1. Como é feito o transporte de amônia dos tecidos extra-hepáticos para o fígado?
a) Por meio do aminoácido glutamato, que é formado na degradação de proteínas e pela reação de transferência do grupo amino para o α-cetoglutarato.
b) O transporte é feito por meio do íon NH4+, que é produzido por uma desaminação oxidativa, na matriz mitrocondrial.
c) O transporte pode ser feito por meio do aminoácido glutamina, que é produzido pela glutamina sintetase, tendo como precursor o glutamato.
d) Por meio do aminoácido glutamina, que tem como precursor piruvato ou lactato, essa forma ocorre predominantemente a partir do tecido adiposo.
e) Nenhuma das alternativas.
Ed
há 11 meses
Para responder à pergunta sobre como é feito o transporte de amônia dos tecidos extra-hepáticos para o fígado, vamos analisar as alternativas: a) Por meio do aminoácido glutamato, que é formado na degradação de proteínas e pela reação de transferência do grupo amino para o α-cetoglutarato. - O glutamato é importante no metabolismo de nitrogênio, mas não é a principal forma de transporte de amônia. b) O transporte é feito por meio do íon NH₄⁺, que é produzido por uma desaminação oxidativa, na matriz mitocondrial. - O íon NH₄⁺ não é a forma principal de transporte da amônia para o fígado. c) O transporte pode ser feito por meio do aminoácido glutamina, que é produzido pela glutamina sintetase, tendo como precursor o glutamato. - Esta alternativa está correta, pois a glutamina é a principal forma de transporte de amônia dos tecidos para o fígado. d) Por meio do aminoácido glutamina, que tem como precursor piruvato ou lactato, essa forma ocorre predominantemente a partir do tecido adiposo. - Embora a glutamina seja correta, a afirmação sobre piruvato ou lactato como precursores não é precisa. e) Nenhuma das alternativas. - Como a alternativa c é correta, esta opção não se aplica. Portanto, a alternativa correta é: c) O transporte pode ser feito por meio do aminoácido glutamina, que é produzido pela glutamina sintetase, tendo como precursor o glutamato.