Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dos princípios basilares que regem a Administração Pública, assinale a alternativa correta. a. De acordo com o princípio da impessoalidade, a função administrativa não pode estar fundamentada na mera vontade da Administração Pública ou de seus agentes, mas sim deve se restringir à vontade da lei. b. O princípio da legalidade exige que a Administração Pública tenha como um de seus principais escopos conferir publicidade a todos os seus atos, revelando ao conhecimento geral o conteúdo e a precisa proporção de sua atuação. c. O princípio da publicidade diz respeito ao tratamento isonômico que a Administração Pública tem que dedicar aos administrados que se encontrem em igual condição jurídica. d. O princípio da eficiência exige do Estado uma atuação que alcance os melhores resultados, com o máximo proveito e com a menor utilização de recursos humanos e financeiros. e. O princípio da eficiência tem como objetivo garantir que o exercício da Administração Pública caminhe na mesma direção que a moral, forçando que a atividade administrativa seja baseada não apenas na lei, mas sobretudo pela ética, pela boa-fé, pela lealdade e pela probidade.
User badge image
DJ Charlāo aka Ferville

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) De acordo com o princípio da impessoalidade, a função administrativa não pode estar fundamentada na mera vontade da Administração Pública ou de seus agentes, mas sim deve se restringir à vontade da lei. - Esta afirmação é verdadeira, mas não aborda completamente o princípio da impessoalidade, que também implica que a Administração deve tratar todos de forma igual, sem favorecimentos. b) O princípio da legalidade exige que a Administração Pública tenha como um de seus principais escopos conferir publicidade a todos os seus atos, revelando ao conhecimento geral o conteúdo e a precisa proporção de sua atuação. - Esta afirmação confunde os princípios, pois a publicidade é um princípio distinto da legalidade. c) O princípio da publicidade diz respeito ao tratamento isonômico que a Administração Pública tem que dedicar aos administrados que se encontrem em igual condição jurídica. - Esta afirmação é incorreta, pois o princípio da publicidade refere-se à transparência dos atos administrativos, não ao tratamento isonômico. d) O princípio da eficiência exige do Estado uma atuação que alcance os melhores resultados, com o máximo proveito e com a menor utilização de recursos humanos e financeiros. - Esta afirmação está correta e reflete bem o princípio da eficiência na Administração Pública. e) O princípio da eficiência tem como objetivo garantir que o exercício da Administração Pública caminhe na mesma direção que a moral, forçando que a atividade administrativa seja baseada não apenas na lei, mas sobretudo pela ética, pela boa-fé, pela lealdade e pela probidade. - Embora a ética seja importante, essa definição não é a mais precisa para o princípio da eficiência. Após a análise, a alternativa correta é: d) O princípio da eficiência exige do Estado uma atuação que alcance os melhores resultados, com o máximo proveito e com a menor utilização de recursos humanos e financeiros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que contenha apenas exemplos de fontes formais não escritas. A) Doutrina e autonomia da vontade B) Princípios gerais do Direito e costume. C) Lei e jurisprudência. D) Fonte negocial e lei. E) Jurisprudência e princípios gerais do Direito.

Sobre a ampla variação do conceito de justiça, está incorreto dizer que os elementos do atual conceito de Justiça devem se pautar na:

a.
Alteridade.

b.
Parcialidade/pessoalidade.

c.
Atributividade.

d.
Exigibilidade.

e.
Igualdade.

Tendo em vista as concepções do Direito, assinale a correta.
a. O Direito não pode ser entendido como fato social, pois não representa as classes minoritárias.
b. O Direito pode ser entendido como norma, ciência, faculdade, justiça ou como fato social.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. O Direito não pode ser entendido como ciência, uma vez que não possui objeto de estudo.
e. O Direito pode ser entendido como ciência natural, mas de caráter normativo.

Mais conteúdos dessa disciplina