Logo Passei Direto
Buscar
João não sabendo nem tendo como saber que Maria está grávida, aplica-lhe um chute na barriga, visando ofender a sua integridade corporal. Como consequência da agressão, Maria sofre um aborto e hematomas na região. A conduta de João é:

a) típica de lesão corporal gravíssima em concurso formal com o crime de aborto provocado sem o consentimento da gestante;
b) típica de lesão corporal simples ou leve;
c) típica de aborto provocado sem o consentimento da gestante;
d) típica de lesão corporal gravíssima;
e) típica de aborto provocado sem o consentimento da gestante com a pena aumentada de um terço em decorrência da incidência de lesão corporal de natureza grave;
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar a situação apresentada. João agrediu Maria com um chute na barriga, sem saber que ela estava grávida, e essa agressão resultou em um aborto e hematomas. 1. Lesão corporal: A agressão de João pode ser considerada uma lesão corporal. Como ele não sabia da gravidez, a lesão não foi intencionalmente direcionada ao feto, mas ainda assim causou um dano significativo. 2. Aborto: O aborto ocorreu como consequência da agressão. Como João não tinha conhecimento da gravidez, ele não pode ser responsabilizado pelo aborto de forma intencional, mas sua ação resultou nesse efeito. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Típica de lesão corporal gravíssima em concurso formal com o crime de aborto provocado sem o consentimento da gestante - Essa opção não se aplica, pois não há intenção de provocar o aborto. b) Típica de lesão corporal simples ou leve - Não se encaixa, pois a gravidade da lesão e o resultado (aborto) são mais sérios. c) Típica de aborto provocado sem o consentimento da gestante - Não se aplica, pois João não tinha conhecimento da gravidez. d) Típica de lesão corporal gravíssima - Essa opção é válida, pois a lesão resultou em um aborto e hematomas, o que indica uma gravidade maior. e) Típica de aborto provocado sem o consentimento da gestante com a pena aumentada de um terço em decorrência da incidência de lesão corporal de natureza grave - Não se aplica, pois João não tinha intenção de provocar o aborto. Diante da análise, a alternativa correta é: d) típica de lesão corporal gravíssima.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca dos crimes contra a vida, seguida de uma assertiva a ser julgada. I – Aldo é o único herdeiro de sua irmã Sofia, que sofre de depressão. Induzida por Aldo, Sofia tentou tirar a sua própria vida, cortando os pulsos. Levada para o hospital pela empregada da casa, recebeu tratamento imediato, tendo sofrido lesões corporais leves. Nessa situação, Aldo responderá pelo crime de participação em suicídio; II – Bernardo, trafegando com seu veículo em estrada de pouco movimento, verificou que, às margens da rodovia, encontrava-se caída, uma vítima de atropelamento. Tendo importante reunião de trabalho a se iniciar dentro de meia hora, não prestou assistência à vítima. Terminada a reunião, arrependeu-se, voltou ao local onde a vítima se encontrava e providenciou sua condução para um hospital. Nessa situação, a conduta posteriormente praticada não elide a responsabilidade penal de Bernardo, que poderá responder pelo crime de omissão de socorro; III – Ângela, sob a influência do estado puerperal, matou o próprio filho, logo após o parto, por estrangulamento. Cessada a influência do estado puerperal, Ângela desesperou-se e, arrependida do ato praticado, foi acometida por intenso sofrimento. Nessa situação, tendo em vista que as consequências da conduta atingiram-na profundamente, poderá o juiz aplicar o perdão judicial; IV – Alice, em sua casa, viu o filho da vizinha, de três anos, jogar-se na piscina e afogar-se, o que o levou a morte. Nessa situação, mesmo quedando-se inerte, nada tendo feito para evitar a produção do resultado, Alice não responderá por homicídio vez que não tinha o dever de evitar o resultado; Estão certos apenas os itens:

a) I e II;
b) I e III;
c) II e IV;
d) III e IV;

Mais conteúdos dessa disciplina