Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
O texto retrata uma festividade regional brasileira, de origem africana, indicando que

A) o Maracatu é uma festa religiosa que se realiza todos os anos, na qual comunidades afrodescendentes procuram recordar seu passado de lutas nos quilombos.
B) as festas dos escravos revelam um enorme sincretismo cultural por meio de desfiles religiosos em homenagem aos santos católicos e aos deuses africanos.
C) em suas manifestações culturais, os escravos se apresentavam como poderosos senhores, como pode ser verificado em seus desfiles religiosos.
D) embora escravos, os reis africanos continuaram, na América Portuguesa, a receber respeito e homenagens de seus súditos.
E) a boneca calunga, símbolo de poder entre os povos angolanos, constitui uma representação de Nossa Senhora do Rosário nos Maracatus brasileiros.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a resposta correta sobre a festividade regional brasileira de origem africana: A) O Maracatu é uma festa religiosa que se realiza todos os anos, na qual comunidades afrodescendentes procuram recordar seu passado de lutas nos quilombos. - Esta alternativa está correta, pois o Maracatu é uma manifestação cultural que remete à história e à resistência das comunidades afrodescendentes. B) As festas dos escravos revelam um enorme sincretismo cultural por meio de desfiles religiosos em homenagem aos santos católicos e aos deuses africanos. - Embora o sincretismo cultural seja uma característica importante, essa afirmação é muito ampla e não se refere especificamente ao Maracatu. C) Em suas manifestações culturais, os escravos se apresentavam como poderosos senhores, como pode ser verificado em seus desfiles religiosos. - Essa afirmação não é precisa, pois os escravos não se apresentavam como senhores, mas sim como representantes de suas culturas e tradições. D) Embora escravos, os reis africanos continuaram, na América Portuguesa, a receber respeito e homenagens de seus súditos. - Essa afirmação é um tanto exagerada e não reflete a realidade da escravidão. E) A boneca calunga, símbolo de poder entre os povos angolanos, constitui uma representação de Nossa Senhora do Rosário nos Maracatus brasileiros. - Embora a boneca calunga tenha seu significado, essa afirmação não é a mais representativa do Maracatu. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a festividade regional brasileira de origem africana é: A) o Maracatu é uma festa religiosa que se realiza todos os anos, na qual comunidades afrodescendentes procuram recordar seu passado de lutas nos quilombos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram-se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados. No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa...
a) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.
b) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.
c) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.
d) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas.
e) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.

Mais conteúdos dessa disciplina