Logo Passei Direto
Buscar
Qual abordagem teórico-metodológica ganhou força no Brasil por meio das pesquisas e estudos sobre a psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro?


a.
Paradigma Behaviorista

b.
Paradigma vygotskiano

c.
Paradigma tradicional

d.
Paradigma piagetiano

e.
Paradigma cognitivo
User badge image
Ana Luiza

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro, está relacionada ao desenvolvimento da escrita e à forma como as crianças constroem seu conhecimento sobre a língua escrita. Essa abordagem é fortemente influenciada pelas teorias de Jean Piaget, que enfatizam o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento. Analisando as alternativas: a) Paradigma Behaviorista - Foca em comportamentos observáveis e não se relaciona diretamente com a psicogênese da língua escrita. b) Paradigma vygotskiano - Embora tenha relevância, a psicogênese é mais diretamente ligada a Piaget. c) Paradigma tradicional - Refere-se a métodos mais convencionais de ensino, não à psicogênese. d) Paradigma piagetiano - Este é o que melhor se relaciona com a psicogênese da língua escrita, pois se baseia na construção do conhecimento. e) Paradigma cognitivo - Embora tenha relação, o foco específico da psicogênese é mais alinhado com Piaget. Portanto, a alternativa correta é: d) Paradigma piagetiano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A aquisição da linguagem depende de um efetivo funcionamento das estruturas cerebrais, ou seja, em outras palavras, apesar de existirem diversos debates sobre o fato da linguagem ser inata ou aprendida, atualmente, grande parte dos estudiosos afirma há existência de uma interação entre o que a criança traz em aspectos biológicos e a qualidade de estímulos do meio.
Para a obtenção e o desenvolvimento da linguagem existem dois aspectos essenciais: a linguagem e cognição e a linguagem e comunicação. Sobre a linguagem e cognição, analise as afirmativas abaixo:
I – Depois que desenvolvemos a linguagem, começamos a pensar intensamente por meio dela e, em consequência disso, conseguimos memorizar mais satisfatoriamente no momento em que relacionamos as ideias.
II - Por termos uma intenção comunicativa, há diversas formas de comunicação, isto é, por meio do olhar, de gestos, dentre outros.
III - É importante destacar que a criança, a partir dos dois de ano de idade, desenvolve a linguagem se apoiando à cognição.
IV - É importante destacar que, quando utilizamos diversos meios de comunicação, a tendência é “abandonarmos” os recursos sofisticados, para que possamos aprimorar nossas possibilidades de comunicação.
V – O desenvolvimento da linguagem apoiado à cognição pode ser visto por meio das brincadeiras.
a. I, II e IV.
b. I, III e IV.
c. III, IV e V.
d. II, III e V.
e. I, III e V.

Em que fase do desenvolvimento da criança o pronome da terceira pessoa começa a ser utilizado; os possessivos são compreendidos, mas não utilizados (as crianças dizem “‘E da mamãe”em vez de “‘e dela”)?
a. De 4 a 7 anos.
b. De 7 a 12 anos.
c. De 2 a 4 anos.
d. De 0 a 2 anos.
e. Da adolescência a fase adulta.

Com base nos conceitos presentes na estrutura do desenvolvimento da linguagem analise as afirmativas em relação a definição de fala.
I - Também é conhecida como linguagem oral, no qual este conceito envolve conversar, contar e recontar experiências vividas, ouvir e contar histórias e contos, imitar adultos ou outras crianças falando.
II - A fala é o Ato ou faculdade de falar; Alocução, discurso; Voz, palavra, frase; Expressão, comunicação, significado; Modo de falar, tom, estilo; Idioma, dialeto, jargão.
III - Consiste em “qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.”.
IV - A fala é individual, sendo a forma como um indivíduo se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal.
V - É bastante comum que ela seja afetada por costumes locais, vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta e as pessoas ao seu redor, ao tipo de linguagem que estas usam para se comunicar.
a. I, II, III e V.
b. I, II, IV e V.
c. I, III, IV e V.
d. I, II, III e IV.
e. II, III, IV e V.

Historicamente, a leitura foi objeto privilegiado da alfabetização, o que se revela na referência frequente, até os anos 1980, a “métodos de leitura” e a “livros de leitura”, independentemente do pressuposto pedagógico adotado: métodos sintéticos e analíticos, predominantes nesse período.
Sobre os métodos sintéticos analise as afirmativas abaixo:
I - Procedem-se a partir da soletração, esse método proporciona que “primeiro a criança internaliza as unidades menores (fonemas), para depois gradativamente chegar às unidades maiores.
II – A criança realiza o processo de decodificação, para, em um amadurecimento futuro, compreender a leitura e a escrita.
III - As linhas de raciocínio deste método se opõem às dos métodos sintéticos, esse método objetiva alfabetizar os alunos, a partir de parte maiores para partes menores, isto é, a partir de orações ou histórias.
IV – No primeiro processo deste método o aluno aprende, sequencialmente, o alfabeto, em letras maiúsculas e minúsculas, e “junta” as letras, construindo sílabas e palavras, ou seja, esse processo tem o intuito de associar letras e sons.
V - No segundo processo, a criança aprende, primeiramente, os sons das letras (vogais e, depois, consoantes); depois, a formação da sílaba (consoante + vogal); e, por último, a construção de palavras.
a. I, II, III e V
b. II, III, IV e V.
c. I, II, IV e V
d. I, III, IV e V.
e. I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina