Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
25. (UFRGS 1998) Uma única célula pode transformar-se em um indivíduo adulto com um número grande e variado de células. A esse processo dá-se o nome de

a) herança.
b) desenvolvimento.
c) evolução.
d) adaptação.
e) transcrição.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao processo descrito, que é a transformação de uma única célula em um indivíduo adulto com muitas células. a) Herança - Refere-se à transmissão de características genéticas de uma geração para outra, não ao processo de desenvolvimento de um organismo. b) Desenvolvimento - Este termo se refere ao processo pelo qual um organismo cresce e se desenvolve a partir de uma única célula (como um zigoto) até se tornar um organismo adulto, envolvendo divisão celular e diferenciação. c) Evolução - Refere-se às mudanças nas características de uma população ao longo do tempo, não ao desenvolvimento individual. d) Adaptação - Refere-se a mudanças que ocorrem em uma espécie ao longo do tempo para melhor se adequar ao ambiente, não ao processo de desenvolvimento de um organismo. e) Transcrição - Refere-se ao processo de copiar informações do DNA para o RNA, não ao desenvolvimento de um organismo. Diante disso, a alternativa correta que descreve o processo de transformação de uma única célula em um indivíduo adulto é: b) desenvolvimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao tipo de óvulo encontrado nos seres humanos, é correto afirmar que ele é

a) telolécito, como o da maioria dos mamíferos.
b) alécito, pois a nutrição do embrião se processará via placenta.
c) alécito, com grande quantidade de vitelo na região central, o que provoca uma segmentação holoblástica igual.
d) centrolécito, o que se justifica pelo consumo inicial do vitelo pelo embrião, até que a placenta esteja pronta para a função.
e) isolécito, com segmentação holoblástica desigual antes do processo de nidação.
a) a
b) b
c) c
d) d
e) e

Sobre esse caso fictício de clonagem humana e tomando-se como base conhecimentos científicos, analise as afirmativas a seguir: I. Lucas e Diogo são gêmeos monozigóticos, que se formaram de um mesmo óvulo, fecundado por dois espermatozoides que geraram dois indivíduos do mesmo sexo e idênticos geneticamente. II. O perfil do DNA mitocondrial de Léo é diferente do perfil do DNA de Lucas, do qual Léo foi clonado, visto que o genoma mitocondrial tem como origem a herança genética materna. Como na clonagem foi utilizado o óvulo de Deusa, as mitocôndrias do clone derivaram, ao menos, em parte, dessa célula. III. O cientista Albieri utilizou uma célula diploide de Lucas ou apenas o seu núcleo e fundiu com um óvulo de Deusa, do qual anteriormente removeu o núcleo haploide. Após o desenvolvimento embrionário in vitro, o embrião foi implantado em Deusa, e a gestação prosseguiu, resultando no nascimento de Léo. IV. As células sanguíneas de Léo foram, em parte, herdadas de Deusa através do cordão umbilical, que contém vaso que leva o sangue arterial da mãe para o feto, visto que o desenvolvimento embrionário de Léo ocorreu no corpo de Deusa. V. O mesmo padrão genético herdado pelos gêmeos Lucas e Diogo do seu pai biológico Leônidas deve ser encontrado no clone Léo, justificando a decisão da justiça em considerá-lo pai de Léo. Estão corretas a) I e II. b) I e III. c) II, IV e V. d) II, III e IV. e) II, III e V.

I. Lucas e Diogo são gêmeos monozigóticos, que se formaram de um mesmo óvulo, fecundado por dois espermatozoides que geraram dois indivíduos do mesmo sexo e idênticos geneticamente.
II. O perfil do DNA mitocondrial de Léo é diferente do perfil do DNA de Lucas, do qual Léo foi clonado, visto que o genoma mitocondrial tem como origem a herança genética materna. Como na clonagem foi utilizado o óvulo de Deusa, as mitocôndrias do clone derivaram, ao menos, em parte, dessa célula.
III. O cientista Albieri utilizou uma célula diploide de Lucas ou apenas o seu núcleo e fundiu com um óvulo de Deusa, do qual anteriormente removeu o núcleo haploide. Após o desenvolvimento embrionário in vitro, o embrião foi implantado em Deusa, e a gestação prosseguiu, resultando no nascimento de Léo.
IV. As células sanguíneas de Léo foram, em parte, herdadas de Deusa através do cordão umbilical, que contém vaso que leva o sangue arterial da mãe para o feto, visto que o desenvolvimento embrionário de Léo ocorreu no corpo de Deusa.
V. O mesmo padrão genético herdado pelos gêmeos Lucas e Diogo do seu pai biológico Leônidas deve ser encontrado no clone Léo, justificando a decisão da justiça em considerá-lo pai de Léo.
a) I e II.
b) I e III.
c) II, IV e V.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.

Assinale a alternativa correta a respeito dos ovos de diferentes espécies animais. a) Ovos de aves apresentam segmentação total, originando blastômeros de tamanhos iguais. b) Ovos de insetos têm vitelo distribuído de forma homogênea. c) Ovos de moluscos apresentam vitelo abundante distribuído de forma heterogênea. d) Ovos de anfíbios apresentam segmentação total, originando blastômeros de tamanhos diferentes. e) Ovos de mamíferos realizam mitoses na região do disco germinativo.

Ovos de anfíbios apresentam segmentação total, originando blastômeros de tamanhos diferentes.
a) Ovos de aves apresentam segmentação total, originando blastômeros de tamanhos iguais.
b) Ovos de insetos têm vitelo distribuído de forma homogênea.
c) Ovos de moluscos apresentam vitelo abundante distribuído de forma heterogênea.
d) Ovos de anfíbios apresentam segmentação total, originando blastômeros de tamanhos diferentes.
e) Ovos de mamíferos realizam mitoses na região do disco germinativo.

Um grupo animal apresenta ovos com segmentação holoblástica desigual, com divisões celulares mais rápidas no polo animal que no polo vegetal e com blastocele limitada à região do polo animal. Desse modo, é correto afirmar que esse grupo animal é representado por


a) camundongos e cães.
b) estrelas do mar e anfioxo.
c) tartarugas e serpentes.
d) rãs e salamandras.

Mais conteúdos dessa disciplina