Logo Passei Direto
Buscar
O Estado Novo, instaurado por Getúlio Vargas em 1937, caracterizou-se por:

a) A criação de uma constituição democrática
b) A instauração de um regime parlamentarista
c) O aumento da participação popular nas eleições
d) A centralização do poder nas mãos de Vargas e o fechamento do Congresso
e) A implantação do socialismo no Brasil
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O Estado Novo, instaurado por Getúlio Vargas em 1937, foi um período caracterizado pela centralização do poder e pela repressão política. Durante esse regime, Vargas fechou o Congresso Nacional e suspendeu a Constituição de 1934, estabelecendo um governo autoritário. Analisando as alternativas: a) A criação de uma constituição democrática - Incorreto, pois a constituição de 1937 foi autoritária. b) A instauração de um regime parlamentarista - Incorreto, o Estado Novo foi um regime presidencialista e autoritário. c) O aumento da participação popular nas eleições - Incorreto, houve uma diminuição da participação popular. d) A centralização do poder nas mãos de Vargas e o fechamento do Congresso - Correto, essa é uma característica fundamental do Estado Novo. e) A implantação do socialismo no Brasil - Incorreto, o Estado Novo não foi um regime socialista. Portanto, a alternativa correta é: d) A centralização do poder nas mãos de Vargas e o fechamento do Congresso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material