Logo Passei Direto
Buscar
A taxa nominal de 120% ao ano, com capitalização trimestral é equivalente a:

a) 10% ao mês
b) 30% ao trimestre
c) 58% ao semestre
d) 185,61% ao ano
e) 244% ao ano
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender como a taxa nominal se converte em uma taxa efetiva, considerando a capitalização trimestral. A taxa nominal de 120% ao ano, com capitalização trimestral, significa que a taxa de juros é dividida em quatro períodos (trimestres) ao longo do ano. Portanto, a taxa trimestral é: \[ \text{Taxa trimestral} = \frac{120\%}{4} = 30\% \] Agora, vamos analisar as alternativas: a) 10% ao mês - Não é equivalente, pois a taxa mensal seria menor. b) 30% ao trimestre - Esta é a taxa que encontramos, então está correta. c) 58% ao semestre - Não é equivalente, pois seria maior que a soma dos trimestres. d) 185,61% ao ano - Não é a taxa efetiva, pois não considera a capitalização. e) 244% ao ano - Também não é a taxa efetiva. Portanto, a alternativa correta é: b) 30% ao trimestre.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

01- Escolha o conjunto de itens que preenche corretamente as lacunas do texto. O Brasil se aproxima de um daqueles momentos em que um povo pode mudar seu destino. Os dois maiores obstáculos que enfrentamos, ao chegar ________ momento, são espirituais, não econômicos ou políticos. O primeiro obstáculo é a difusão no Brasil da idéia, importada dos Estados Unidos e Europa _______________ de que acabou a política das grandes alternativas. O segundo obstáculo é o enfraquecimento do sentimento nacional. Ambas essas orientações __________ numa intelectualidade vidrada nas modas dos países centrais. Dela se __________. Em vez de sepultar a política das grandes alternativas, precisamos reconstruí-la na forma e no conteúdo. Ela deve __________ inovações institucionais que _____________ uma trajetória de mudanças, não rupturas ________. Em vez de sacrificar o sentimento nacional a um cosmopolitismo ____________ e servil, temos de reafirmar e de reinterpretar o compromisso com a nação _________ da interdependência entre os povos.

a) nesse - contemporânea - proliferam - concentram - versar - delineiem - sistemáticas - falso - a despeito
b) neste - contemporânea - florescem - concentram - versar sobre - delineiem - sistêmicas - provinciano - a luz
c) nesse - hodiernos - crescem - extrapolam - incluir - revelem - profundas - falsificado - a propósito.
d) a este - modernos - vicejam - catalisam - abordar - delineam - drásticas - mimético - à vista
e) a esse - contemporâneos - proliferam - irradiam - versar - delineiem - sistêmicas - fraudulento - à luz

Leia o texto e marque o período que não se quali- fica como uma seqüência coerente deste. Nos finais do século XIX até os anos iniciais do século XX, floresceu no Brasil, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, uma imprensa periódica editada sob a forma de jornais e revistas femininas e educacionais. As primeiras veiculavam uma imagé- tica acerca do papel da mulher na sociedade e sua responsabilidade em educar crianças, adotando um discurso normatizador que alocava a homens e mulheres papéis sociais diferenciados e impregna- dos de significâncias sobre as atribuições masculi- nas e femininas. As segundas referiam-se exclusi- vamente ao campo educacional, nelas imperando um discurso reivindicatório quanto a melhores ven- cimentos dos professores públicos, não havendo referência explícita ao trabalho feminino no magisté- rio apesar de, nesse período, as mulheres já serem maioria no ensino primário.

a) A República, portanto, apresentaria uma ima- gem de mulher inspirada na filosofia comtiana, a mulher-mãe, com qualidades morais altruísti- cas.
b) Essa idéia de mulher que encontrava eco na mentalidade masculina já havia-se veiculado desde a segunda metade do século XIX.
c) O argumento nacional da domesticidade das mulheres rejeitava as teses do movimento fe- minista, que já se disseminava amplamente em outros países.
d) A educação em São Paulo, em finais do século XIX, teve na revista Escola Pública sua princi- pal veiculadora.
e) Essas políticas são importantes no sentido de que constituem um dos instrumentos para tornar o aparato estatal uma das instâncias de repre- sentação de interesses universais da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina