Logo Passei Direto
Buscar

A pressão de vapor de uma substância pura aumenta com a temperatura, segundo uma relação: Parabólica Exponencial Logarítmica Cubica Linear

User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A pressão de vapor de uma substância pura aumenta com a temperatura segundo uma relação exponencial. Isso significa que, à medida que a temperatura aumenta, a pressão de vapor cresce de forma não linear, geralmente descrita pela equação de Antoine ou outras relações termodinâmicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O termo Mol, usado no estudo dos gases, é utilizado, de uma forma bastante geral, para indicar uma quantidade definida de partículas.
Essa quantidade de partículas é conhecida como:
Número de Avogadro.
Número elementar.
Número perfeito.
Número de Clapeyron.
Número quântico.

O modelo da teoria cinética para um gás ideal se baseia no seguinte: O volume das moléculas é desprezível frente ao volume do recipiente. As colisões são elásticas e de duração desprezível. O gás é constituído por um número de moléculas em movimento desordenado descrito pelas leis de Newton. As moléculas convergem sempre em uma mesma direção. As forças intermoleculares são desprezíveis, exceto nas colisões mútuas e com as paredes do recipiente.

Um balão de vidro de 60,0 L contém uma mistura gasosa exercendo a pressão de 0,82 atm a 300 K.
O número total de mols dos gases contidos no recipiente é igual a:
1,0
2,0
1,5
0,50
0,25

Considere as seguintes propriedades de uma mistura bifásica liquido-vapor de uma substância pura simples: I- temperatura, II- volume específico, III- pressão e IV- título.
Nessa lista, as duas propriedades que são dependentes entre si para essa mistura são:
I e III.
I e II.
II e IV.
II e III.
III e IV.

A lei de Dalton é de grande importância em processos físicos envolvendo misturas gasosas, em particular no que se refere ao ar úmido.
A respeito dessa lei, assinale a opção correta.
A pressão total P de uma mistura de volume V, composta de ar seco e vapor de água, é igual à soma das pressões que cada gás exerceria se ocupasse isoladamente o mesmo volume V à temperatura T da mistura.
A pressão total P de uma mistura gasosa de volume total V, composta de ar seco e vapor de água, é igual à soma das pressões parciais de cada gás constituinte da mistura, ocupando cada gás, à mesma temperatura T da mistura, um volume Termodinâmica.
A lei de Dalton estabelece que a pressão da mistura ar seco e vapor de água é igual a duas vezes a soma das pressões parciais que cada gás possuiria se ocupasse separadamente o mesmo volume V a uma mesma temperatura.
A pressão total P de uma mistura de volume V, composta de ar seco e vapor de água, é igual à diferença das pressões parciais absolutas de cada gás adicionadas à pressão atmosférica local à mesma temperatura T da mistura.
A lei de Dalton estabelece que a transferência de massa entre uma superfície úmida e o ar depende da pressão parcial do vapor de água presente no ar atmosférico.

Segundo a norma reguladora ABNT 16401, parte 2, que trata de conforto térmico, o intervalo de temperatura operativa adequado deve ser de 22,5 ºC a 26,0 ºC.
Nessa especificação, a temperatura operativa.
É obtida pela diferença de medidas registradas por meio de um termômetro a gás em duas situações termodinamicamente diferentes.
Pode ser registrada por meio de um termopar e é afetada, fundamentalmente, pela umidade relativa do ar ambiente.
Faz alusão à situação em que, em um ambiente hipotético, a perda de calor total através da pele de um indivíduo é igual à perda que se verifica caso esse mesmo indivíduo esteja em um ambiente não uniforme real.
É aquela que pode ser medida por um termômetro rastreado pelo INMETRO.
Se refere à situação em que um indivíduo trocaria, em um ambiente imaginário uniforme, a mesma quantidade de calor que em um ambiente não uniforme real.

A aplicação da Lei do Gás Ideal permite deduzir expressões para o cálculo de grandezas referentes a misturas gasosas, a exemplo da constituída por 24 g de hidrogênio, H2(g), e 64 g de metano, CH4(g), que exerce pressão de 4 atm em um recipiente de 100 L.
Essas informações possibilitam a cálculo de determinadas grandezas utilizadas no estudo dos sistemas gasosos ideais e permitem corretamente afirmar:
A densidade do metano, a 27 °C e à pressão de 1 atm, é, aproximadamente, 0,650 g.L-1.
O volume parcial do hidrogênio na mistura gasosa é igual a 25 L.
A pressão parcial do hidrogênio é três vezes menor que a de metano na mistura.
A fração em mol de metano é igual a 4.
A porcentagem em volume de metano na mistura é igual a 75%.

Mais conteúdos dessa disciplina