Logo Passei Direto
Buscar
(SEDUC-SP-2013) A charge acima se refere com humor à estrutura do silogismo aristotélico, com um tipo de argumento:

A) Dedutivo válido e correto.
B) Indutivo correto.
C) Dedutivo válido e incorreto.
D) Indutivo inválido.
E) Dedutivo inválido.
User badge image
Computacional360

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos entender as diferenças entre os tipos de argumentos: dedutivos e indutivos. 1. Argumento dedutivo: Parte de premissas gerais para chegar a uma conclusão específica. Se as premissas são verdadeiras e o argumento é válido, a conclusão também será verdadeira. 2. Argumento indutivo: Parte de observações específicas para chegar a uma conclusão geral. Mesmo que as premissas sejam verdadeiras, a conclusão pode não ser necessariamente verdadeira. Agora, analisando as alternativas: A) Dedutivo válido e correto - Isso significa que as premissas são verdadeiras e a conclusão também é verdadeira. B) Indutivo correto - Isso não se aplica, pois a questão fala sobre silogismo, que é dedutivo. C) Dedutivo válido e incorreto - Isso significa que as premissas são verdadeiras, mas a conclusão não é. D) Indutivo inválido - Isso não se aplica, pois a questão fala sobre silogismo, que é dedutivo. E) Dedutivo inválido - Isso significa que, mesmo que as premissas sejam verdadeiras, a conclusão não segue logicamente. Sem a charge para analisar, mas considerando que a questão se refere ao silogismo aristotélico, a resposta mais provável, se a charge apresenta um argumento que não segue a lógica dedutiva corretamente, seria a opção C) Dedutivo válido e incorreto ou E) Dedutivo inválido. Se a charge apresenta um erro lógico, a resposta correta seria E) Dedutivo inválido. Se a charge é uma crítica a um silogismo que parece válido, mas tem uma conclusão errada, a resposta correta seria C) Dedutivo válido e incorreto. Portanto, sem mais informações, a resposta mais segura seria E) Dedutivo inválido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

7: Considere o texto de Rubem Alves e analise as afirmativas.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser Pássaros engaialados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

1. O texto tem como tema o aprisionamento das aves em cativeiros.

II. O autor defende um ponto vista sobre o papel da escola: ela deve estimular o desenvolvimento do aluno, sem aprisioná-lo

. A argumentação do III texto baseia-se na comparação do ensino com elementos concretos, como gaiolas e asas.

É correto o que se afirma em:

A) I, II e III.

B) I e II, somente.

C) I e III, somente.

D) II e III, somente.

E) II, somente.