Ed
há 2 anos
O "Golpe do Estado Novo", ocorrido em 1937, foi um momento crucial na história do Brasil, onde Getúlio Vargas consolidou seu poder e instaurou um regime autoritário. Analisando as alternativas: a) A instalação de um regime parlamentarista - Incorreto, pois o regime se tornou mais centralizado e autoritário, não parlamentarista. b) A renúncia de Getúlio Vargas - Incorreto, Vargas permaneceu no poder após o golpe. c) A promulgação de uma nova constituição democrática - Incorreto, a nova constituição de 1937 foi autoritária e não democrática. d) A centralização do poder nas mãos de Getúlio Vargas e a suspensão das liberdades civis - Correto, foi exatamente isso que ocorreu com o golpe. e) A volta do sistema eleitoral direto no Brasil - Incorreto, o sistema eleitoral foi suspenso. Portanto, a alternativa correta é: d) A centralização do poder nas mãos de Getúlio Vargas e a suspensão das liberdades civis.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material