Ed
ano passado
A disposição estatutária que fixa classes para as ações ordinárias em companhias fechadas é válida, desde que respeite os princípios da legislação aplicável, como a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76). Os parâmetros mencionados, como voto plural, conversão em ações preferenciais e eleição em separado, são lícitos, desde que estejam claramente definidos no estatuto social e não violem os direitos dos acionistas. Portanto, a alternativa apresentada está correta.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Mais perguntas desse material
Um advogado é procurado por uma cliente que deseja informações sobre as regras de convocação, instalação, funcionamento e quórum de assembleias de cooperativas. Ao verificar os dispositivos do Código Civil do Capítulo referentes a esse tipo societário, não são encontradas normas sobre o tema. Assim sendo, o advogado deverá consultar:
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades anônimas.
As disposições do Código Civil referentes às sociedades simples e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades limitadas.
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às associações.
As disposições do Código Civil referentes às sociedades simples e, caso haja omissão, as disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71.
As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades simples.