debilidade cultural dos povos africanos permitiu que os europeus dominassem e partilhassem o continente sem resistência.
d. movidos pela curiosidade antropológica e pelos valores cristãos os belgas criaram em suas colônias uma forte integração social e cultural entre brancos e sul-africanos.
e. a ação colonizadora e imperialista europeia no continente africano promoveu o desenvolvimento econômico e social de diversos países da África, dentre eles se destacam a Somália e Uganda.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) O Congresso de Berlim, que reuniu diversas nações europeias como França, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Bélgica, realmente marcou o início de um processo de dominação política e econômica na África, que resultou na destruição da soberania dos povos africanos. Esta afirmação é correta. b) A afirmação de que o continente africano era formado exclusivamente por povos primitivos que viviam da caça e da pesca é uma generalização incorreta e desconsidera a diversidade cultural e social existente na África. c) A debilidade cultural dos povos africanos é uma visão eurocêntrica e não reflete a realidade. Os povos africanos tinham suas próprias culturas e sistemas sociais complexos. d) A afirmação de que os belgas promoveram uma forte integração social e cultural entre brancos e sul-africanos é enganosa, pois a colonização belga, especialmente no Congo, foi marcada por exploração e opressão, não por integração. e) A ideia de que a ação colonizadora europeia promoveu desenvolvimento econômico e social na África é uma visão distorcida, pois a colonização geralmente resultou em exploração e empobrecimento das populações locais. Diante da análise, a alternativa correta é a) o Congresso de Berlim, que reuniu diversas nações europeias como França, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Bélgica marcou o início de um processo de dominação política e econômica que destruiu a soberania dos povos africanos nas últimas décadas do século XIX.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Puc-Rio) Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX.


a) Ela derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas.
b) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.
c) Ela foi consequência direta da formação do Segundo Império alemão e da ampliação de suas rivalidades em relação ao governo da França.
d) Ela atendeu, primordialmente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico.
e) Ela viabilizou a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.

Mais conteúdos dessa disciplina